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Expedição NOA (Noroeste Argentino) e Atacama de SW4

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  • 05/03/2015, 17:03
    Piotrek
    Tilápia (Alexandre) [te adicionei no FB agora] e demais,

    Planejo viagem semelhante:

    Saída:28 de março

    Volta: 21 de abril

    Total: 25 dias


    A viagem possui 4 focos:


    a) região de Salta-ARG,
    b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa: vulcões, gêiseres, termais, flamingos, lagoas, cactus gigantes etc)
    c) La Paz c/ Titicaca, e
    d) Cuzco e Macchu Picchu.


    No restante, vamos passar reto - para desfrutar com calma os demais locais (acima).


    Rota prévia:


    Dia 1: Brasília, descendo até próximo de Foz do Iguaçu


    Dia 2: Resistencia (Argentina), Ruta 16 até Cafayete


    Dia 3-6: Cafayete- Salta; visitando Garganta del Diablo e Anfiteatro, Quebrada de Las Flechas, Quebrada da Las Conchas e Parque Nacional Los Cordones – cactos gigantes. Vale Encantado. Passando pela recta Tin Tin, Cuesta del Obispo, e aí Salta. Cânion do Rio Juramento.


    San Antonio de Los Cobres (Payogasta, La Poma, Altos do Rio Calchaqui, Abra Acay e bate-volta até o Viaduto La Polvorilla), Purmamarca (Cerrode Las Siete Colores), Tilcara (Salinas Grandes), e aí Paso Jama.


    Dia 7: travessia da fronteira


    Dia 8-11: Reserva Eduardo Avaroa (sudoeste da Bolívia) - não pretendemos ir à superturísticaAtacama no Chile, mas fazer o extremo sudoeste da Bolívia, por ser mais rústica, mais diversa etnicamente, menos turística e tão (ou mais) bela como (que) Atacama


    Dia 8: Desertode Dali, Termas de Polquesno pequeno Salarde Chalviri, Gêiseres Sol de la Mañana, a 4.876 metros, Laguna Colorada, também conhecida como Laguna Fanta. Almoço no refúgio da Laguna Fanta. Caminhada até um monte com visão privilegiada da lagoa e dos inúmeros flamingos.


    Dia 9: Arbolde Piedra, Deserto Siloli, Paso de los Incas, Laguna Honda e a Hedionda. Restaurante, no Valle de las Biscachas. Vulcão Ollagüe em atividade, várias plantações de quinoa e pequena cidade de San Juan. Dormir no hotel de sal.


    Dia 10: café da manhã na Ilha Incahuasi, de corais e cactos gigantes. Hotel de sal original, que fica no Salar, transformado em museu. 4h percorrendo o salar, antes de chegara Colchani, depois Uyuni.


    Dia 11: seguir p/ Uyuni


    Dia 12: seguir p/ La Paz


    Dia 13: La Paz


    Dia 14: Tiahuanaku, coroico


    Dia 15: Titicaca e ilhas


    Dia 16: seguir p/ Cuzco


    Dia 17-19: Cuzco, ruínas e Macchu Picchu (Plaza de Armas, onde está o charme da cidade. Primeira visita: Sacsayhuaman, onde se compra o passaporte que dá direito a entrar em outros 15 pontos turísticos na região de Cusco. Pukapukara e depois a Tambomachay. Písac (grande sítio arqueológico, mas caminhada longa e degraus intermináveis). Ollantaytambo, lugar mais bonito do tour. Chinchero, com feira bonitinha. Macchu Picchu. Trem para na cidadezinha de Macchu Picchu Pueblo.)


    Dia 20: cruzar a cordilheira para a floresta Amazônica até Puerto Maldonado


    Dia 21-22: seguir pela 30C norte (Peru) e entrar na Amazônia Boliviana na 18, depois 13, aí 8, até Riberalta, e Guajará-Mirim, já na divisa com Brasil (Rondônia). Alguém já fez esse trajeto via extremo norte da Bolívia?


    Dia 23-25: retorno via Rondônia, Mato Grosso e Goiás


    Mapa da rota aqui. O Google Maps não deixa fazer algumas rotas, então tem partes erradas. O Google Maps não deixa continuar pro Paso Jama e entrar no Chile, pra subir pra Reserva Eduardo Avaroa etc.



    Veículo: Fajero Full 2004/2005 diesel, Geolandar 285/70R17, c/ placas de proteção embaixo e Snorkel OGZ - a princípio apenas um veículo.



