Powered by vBulletin

Expedição NOA (Noroeste Argentino) e Atacama de SW4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/08/2015, 18:42
    Marcelo J Manente
    Citação:

Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    Fala xexelo
    Vc deveria fica mais um dia em Cafayate, conhecer as ruinas de Quilmes na Ruta 40 ali perto.
    Antes de ir Iruya vc poderia ficar em Purmamarca por 1 dia.
    Depois de Iruya siga mais ao Norte para entrar na Bolívia por Villazon. De lá até Uyuni, onde vc pode ficar 2 ou 3 dias fazendo passeios no Salar de Uyuni.
    Depois ao oeste até Alota (bolivia) pela 701 e descendo pelo deserto até as Lagunas, na ordem (Canapa, Hedionda, Honda, Colorada, Verde). Reserve 2 dias para esse trecho. Vc pode ficar hospedado na Laguna Colorada ou no Hotel Tayka Del Desierto.
    A Laguna Verde está proxima da fronteira com o Chile, de lá pro Atacama é um pulo. fique 4 ou 5 dias por lá. De lá para o litoral do Pacifico. Depois disso vc pode descer mais ao sul e atravessar a fronteira passando por Copiapó (Chile) pelo Paso San Francisco. Dizem que esse caminho é lindo. Depois até Vila union (mais ao sul) conhecer Laguna Brava e os parques Ischigualasto e Talampaya (os 2 parques são patrimonios da humanidade da unesco).
    Enfim tem muita coisa por lá...

Ola Vicente,

Primeiramente obrigado pelas dicas.

Mas será que dá pra fazer tudo isto que vc escreveu em 30 dias?????

Quanto a entrar na Bolívia por Villazon: estou pensando em ficar o mínimo possível na Bolívia em vista dos relatos de problemas que tenho visto por ai dos viajantes. Pensei em 3 dias só de Uyuni e arredores, no máximo 4.
    Pensei em ir de Salta a Iruya e no mesmo dia voltar a Humauaca ou Purmamarca.
    Vou analisar o que vc disse para ver se é possível. Não sei, acho meio apertado fazer tudo isso.

Obrigado de novo.
  • 11/08/2015, 02:59
    Júlio César Band
    Boa noite Marcelo,
    vc tem que ficar atento a data mesmo. Não sei como é em dezembro e janeiro, mas agora em julho, não consegui hotel na primeira noite em Salta, tive que ir pra Coronel Moldes. E em San Pedro do Atacama, que cheguei em um sábado,tive que pagar R$ 900,00 em um quarto beeem simples com 2 beliches, pois era o único disponivel.

O salar de Uyuni vale muito a pena, não deixe de ir, a não ser que já conheça.

Outra questão importante, é a aduana Boliviana entre o Chile e a Bolivia. Como eu desci de Uyuni para SPA, ao chegar no passo Cajon, perto da laguna verde fui informado que ali não faz a aduana (saída do carro da Bolívia), apenas imigração de pessoas.
    Eu teria que voltar até o outro paso que fica próximo aos geisers sol de la manãna. Ou seja, teria que voltar uns 80km até a aduana e depois andar estes 80km novamente, em umas estradas bem ruins, o que acho que me consumiria pelo menos a metade de um dia.
    A minha sorte que valeu a fama dos Bolivianos, que me "quebraram o galho" em ficar com a papelada do carro para posteriormente enviar para a outra aduana, mediante uma "propina".
    Aliás eles estavam cobrando discaradamente 25 pesos ou bolivianos, não lembro bem, por pessoa na imigração.
    Depois fiquei sabendo de várias pessoas que tiveram que voltar os 80 km para fazer a aduana.

Se tiver mais dúvidas vai postando aí.

Abraço,
  • 11/08/2015, 09:09
    Guilherme Cordeiro
    Citação:

Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Ola pessoal,

Finalmente depois de comprar a nova viatura dou a largada para o planejamento da minha nova expedição:
    NOA e Atacama de Hilux SW4.

