Tilápia (Alexandre) [te adicionei no FB agora] e demais,
Planejo viagem semelhante:
Saída:28 de março
Volta: 21 de abril
Total: 25 dias
A viagem possui 4 focos:
a) região de Salta-ARG,
b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa: vulcões, gêiseres, termais, flamingos, lagoas, cactus gigantes etc)
c) La Paz c/ Titicaca, e
d) Cuzco e Macchu Picchu.
No restante, vamos passar reto - para desfrutar com calma os demais locais (acima).
Rota prévia:
Dia 1: Brasília, descendo até próximo de Foz do Iguaçu
Dia 2: Resistencia (Argentina), Ruta 16 até Cafayete
Dia 3-6: Cafayete- Salta; visitando Garganta del Diablo e Anfiteatro, Quebrada de Las Flechas, Quebrada da Las Conchas e Parque Nacional Los Cordones – cactos gigantes. Vale Encantado. Passando pela recta Tin Tin, Cuesta del Obispo, e aí Salta. Cânion do Rio Juramento.
San Antonio de Los Cobres (Payogasta, La Poma, Altos do Rio Calchaqui, Abra Acay e bate-volta até o Viaduto La Polvorilla), Purmamarca (Cerrode Las Siete Colores), Tilcara (Salinas Grandes), e aí Paso Jama.
Dia 7: travessia da fronteira
Dia 8-11: Reserva Eduardo Avaroa (sudoeste da Bolívia) - não pretendemos ir à superturísticaAtacama no Chile, mas fazer o extremo sudoeste da Bolívia, por ser mais rústica, mais diversa etnicamente, menos turística e tão (ou mais) bela como (que) Atacama
Dia 8: Desertode Dali, Termas de Polquesno pequeno Salarde Chalviri, Gêiseres Sol de la Mañana, a 4.876 metros, Laguna Colorada, também conhecida como Laguna Fanta. Almoço no refúgio da Laguna Fanta. Caminhada até um monte com visão privilegiada da lagoa e dos inúmeros flamingos.
Dia 9: Arbolde Piedra, Deserto Siloli, Paso de los Incas, Laguna Honda e a Hedionda. Restaurante, no Valle de las Biscachas. Vulcão Ollagüe em atividade, várias plantações de quinoa e pequena cidade de San Juan. Dormir no hotel de sal.
Dia 10: café da manhã na Ilha Incahuasi, de corais e cactos gigantes. Hotel de sal original, que fica no Salar, transformado em museu. 4h percorrendo o salar, antes de chegara Colchani, depois Uyuni.
Dia 11: seguir p/ Uyuni
Dia 12: seguir p/ La Paz
Dia 13: La Paz
Dia 14: Tiahuanaku, coroico
Dia 15: Titicaca e ilhas
Dia 16: seguir p/ Cuzco
Dia 17-19: Cuzco, ruínas e Macchu Picchu (Plaza de Armas, onde está o charme da cidade. Primeira visita: Sacsayhuaman, onde se compra o passaporte que dá direito a entrar em outros 15 pontos turísticos na região de Cusco. Pukapukara e depois a Tambomachay. Písac (grande sítio arqueológico, mas caminhada longa e degraus intermináveis). Ollantaytambo, lugar mais bonito do tour. Chinchero, com feira bonitinha. Macchu Picchu. Trem para na cidadezinha de Macchu Picchu Pueblo.)
Dia 20: cruzar a cordilheira para a floresta Amazônica até Puerto Maldonado
Dia 21-22: seguir pela 30C norte (Peru) e entrar na Amazônia Boliviana na 18, depois 13, aí 8, até Riberalta, e Guajará-Mirim, já na divisa com Brasil (Rondônia). Alguém já fez esse trajeto via extremo norte da Bolívia?
Dia 23-25: retorno via Rondônia, Mato Grosso e Goiás
Mapa da rota aqui. O Google Maps não deixa fazer algumas rotas, então tem partes erradas. O Google Maps não deixa continuar pro Paso Jama e entrar no Chile, pra subir pra Reserva Eduardo Avaroa etc.
Veículo: Fajero Full 2004/2005 diesel, Geolandar 285/70R17, c/ placas de proteção embaixo e Snorkel OGZ - a princípio apenas um veículo.
Ocupantes: 3 pessoas – Valter, 63 anos c/ décadas de experiência c/ seu Defender 110 na Am. Latina inteira; minha esposa 29, e eu, 37, c /experiência c/ Jalapão e tbm. 5.000Km TransAmazônica, TransUruará, Cuiabá-Santarém, MT-322 na R.I. Xingu, Ilha do Bananal (c/ direito a encalhamento com jacarés).
Equipamento: 2 triângulos, 1 macaco hidráulico original + chaves, 1 bomba compressora de ar, 1 pá pequena, GPS Montana, galão 20L p/ diesel, galão p/ água potável e frutas que não apodrecem rápido (sem passar com elas nas fronteiras). O que mais DEVO levar de equipamento? Outro pneu extra, além do básico?
Mês do ano: abril. Pelos relatos, já parou de chover e ainda não está tão frio como no meio do ano - alguém sabe se há algum mês no segundo semestre que é recomendável fazer essa viagem, se não conseguirmos ir agora em abril? Digo; depois do inverno e antes das chuvas?
O que temos visto, contudo, é que a maioria dos jipeiros faz Atacama, ao invés de Eduardo Avaroa. E se fazem Avaroa, o fazem em veículos alugados com guias - por receio de assalto e/ou do sal dos salares.
Nós vamos com nosso próprio veículo - e GPS montana.
Assim, ficaríamos muito gratos por ter relatos de quem já foi pra essa região (Reserva Eduardo Avaroa e Salar de Uyuni) com seus próprios veículos.
Além disso, a não ser o mencionado pelo Acreano em outro post, não vimos qualquer relato de jipeiros que depois de passar por Cuzco seguindo para Puerto Maldonado, seguiram norte pela 30C (Peru) pra entrar a leste na rota 18 (Bolívia), até encontrar a rota 13, depois rota 8 até Riberalta e então Guajará-Mirim já na divisa Bolívia-Rondônia.
Se souberem de alguém que tenha feito o(s) roteiro(s) acima, por favor nos coloquem em contato.
Sugestões, pitacos, dicas e afins são muito bem-vindos!!!!