    Ocupantes: 3 pessoas – Valter, 63 anos c/ décadas de experiência c/ seu Defender 110 na Am. Latina inteira; minha esposa 29, e eu, 37, c /experiência c/ Jalapão e tbm. 5.000Km TransAmazônica, TransUruará, Cuiabá-Santarém, MT-322 na R.I. Xingu, Ilha do Bananal (c/ direito a encalhamento com jacarés).


    Equipamento: 2 triângulos, 1 macaco hidráulico original + chaves, 1 bomba compressora de ar, 1 pá pequena, GPS Montana, galão 20L p/ diesel, galão p/ água potável e frutas que não apodrecem rápido (sem passar com elas nas fronteiras). O que mais DEVO levar de equipamento? Outro pneu extra, além do básico?


    Mês do ano: abril. Pelos relatos, já parou de chover e ainda não está tão frio como no meio do ano - alguém sabe se há algum mês no segundo semestre que é recomendável fazer essa viagem, se não conseguirmos ir agora em abril? Digo; depois do inverno e antes das chuvas?


    O que temos visto, contudo, é que a maioria dos jipeiros faz Atacama, ao invés de Eduardo Avaroa. E se fazem Avaroa, o fazem em veículos alugados com guias - por receio de assalto e/ou do sal dos salares.


    Nós vamos com nosso próprio veículo - e GPS montana.


    Assim, ficaríamos muito gratos por ter relatos de quem já foi pra essa região (Reserva Eduardo Avaroa e Salar de Uyuni) com seus próprios veículos.


    Além disso, a não ser o mencionado pelo Acreano em outro post, não vimos qualquer relato de jipeiros que depois de passar por Cuzco seguindo para Puerto Maldonado, seguiram norte pela 30C (Peru) pra entrar a leste na rota 18 (Bolívia), até encontrar a rota 13, depois rota 8 até Riberalta e então Guajará-Mirim já na divisa Bolívia-Rondônia.


    Se souberem de alguém que tenha feito o(s) roteiro(s) acima, por favor nos coloquem em contato.


    Sugestões, pitacos, dicas e afins são muito bem-vindos!!!!
  • 06/03/2015, 10:48
    Vicente Guimaraes
    Eu fiz todos esses roteiros, Norte da Argentina, Atacama e Bolívia.
  • 06/03/2015, 13:31
    Marcelo J Manente
    Citação:

    Postado originalmente por Piotrek Ver Post
    Tilápia (Alexandre) [te adicionei no FB agora] e demais,
    Planejo viagem semelhante:
    Saída:28 de março
    Volta: 21 de abril
    Total: 25 dias
    A viagem possui 4 focos:
    a) região de Salta-ARG,
    b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa: vulcões, gêiseres, termais, flamingos, lagoas, cactus gigantes etc)
    c) La Paz c/ Titicaca, e
    d) Cuzco e Macchu Picchu.
    No restante, vamos passar reto - para desfrutar com calma os demais locais (acima).
    Rota prévia:
    Dia 1: Brasília, descendo até próximo de Foz do Iguaçu
    Dia 2: Resistencia (Argentina), Ruta 16 até Cafayete
    Dia 3-6: Cafayete- Salta; visitando Garganta del Diablo e Anfiteatro, Quebrada de Las Flechas, Quebrada da Las Conchas e Parque Nacional Los Cordones – cactos gigantes. Vale Encantado. Passando pela recta Tin Tin, Cuesta del Obispo, e aí Salta. Cânion do Rio Juramento.
    San Antonio de Los Cobres (Payogasta, La Poma, Altos do Rio Calchaqui, Abra Acay e bate-volta até o Viaduto La Polvorilla), Purmamarca (Cerrode Las Siete Colores), Tilcara (Salinas Grandes), e aí Paso Jama.
    Dia 7: travessia da fronteira
    Dia 8-11: Reserva Eduardo Avaroa (sudoeste da Bolívia) - não pretendemos ir à superturísticaAtacama no Chile, mas fazer o extremo sudoeste da Bolívia, por ser mais rústica, mais diversa etnicamente, menos turística e tão (ou mais) bela como (que) Atacama
    Dia 8: Desertode Dali, Termas de Polquesno pequeno Salarde Chalviri, Gêiseres Sol de la Mañana, a 4.876 metros, Laguna Colorada, também conhecida como Laguna Fanta. Almoço no refúgio da Laguna Fanta. Caminhada até um monte com visão privilegiada da lagoa e dos inúmeros flamingos.
    Dia 9: Arbolde Piedra, Deserto Siloli, Paso de los Incas, Laguna Honda e a Hedionda. Restaurante, no Valle de las Biscachas. Vulcão Ollagüe em atividade, várias plantações de quinoa e pequena cidade de San Juan. Dormir no hotel de sal.
    Dia 10: café da manhã na Ilha Incahuasi, de corais e cactos gigantes. Hotel de sal original, que fica no Salar, transformado em museu. 4h percorrendo o salar, antes de chegara Colchani, depois Uyuni.
    Dia 11: seguir p/ Uyuni
    Dia 12: seguir p/ La Paz
    Dia 13: La Paz
    Dia 14: Tiahuanaku, coroico
    Dia 15: Titicaca e ilhas
    Dia 16: seguir p/ Cuzco
    Dia 17-19: Cuzco, ruínas e Macchu Picchu (Plaza de Armas, onde está o charme da cidade. Primeira visita: Sacsayhuaman, onde se compra o passaporte que dá direito a entrar em outros 15 pontos turísticos na região de Cusco. Pukapukara e depois a Tambomachay. Písac (grande sítio arqueológico, mas caminhada longa e degraus intermináveis). Ollantaytambo, lugar mais bonito do tour. Chinchero, com feira bonitinha. Macchu Picchu. Trem para na cidadezinha de Macchu Picchu Pueblo.)
    Dia 20: cruzar a cordilheira para a floresta Amazônica até Puerto Maldonado
    Dia 21-22: seguir pela 30C norte (Peru) e entrar na Amazônia Boliviana na 18, depois 13, aí 8, até Riberalta, e Guajará-Mirim, já na divisa com Brasil (Rondônia). Alguém já fez esse trajeto via extremo norte da Bolívia?
    Dia 23-25: retorno via Rondônia, Mato Grosso e Goiás
    Mapa da rota aqui. O Google Maps não deixa fazer algumas rotas, então tem partes erradas. O Google Maps não deixa continuar pro Paso Jama e entrar no Chile, pra subir pra Reserva Eduardo Avaroa etc.
    Veículo: Fajero Full 2004/2005 diesel, Geolandar 285/70R17, c/ placas de proteção embaixo e Snorkel OGZ - a princípio apenas um veículo.
    Ocupantes: 3 pessoas – Valter, 63 anos c/ décadas de experiência c/ seu Defender 110 na Am. Latina inteira; minha esposa 29, e eu, 37, c /experiência c/ Jalapão e tbm. 5.000Km TransAmazônica, TransUruará, Cuiabá-Santarém, MT-322 na R.I. Xingu, Ilha do Bananal (c/ direito a encalhamento com jacarés).
    Equipamento: 2 triângulos, 1 macaco hidráulico original + chaves, 1 bomba compressora de ar, 1 pá pequena, GPS Montana, galão 20L p/ diesel, galão p/ água potável e frutas que não apodrecem rápido (sem passar com elas nas fronteiras). O que mais DEVO levar de equipamento? Outro pneu extra, além do básico?
    Mês do ano: abril. Pelos relatos, já parou de chover e ainda não está tão frio como no meio do ano - alguém sabe se há algum mês no segundo semestre que é recomendável fazer essa viagem, se não conseguirmos ir agora em abril? Digo; depois do inverno e antes das chuvas?
    O que temos visto, contudo, é que a maioria dos jipeiros faz Atacama, ao invés de Eduardo Avaroa. E se fazem Avaroa, o fazem em veículos alugados com guias - por receio de assalto e/ou do sal dos salares.
    Nós vamos com nosso próprio veículo - e GPS montana.
    Assim, ficaríamos muito gratos por ter relatos de quem já foi pra essa região (Reserva Eduardo Avaroa e Salar de Uyuni) com seus próprios veículos.
    Além disso, a não ser o mencionado pelo Acreano em outro post, não vimos qualquer relato de jipeiros que depois de passar por Cuzco seguindo para Puerto Maldonado, seguiram norte pela 30C (Peru) pra entrar a leste na rota 18 (Bolívia), até encontrar a rota 13, depois rota 8 até Riberalta e então Guajará-Mirim já na divisa Bolívia-Rondônia.
    Se souberem de alguém que tenha feito o(s) roteiro(s) acima, por favor nos coloquem em contato.
    Sugestões, pitacos, dicas e afins são muito bem-vindos!!!!