Meu planejamento inicial e básico é:
    Curitiba a Posadas (com saída do Brasil por Barracão - Bernardo de Irigoyen)
    Passeio no Paraguai (Encarnacion)
    Posadas a Salta
    Passeios na região
    Iruya
    Vinicolas de Cafayete
    Ida a San Pedro de Atacama
    Talvez uma esticada a Arica
    Volta pra Argentina
    Talvez uma esticada pra conhecer a Corona del Inca

E por ai vai. Um planejamento apenas básico sem o detalhamento que costumo fazer. Até o final do ano vou refinando e incluindo detalhes e atrações.
    Penso em fazer uma parte do roteiro do Jeison do site Viajantes 4x4

Vamos ver. Vou amadurecer as ideias. Sugestões serão bem vindas.

Previsão de saída seria para dia 20 ou 21 de dezembro. Gostaria de ficar 30 dias, porém vai depender de quanto eu tiver em caixa até lá. E se vou ter companhia. Por enquanto estou sozinho novamente.

Um abraço galera.

Bom dia!!

Meu caro, tbm tenho sonho de fazer a viagem, li sua msg, sou de Ubá MG, devo me aposentar por esses dias da sua saída, gostaria de manter contato, sendo possível minha cia. Já fiz viagem em cia de Jyoti, Danilo Atui, Alfonse de Goiânia, são pessoas que frequentam o forum e podem dar minhas referencias. Manteremos contato, vou ler as ooutras postagens do tópico. ABraços

Guilherme
  • 11/08/2015, 09:33
    Guilherme Cordeiro
    Esclarecendo, irei no meu carro, provavelmente um casal de amigos, mas seria a sua cia na viagem. Abraços
  • 11/08/2015, 09:36
    Guilherme Cordeiro
    Alguém saberia informar quanto estao cobrando pela carta verde? Isso varia de carro pra carro? Meu é hilux 4x4, CD.
  • 11/08/2015, 19:59
    Marcelo J Manente
    Citação:

Postado originalmente por Júlio César Band Ver Post
    Boa noite Marcelo,
    vc tem que ficar atento a data mesmo. Não sei como é em dezembro e janeiro, mas agora em julho, não consegui hotel na primeira noite em Salta, tive que ir pra Coronel Moldes. E em San Pedro do Atacama, que cheguei em um sábado,tive que pagar R$ 900,00 em um quarto beeem simples com 2 beliches, pois era o único disponivel.
    O salar de Uyuni vale muito a pena, não deixe de ir, a não ser que já conheça.
    Outra questão importante, é a aduana Boliviana entre o Chile e a Bolivia. Como eu desci de Uyuni para SPA, ao chegar no passo Cajon, perto da laguna verde fui informado que ali não faz a aduana (saída do carro da Bolívia), apenas imigração de pessoas.
    Eu teria que voltar até o outro paso que fica próximo aos geisers sol de la manãna. Ou seja, teria que voltar uns 80km até a aduana e depois andar estes 80km novamente, em umas estradas bem ruins, o que acho que me consumiria pelo menos a metade de um dia.
    A minha sorte que valeu a fama dos Bolivianos, que me "quebraram o galho" em ficar com a papelada do carro para posteriormente enviar para a outra aduana, mediante uma "propina".
    Aliás eles estavam cobrando discaradamente 25 pesos ou bolivianos, não lembro bem, por pessoa na imigração.
    Depois fiquei sabendo de várias pessoas que tiveram que voltar os 80 km para fazer a aduana.
    Se tiver mais dúvidas vai postando aí.
    Abraço,

fala Julio,

Como minha ideia é mesmo fazer um turismo estilo mochileiro com carro estou preparando-me para até dormir na viatura se for o caso, mas tenho barraca tbm.
    Não vou deixar de ir ao Salar de Uyuni, com certeza. Seria como ir a Ushuaia e não passar na volta em Torres del Paine. Afinal se está tão perto como perder de ir e deixar pra outra viagem?

Pelo meu planejamento devo ficar até mais ou menso o dia 5/01 só na Argentina. Dizem que depois desses dias as coisas ficam mais tranquilas no Chile.

Vou analisando cada dica e depois eu pesquiso. Valeu colega.

Abraços.
  • 11/08/2015, 20:11
    Marcelo J Manente
    Citação:

Postado originalmente por Guilherme Cordeiro Ver Post
    Bom dia!!

