Pessoal, finalmente respondo - estive no exterior a trabalho e não pude responder antes nem continuar o relato da minha trip.
Xexelo/Marcelo,
Esse roteiro teu é um bom início, mas talvez valha ainda primorar um pouquinho - sei que vc está fazendo isso ;-)
30 dias é uma boa pedida: dá pra fazer sem correr, o que é importante.
Nós descemos por Las Breñas - Charata - Quimilí - Taboada - Santiago del Estero - Lavalle, e aí ao invés de subir pela autovia até Tafí del Valle, fomos até Portezuelo / Catamarca e aí subimos por lugares mais rústicos, conforme descrevi no
relato NOA Argentina e Sudoeste Bolívia. Nesse caminho pegamos a Cuesta la Chilcha - foi incrível.
Que interessante colega, já tinha pesquisado esta rota só que saindo de Concepción Passando por Alpachiri, Yanka Suma e Peñas Altas por ter tbm uma estrada de serra daquelas que a gente gosta de passear. Um lugar chamado Las Lengas no parque El Cochuna. Mudei um pouco o roteiro inicial, resolvi seguir de Santiago del Estero a Cafayete e depois descer até Concepcion para pegar esta rota até Belén e depois Las Juntas.
O caminho próximo do Aconcágua (Aconquija) é maravilhoso. Então, se vc estiver disposto, vá de Santiago del Estero a Tafí del Valle, depois Cafayate, e aí ao invés de subir, retorne sul um pouco, pra pegar o interior do Aconcágua - mas isso te tomará um tempo a mais.
A estrada até Antofagasta de la Sierra é impressionante. Cenário de Marte.
Ao invés de continuarmos até S.A. de los Cobres, voltamos tudo numa tacada só até Cafayate. Motivo: queríamos subir de Cafayate até Cachi. O percurso está em todos os guias especializados da região. Tem como subir pela direita, pela Quebrada de las Conchas, ou pela esquerda, pela Quebrada de las Flechas. Optamos pela direita, por asfalto, pq já tínhamos pego bastante terra sinuosa e remota - e ainda teríamos mais terra difícil pelas montanhas, de Cachi até S.A. de los Cobres.
A Quebrada de las Conchas é lindíssima.
Vc disse que iria de S.A. de los Cobres a Cachi e aí Salta - num único dia. É impossível. A não ser que vc corra muito e mesmo assim pegue estrada à noite. O que certamente vc não gostaria de fazer, porque justamente esses trechos são uns dos mais lindos da região.
Aqui (SADLC a Cachi) já estou separando em dois dias conforme sua dica.
Não entendi bem. Vcs foram a Antofagasta DLS a partir de Las Juntas e depois voltaram pelo mesmo caminho?
S.A. de los Cobres a Cachi é por estrada de terra, com desfiladeiros. A polícia tinha fechado a estrada e não estava passando nenhum veículo. Fomos mesmo com ela fechada. Levamos aproximadamente 7h no trajeto. De fato havia umas 2-3 passagens arriscadas. Cruzamos 1 único carro no percurso inteiro. É estonteante. Linda! Nevou no Abra Acay.
Cachi é tipo colonial. Ficamos lá 2 noites. Bem charmosa. Um dia basta, mas vale.
De Cachi a Salta é lindo. Tem a Recta Tin Tin (apenas Ok), o Parque Los Cardones (bem interessante a paisagem com cactos gigantes) e a famosa Cuesta del Obispo. Tudo isso vc irá querer fazer com vagar, parar diversas vezes, observar a vista, parar etcs
Parar e tirar muiiiiitar fotos.
Salta foi uma frustração. Perto das vilas e da área rural, achamos pessoas bem rudes e mais uma cidade como tantas no mundo. Preferimos os vilarejos, pessoas indígenas e simples, comidas caseiras, lindas montanhas nevadas, caminhos floridos, com rios etc. Então ficamos apenas metade de um dia em Salta e zarpamos sentido norte, para pegar a Ruta 9, mas não pela via expressa e sim por uma estradinha de 4m de largura - duas mãos!! Linda!!!
Não sou muito de cidade mesmo, talvez apenas durma por la´. Ouvi falar desta estrada estreita, está nos planos.
Iruya foi outra frustração. O caminho é longo (e até bonito), mas a vila em si é minúscula e não nos entusiasmamos tanto quanto como com Tilcara.
Não sei porque tenho muita vontade de conhecer esta cidade desde que a vi pela intenert. Acho ela muito pitoresca.
A região de Tilcara, Maimará, Purmamarca é linda! Montanhas multicoloridas. Purmamarca está muito turística, com europeus e preços altos. Tilcara é pitoresca, gostosa. Maimará ainda está desenvolvendo, mas ficamos numa pousada de um casal do Paraná, bem gostosa.
Daí fomos pra Salinas Grandes, já em direção ao Chile-Bolívia. Dormimos num alojamento em Susques. Caminho incrível até lá.
Ta batendo certinho com meus planos colega.
Tivemos de descer 2.000m em 1h até SPA, o que foi péssimo pra cabeça. No dia seguinte subimos de volta, o que foi pior ainda. A Pajero subiu tranquila. O Subaru do pessoal de Londrina que conhecemos no caminho praticamente parava. Incrível. A gasolina deles borbulhava e o carro não subia.
O Subaru é 2.0???
No Paso Cajones (ou Cajón), foi super tranquilo. Fizemos sim a aduana lá. Pegamos o documento de circulação do veículo - não precisa ir até o outro ponto. Isso que foi relatado acima foi azar e corrupção. Então é bom ficar ligado pq pode acontecer. Conosco foi tranquilo. Sem suborno, nem nada. Foram super simpáticos e honestos. Escrotos foram os Chilenos em SPA, que nos fizeram aguardar horas na aduana, até todos os turistas com 4x4 contratados passarem na nossa frente, pra só então podermos seguir.
Além dos preços ridículos de SPA, da comida que não é local e da língua que não é o castellano. SPA é pra gringo (molecada de 25-35 dos EUA e da Europa).
Já li vários alestas sobre os preços abusivos de San Pedro de Atacama.
Reserva Eduardo Avaroa foi impressionante, com destaque pras termas, lagoas, trânsito pelo deserto.
Vou incluir.
Espero poder ter contribuído!
abs