    Ola Piotrek,

    Não é pouco tempo para um roteiro tão grande?

    Não conheço relatos de passeios no Eduardo Avaroa, mas um casal de Curitiba atravessou sozinhos o Uyuni. Veja este relato:
    http://www.1000dias.com/rodrigo/atra...alar-de-uyuni/

    Um abraço.
  • 17/03/2015, 19:12
    Piotrek
    Citação:

    Postado originalmente por xexelo Ver Post
    Ola Piotrek,

    Não é pouco tempo para um roteiro tão grande?

    Não conheço relatos de passeios no Eduardo Avaroa, mas um casal de Curitiba atravessou sozinhos o Uyuni. Veja este relato:
    http://www.1000dias.com/rodrigo/atra...alar-de-uyuni/

    Um abraço.

    Xexelo, mudamos o roteiro baseado nas sugestões e no tempo que temos disponível:

    Saída:28 de março
    Volta: 21 de abril

    Total: 25 dias

    A viagem possui 3 focos:

    a) região de Salta-ARG,
    b) sudoeste da Bolívia (Reserva Eduardo Avaroa: vulcões, gêiseres, termais, flamingos, lagoas, cactus gigantes etc)
    c) La Paz c/ Titicaca

    No restante, vamos passar reto - para desfrutar com calma os demais locais (acima).

    Rota prévia:

    Dia 1: Brasília, descendo até próximo de Foz do Iguaçu

    Dia 2-3: Resistencia (Argentina), Ruta 16 até Catamarca

    Dia 4-10: Cafayete- Salta; visitando Garganta del Diablo e Anfiteatro, Quebrada de Las Flechas, Quebrada da Las Conchas e Cachi e plantações de pimenta, Payogasta, Parque Nacional Los Cordones – cactos gigantes. Recta Tin Tin, Piedra del Molino, Vale Encantado e Cuesta del Obispo, El Carril, e aí Salta.

    Em Salta: igrejas, Museu de Alta Montanha (fantástico), teleférico para o Monte San Bernardo. San Antonio de Los Cobres (Payogasta, La Poma, Altos do Rio Calchaqui, Abra Acay e bate-volta até o Viaduto La Polvorilla), Purmamarca (Cerrode Las Siete Colores), Tilcara (Salinas Grandes), e aí Paso Jama.

    Dia 11: travessia da fronteira

    Dia 12-16: Reserva Eduardo Avaroa (sudoeste da Bolívia) - não pretendemos ir à superturística Atacama no Chile, mas fazer o extremo sudoeste da Bolívia, por ser mais rústica, mais diversa etnicamente, menos turística e tão (ou mais) bela como (que) Atacama

    Dia 12: Desertode Dali, Termas de Polquesno pequeno Salarde Chalviri, Gêiseres Sol de la Mañana, a 4.876 metros, Laguna Colorada, também conhecida como Laguna Fanta. Almoço no refúgio da Laguna Fanta. Caminhada até um monte com visão privilegiada da lagoa e dos inúmeros flamingos.

    Dia 13: Arbolde Piedra, Deserto Siloli, Paso de los Incas, Laguna Honda e a Hedionda. Restaurante, no Valle de las Biscachas. Vulcão Ollagüe em atividade, várias plantações de quinoa e pequena cidade de San Juan. Dormir no hotel de sal.

    Dia 14-15: café da manhã na Ilha Incahuasi, de corais e cactos gigantes. Hotel de sal original, que fica no Salar, transformado em museu. 4h percorrendo o salar, antes de chegara Colchani, depois Uyuni.

    Dia 16: seguir p/ UyuniDia 17: seguir p/ La PazDia 18: La Paz

    Dia 19: Tiahuanaku, coroico

    Dia 20: Titicaca e ilhas

    Dia 22-25: retorno via montanhas, até Cochabamba (mas ficou errado por erro do GoogleMaps). A ideia é ir até Coroico, descer e seguir pra Cochabamba e seguir pro leste, desviando de Sta. Cruz de la Sierra e entrar no Brasil.