Meu caro, tbm tenho sonho de fazer a viagem, li sua msg, sou de Ubá MG, devo me aposentar por esses dias da sua saída, gostaria de manter contato, sendo possível minha cia. Já fiz viagem em cia de Jyoti, Danilo Atui, Alfonse de Goiânia, são pessoas que frequentam o forum e podem dar minhas referencias. Manteremos contato, vou ler as outras postagens do tópico. ABraços

Guilherme
    Esclarecendo, irei no meu carro, provavelmente um casal de amigos, mas seria a sua cia na viagem. Abraços
    Alguém saberia informar quanto estao cobrando pela carta verde? Isso varia de carro pra carro? Meu é hilux 4x4, CD.

Seria muito bom ter companhia na viagem Guilherme, afinal qualquer encrenca um ajuda o outro.

Vc postou um roteiro antigo que eu fiz.
    Analisei melhor e estou pensando neste outro aqui:

De início dois dias de viagem até Santiago del Estero (mais ou menos 1000 Km cada trecho). 26 e 27/12
    Depois a Tafi del vale e Cafayete. 28/12
    Um dia de descanso e visita as bodegas de Cafayete. 29/12
    Depois desceria até Hualfin e Las Juntas e pegaria a estrada do deserto em direção a Antofagasta de la Sierra. 30/12
    De Antofagasta seguiria a San Antonio de Los Cobres. 31/12
    de SADLC a Cachi e depois a Salta. 01/01/16
    Um dia de descanso em Salta. 02/01
    Salta a Iruya. 03/01

Quanto ao Carta Verde eu não tenho ideia de quanto esta no momento. Na primeira vez que fui tinha feito seguro da Ranger e o Carta Verde veio junto por um ano!!!! Na segunda vez eu esqueci de fazer e quando estava na Argentina parei numa cidadezinha qualquer para faze-lo, Foi mais ou menos a preço convertido uns R$ 200,00.

Não sei se vc sabe mas agora o Chile exige um seguro só deles que é cotado em dolares. São U$ 10 para cada 5 dias. Veja aqui:
    https://www.magallanes.cl/venta/Index.aspx

Aqui neste outro site tem informações sobre documentos necessários na América do Sul.
    http://rogerioboschinirotas.blogspot.com.br/2015/07/soapex-chile.html.

Ficamos em contato. Se quiser me procure no face: Marcelo José Manente

Abraço.
  • 11/08/2015, 21:00
    Júlio César Band
    Acampando dá pra economizar e muito, ainda mais com o dólar caro como está, mas como estava com meu filho de quase 2 anos, e meu pai de 73, em pleno inverno estava fora de cogitação. Apesar de ter lavado uma barraca para emergências.

Fiz o Carta verde agora em julho, e custou R$243,00, pela Liberty (seguro do carro).
    Não sei se varia de acordo com o carro, o meu é uma pajero full.

Este seguro do Chile deixei para fazer lá e confesso que só lembrei dele agora...rsrsrs Ninguém me pediu.
    Assim como o da Bolivia, que tambem não me pediram, mas fiz por R$276,00, também na liberty, como extensão de perimetro do meu seguro.

Abraço
  • 12/08/2015, 07:37
    Guilherme Cordeiro
    Bom dia!!

Xexelo, obrigado pelas dicas.
    Julio Band, tbm obrigado.
    Iremos conversando por aqui.

Abraços
  • 14/08/2015, 06:43
    Marcelo J Manente
    De nada Guilherme,

Precisando de dicas estamos ai. Não sou tão experiente quanto alguns, mas já sei um pouquinho.

Abraço.
  • 15/08/2015, 21:31
    Piotrek
    Pessoal, finalmente respondo - estive no exterior a trabalho e não pude responder antes nem continuar o relato da minha trip.

Xexelo/Marcelo escreveu:

"Terei mais de 30 dias, mas planejo apenas 30 dias para deixar uma folga para o caso de alguma ocorrência.

Então, devo sair dia 26 de dezembro e quero ficar na região do NOA até dia 5/01/16 mais ou menos porque me falaram que o ano novo é bem

concorrido no Atacama.