    Mapa da rota aqui. O Google Maps não deixa fazer algumas rotas, então tem partes erradas. O Google Maps não deixa continuar pro Paso Jama e entrar no Chile, pra subir pra Reserva Eduardo Avaroa etc.
  • 18/03/2015, 10:49
    Vicente Guimaraes
    O 1000 dias não traz muita informação, como pontos GPS , melhores rotas, etc.

    Só conta a viagem. Do tipo: "eu fui, se vc quiser ir também que se vire" ;)
  • 18/03/2015, 18:20
    Marcelo J Manente
    Citação:

    Postado originalmente por Vicente Guimaraes Ver Post
    O 1000 dias não traz muita informação, como pontos GPS , melhores rotas, etc.

    Só conta a viagem. Do tipo: "eu fui, se vc quiser ir também que se vire" ;)

    Mas se vc postar uma pergunta lá eu acredito que eles respondem. Se eu não me engano eles já terminaram a viagem e só estão atualizando os últimos dias.

    Um abraço
  • 23/03/2015, 13:13
    Piotrek
    Irado o site deles!!

    E foi melhor ainda saber que eles passaram por 2 rotas que estudamos: uma é no extremo norte da Bolívia, na floresta amazônica, por Riberalta e Guajará-Mirim. Mas decidimos não ir por lá pq não teremos tempo suficiente. A outra é Reserva Eduardo Avaroa, no extremo sudoeste da Bolívia, com veículo próprio, salar etc.

    Sairemos neste final de semana. Veículo na revisão hoje.

    Duas perguntas importantes PARA QUEM JÁ ESTEVE na Bolívia, Chile e Peru - e Argentina:

    1. Em alguma alfândega ou parada na estrada pediram a PID (permissão internacional para dirigir) a vcs?

    1.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?

    1.b) Se pediram, vcs tinham a PID ou só a CNH? Se tinham só a CNH, o que ocorreu?

    2. E passaporte, pediram em alguma fronteira ou em alguma estrada?

    2.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?

    2.b) Se pediram, vcs tinham a passaporte ou só RG? Se tinham só RG, o que ocorreu?

    Essas são perguntas importantes pq sairemos neste sábado, dia 28 de março, e uma das viajantes está sem passporte e nenhum de nós tem PID.

    Viajaremos por Argentina e Bolívia. Entraremos no Chile pelo Paso Jama apenas para ter acesso ao sudoeste da Bolívia. Não ficaremos no Chile. No Peru entraremos apenas para cruzar a Ilha de Copacabana no Titicaca - não ficaremos no Peru.

    Obrigado pelas dicas!
  • 23/03/2015, 18:13
    Marcelo J Manente
    Citação:

    Postado originalmente por Piotrek Ver Post
    Irado o site deles!!
    E foi melhor ainda saber que eles passaram por 2 rotas que estudamos: uma é no extremo norte da Bolívia, na floresta amazônica, por Riberalta e Guajará-Mirim. Mas decidimos não ir por lá pq não teremos tempo suficiente. A outra é Reserva Eduardo Avaroa, no extremo sudoeste da Bolívia, com veículo próprio, salar etc.
    Sairemos neste final de semana. Veículo na revisão hoje.
    Duas perguntas importantes PARA QUEM JÁ ESTEVE na Bolívia, Chile e Peru - e Argentina:
    1. Em alguma alfândega ou parada na estrada pediram a PID (permissão internacional para dirigir) a vcs?
    1.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?
    1.b) Se pediram, vcs tinham a PID ou só a CNH? Se tinham só a CNH, o que ocorreu?
    2. E passaporte, pediram em alguma fronteira ou em alguma estrada?
    2.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?
    2.b) Se pediram, vcs tinham a passaporte ou só RG? Se tinham só RG, o que ocorreu?
    Essas são perguntas importantes pq sairemos neste sábado, dia 28 de março, e uma das viajantes está sem passporte e nenhum de nós tem PID.

    Viajaremos por Argentina e Bolívia. Entraremos no Chile pelo Paso Jama apenas para ter acesso ao sudoeste da Bolívia. Não ficaremos no Chile. No Peru entraremos apenas para cruzar a Ilha de Copacabana no Titicaca - não ficaremos no Peru.
    Obrigado pelas dicas!

    Ola Piotrek,

    Eu posso falar apenas da Argentina, Uruguai e Chile. Em nenhum destes 3 paises me pediram a PID. Neste paises tbm nunca ouvi dizer que tivesse algum problema de ir apenas com RG, mas eu prefiro nunca arriscar e por isso sempre fui com o Passaporte. Ou seja, eles nem me pediam e eu já apresentava ele nas fronteiras.