Pensei em fazer da seguinte maneira:

De início dois dias de viagem até Santiago del Estero (mais ou menos 1000 Km cada trecho). 26 e 27/12

Depois a Tafi del vale e Cafayete. 28/12

Um dia de descanso e visita as bodegas de Cafayete. 29/12

Depois desceria até Hualfin e Las Juntas e pegaria a estrada do deserto em direção a Antofagasta de la Sierra. 30/12

De Antofagasta seguiria a San Antonio de Los Cobres. 31/12

de SADLC a Cachi e depois a Salta. 01/01/16

Um dia de descanso em Salta. 02/01

Salta a Iruya. 03/01

Daqui em diante ainda não me decidi.

Será que os nobres colegas podem me ajudar com o roteiro???"

Xexelo/Marcelo,

Esse roteiro teu é um bom início, mas talvez valha ainda primorar um pouquinho - sei que vc está fazendo isso ;-)

30 dias é uma boa pedida: dá pra fazer sem correr, o que é importante.

Nós descemos por Las Breñas - Charata - Quimilí - Taboada - Santiago del Estero - Lavalle, e aí ao invés de subir pela autovia até Tafí del Valle, fomos até Portezuelo / Catamarca e aí subimos por lugares mais rústicos, conforme descrevi no relato NOA Argentina e Sudoeste Bolívia. Nesse caminho pegamos a Cuesta la Chilcha - foi incrível.

O caminho próximo do Aconcágua (Aconquija) é maravilhoso. Então, se vc estiver disposto, vá de Santiago del Estero a Tafí del Valle, depois Cafayate, e aí ao invés de subir, retorne sul um pouco, pra pegar o interior do Aconcágua - mas isso te tomará um tempo a mais.

A estrada até Antofagasta de la Sierra é impressionante. Cenário de Marte.

Ao invés de continuarmos até S.A. de los Cobres, voltamos tudo numa tacada só até Cafayate. Motivo: queríamos subir de Cafayate até Cachi. O percurso está em todos os guias especializados da região. Tem como subir pela direita, pela Quebrada de las Conchas, ou pela esquerda, pela Quebrada de las Flechas. Optamos pela direita, por asfalto, pq já tínhamos pego bastante terra sinuosa e remota - e ainda teríamos mais terra difícil pelas montanhas, de Cachi até S.A. de los Cobres.

A Quebrada de las Conchas é lindíssima.

Vc disse que iria de S.A. de los Cobres a Cachi e aí Salta - num único dia. É impossível. A não ser que vc corra muito e mesmo assim pegue estrada à noite. O que certamente vc não gostaria de fazer, porque justamente esses trechos são uns dos mais lindos da região.

S.A. de los Cobres a Cachi é por estrada de terra, com desfiladeiros. A polícia tinha fechado a estrada e não estava passando nenhum veículo. Fomos mesmo com ela fechada. Levamos aproximadamente 7h no trajeto. De fato havia umas 2-3 passagens arriscadas. Cruzamos 1 único carro no percurso inteiro. É estonteante. Linda! Nevou no Abra Acay.

Cachi é tipo colonial. Ficamos lá 2 noites. Bem charmosa. Um dia basta, mas vale.

De Cachi a Salta é lindo. Tem a Recta Tin Tin (apenas Ok), o Parque Los Cardones (bem interessante a paisagem com cactos gigantes) e a famosa Cuesta del Obispo. Tudo isso vc irá querer fazer com vagar, parar diversas vezes, observar a vista, parar etc.

Salta foi uma frustração. Perto das vilas e da área rural, achamos pessoas bem rudes e mais uma cidade como tantas no mundo. Preferimos os vilarejos, pessoas indígenas e simples, comidas caseiras, lindas montanhas nevadas, caminhos floridos, com rios etc. Então ficamos apenas metade de um dia em Salta e zarpamos sentido norte, para pegar a Ruta 9, mas não pela via expressa e sim por uma estradinha de 4m de largura - duas mãos!! Linda!!!

Iruya foi outra frustração. O caminho é longo (e até bonito), mas a vila em si é minúscula e não nos entusiasmamos tanto quanto como com Tilcara. A região de Tilcara, Maimará, Purmamarca é linda! Montanhas multicoloridas. Purmamarca está muito turística, com europeus e preços altos. Tilcara é pitoresca, gostosa. Maimará ainda está desenvolvendo, mas ficamos numa pousada de um casal do Paraná, bem gostosa.

Daí fomos pra Salinas Grandes, já em direção ao Chile-Bolívia. Dormimos num alojamento em Susques. Caminho incrível até lá.

Tivemos de descer 2.000m em 1h até SPA, o que foi péssimo pra cabeça. No dia seguinte subimos de volta, o que foi pior ainda. A Pajero subiu tranquila. O Subaru do pessoal de Londrina que conhecemos no caminho praticamente parava. Incrível. A gasolina deles borbulhava e o carro não subia.

No Paso Cajones (ou Cajón), foi super tranquilo. Fizemos sim a aduana lá. Pegamos o documento de circulação do veículo - não precisa ir até o outro ponto. Isso que foi relatado acima foi azar e corrupção. Então é bom ficar ligado pq pode acontecer. Conosco foi tranquilo. Sem suborno, nem nada. Foram super simpáticos e honestos. Escrotos foram os Chilenos em SPA, que nos fizeram aguardar horas na aduana, até todos os turistas com 4x4 contratados passarem na nossa frente, pra só então podermos seguir.

Além dos preços ridículos de SPA, da comida que não é local e da língua que não é o castellano. SPA é pra gringo (molecada de 25-35 dos EUA e da Europa).

Reserva Eduardo Avaroa foi impressionante, com destaque pras termas, lagoas, trânsito pelo deserto.

Espero poder ter contribuído!

abs
  • 16/08/2015, 20:27
    Marcelo J Manente
    Piotrek, vou intercalar minhas resposta pq senão me perco.

Citação:

Postado originalmente por Piotrek Ver Post
    Pessoal, finalmente respondo - estive no exterior a trabalho e não pude responder antes nem continuar o relato da minha trip.
    Xexelo/Marcelo,
    Esse roteiro teu é um bom início, mas talvez valha ainda primorar um pouquinho - sei que vc está fazendo isso ;-)
    30 dias é uma boa pedida: dá pra fazer sem correr, o que é importante.
    Nós descemos por Las Breñas - Charata - Quimilí - Taboada - Santiago del Estero - Lavalle, e aí ao invés de subir pela autovia até Tafí del Valle, fomos até Portezuelo / Catamarca e aí subimos por lugares mais rústicos, conforme descrevi no relato NOA Argentina e Sudoeste Bolívia. Nesse caminho pegamos a Cuesta la Chilcha - foi incrível.
    Que interessante colega, já tinha pesquisado esta rota só que saindo de Concepción Passando por Alpachiri, Yanka Suma e Peñas Altas por ter tbm uma estrada de serra daquelas que a gente gosta de passear. Um lugar chamado Las Lengas no parque El Cochuna. Mudei um pouco o roteiro inicial, resolvi seguir de Santiago del Estero a Cafayete e depois descer até Concepcion para pegar esta rota até Belén e depois Las Juntas.

O caminho próximo do Aconcágua (Aconquija) é maravilhoso. Então, se vc estiver disposto, vá de Santiago del Estero a Tafí del Valle, depois Cafayate, e aí ao invés de subir, retorne sul um pouco, pra pegar o interior do Aconcágua - mas isso te tomará um tempo a mais.

A estrada até Antofagasta de la Sierra é impressionante. Cenário de Marte.
    Ao invés de continuarmos até S.A. de los Cobres, voltamos tudo numa tacada só até Cafayate. Motivo: queríamos subir de Cafayate até Cachi. O percurso está em todos os guias especializados da região. Tem como subir pela direita, pela Quebrada de las Conchas, ou pela esquerda, pela Quebrada de las Flechas. Optamos pela direita, por asfalto, pq já tínhamos pego bastante terra sinuosa e remota - e ainda teríamos mais terra difícil pelas montanhas, de Cachi até S.A. de los Cobres.
    A Quebrada de las Conchas é lindíssima.
    Vc disse que iria de S.A. de los Cobres a Cachi e aí Salta - num único dia. É impossível. A não ser que vc corra muito e mesmo assim pegue estrada à noite. O que certamente vc não gostaria de fazer, porque justamente esses trechos são uns dos mais lindos da região.
    Aqui (SADLC a Cachi) já estou separando em dois dias conforme sua dica.
    Não entendi bem. Vcs foram a Antofagasta DLS a partir de Las Juntas e depois voltaram pelo mesmo caminho?

S.A. de los Cobres a Cachi é por estrada de terra, com desfiladeiros. A polícia tinha fechado a estrada e não estava passando nenhum veículo. Fomos mesmo com ela fechada. Levamos aproximadamente 7h no trajeto. De fato havia umas 2-3 passagens arriscadas. Cruzamos 1 único carro no percurso inteiro. É estonteante. Linda! Nevou no Abra Acay.
    Cachi é tipo colonial. Ficamos lá 2 noites. Bem charmosa. Um dia basta, mas vale.
    De Cachi a Salta é lindo. Tem a Recta Tin Tin (apenas Ok), o Parque Los Cardones (bem interessante a paisagem com cactos gigantes) e a famosa Cuesta del Obispo. Tudo isso vc irá querer fazer com vagar, parar diversas vezes, observar a vista, parar etcs
    Parar e tirar muiiiiitar fotos.

Salta foi uma frustração. Perto das vilas e da área rural, achamos pessoas bem rudes e mais uma cidade como tantas no mundo. Preferimos os vilarejos, pessoas indígenas e simples, comidas caseiras, lindas montanhas nevadas, caminhos floridos, com rios etc. Então ficamos apenas metade de um dia em Salta e zarpamos sentido norte, para pegar a Ruta 9, mas não pela via expressa e sim por uma estradinha de 4m de largura - duas mãos!! Linda!!!
    Não sou muito de cidade mesmo, talvez apenas durma por la´. Ouvi falar desta estrada estreita, está nos planos.
    Iruya foi outra frustração. O caminho é longo (e até bonito), mas a vila em si é minúscula e não nos entusiasmamos tanto quanto como com Tilcara.
    Não sei porque tenho muita vontade de conhecer esta cidade desde que a vi pela intenert. Acho ela muito pitoresca.
    A região de Tilcara, Maimará, Purmamarca é linda! Montanhas multicoloridas. Purmamarca está muito turística, com europeus e preços altos. Tilcara é pitoresca, gostosa. Maimará ainda está desenvolvendo, mas ficamos numa pousada de um casal do Paraná, bem gostosa.
    Daí fomos pra Salinas Grandes, já em direção ao Chile-Bolívia. Dormimos num alojamento em Susques. Caminho incrível até lá.
    Ta batendo certinho com meus planos colega.
    Tivemos de descer 2.000m em 1h até SPA, o que foi péssimo pra cabeça. No dia seguinte subimos de volta, o que foi pior ainda. A Pajero subiu tranquila. O Subaru do pessoal de Londrina que conhecemos no caminho praticamente parava. Incrível. A gasolina deles borbulhava e o carro não subia.
    O Subaru é 2.0???

No Paso Cajones (ou Cajón), foi super tranquilo. Fizemos sim a aduana lá. Pegamos o documento de circulação do veículo - não precisa ir até o outro ponto. Isso que foi relatado acima foi azar e corrupção. Então é bom ficar ligado pq pode acontecer. Conosco foi tranquilo. Sem suborno, nem nada. Foram super simpáticos e honestos. Escrotos foram os Chilenos em SPA, que nos fizeram aguardar horas na aduana, até todos os turistas com 4x4 contratados passarem na nossa frente, pra só então podermos seguir.

Além dos preços ridículos de SPA, da comida que não é local e da língua que não é o castellano. SPA é pra gringo (molecada de 25-35 dos EUA e da Europa).
    Já li vários alestas sobre os preços abusivos de San Pedro de Atacama.
    Reserva Eduardo Avaroa foi impressionante, com destaque pras termas, lagoas, trânsito pelo deserto.
    Vou incluir.
    Espero poder ter contribuído!
    abs

Valeu, está ajudando muito com suas dicas.

Abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:46.