    A propósito, não sei se vc está sabendo mas agora tem um seguro obrigatório no Chile: http://www.viagemdemoto.com/dicas/25...-moto-no-chile

    Um abraço e boa viagem.
  • 23/03/2015, 18:52
    Amostardeiro
    Citação:

    Postado originalmente por Piotrek Ver Post
    Irado o site deles!!

    E foi melhor ainda saber que eles passaram por 2 rotas que estudamos: uma é no extremo norte da Bolívia, na floresta amazônica, por Riberalta e Guajará-Mirim. Mas decidimos não ir por lá pq não teremos tempo suficiente. A outra é Reserva Eduardo Avaroa, no extremo sudoeste da Bolívia, com veículo próprio, salar etc.

    Sairemos neste final de semana. Veículo na revisão hoje.

    Duas perguntas importantes PARA QUEM JÁ ESTEVE na Bolívia, Chile e Peru - e Argentina:

    1. Em alguma alfândega ou parada na estrada pediram a PID (permissão internacional para dirigir) a vcs?

    1.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?

    1.b) Se pediram, vcs tinham a PID ou só a CNH? Se tinham só a CNH, o que ocorreu?

    2. E passaporte, pediram em alguma fronteira ou em alguma estrada?

    2.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?

    2.b) Se pediram, vcs tinham a passaporte ou só RG? Se tinham só RG, o que ocorreu?

    Essas são perguntas importantes pq sairemos neste sábado, dia 28 de março, e uma das viajantes está sem passporte e nenhum de nós tem PID.

    Viajaremos por Argentina e Bolívia. Entraremos no Chile pelo Paso Jama apenas para ter acesso ao sudoeste da Bolívia. Não ficaremos no Chile. No Peru entraremos apenas para cruzar a Ilha de Copacabana no Titicaca - não ficaremos no Peru.

    Obrigado pelas dicas!

    Piotrek

    Ano passado em julho estive no Peru, não é necessário o passaporte, de qualquer maneira sempre viajo com ele em mãos para garantir.

    Abs
  • 24/03/2015, 19:17
    Piotrek
    Valeu Marcelo e Antonio!

    Minha seguradora hoje falou que conseguiu incluir na Carta Verde o Chile também. Então está tudo OK - espero.

    abraço!
  • 25/03/2015, 09:58
    Vicente Guimaraes
    SE VC TIVESSE LIDO MEU BLOG NÃO TERIA ESSAS DUVIDAS TODAS :)

    NA BOLÍVIA SE VC NÃO PRESTAR ATENÇÃO EM ALGUNS DETALHES PODE TER SEU VEICULO APREENDIDO E PERDIDO, ISSO MESMO, NÃO É RETENÇÃO E PERDA DO VEÍCULO.

    Duas perguntas importantes PARA QUEM JÁ ESTEVE na Bolívia, Chile e Peru - e Argentina:

    1. Em alguma alfândega ou parada na estrada pediram a PID (permissão internacional para dirigir) a vcs?

    NÃO, NA BOLIVIA É NECESSÁRIO PELA LEGISLAÇÃO, MAS QUANDO ME PARARAM NAÕ ME PEDIRAM.

    NA BOLIVIA TAMBÉM É NECESSARIO VACINA CONTRA FEBRE AMARELA, SENÃO VC NÃO ENTRA. DE UMA LIDA NO MEU BLOG.

    1.a) Se sim, em quais locais específicos e em quais países?

    NA BOLIVIA É NECESSÁRIO PELA LEGISLAÇÃO

    1.b) Se pediram, vcs tinham a PID ou só a CNH? Se tinham só a CNH, o que ocorreu?

    NO CHILE E ARGENTINA FUI PARADO E MOSTREI A CNH. SÓ A CNH É SUFICIENTE.

    2. E passaporte, pediram em alguma fronteira ou em alguma estrada?

    NÃO. MAS É BOM TER O PASSAPORTE SEMPRE

    2.b) Se pediram, vcs tinham a passaporte ou só RG? Se tinham só RG, o que ocorreu?

    PEDIRAM O RH E SÓ.

    Essas são perguntas importantes pq sairemos neste sábado, dia 28 de março, e uma das viajantes está sem passporte e nenhum de nós tem PID.


    NÃO FAÇA CARTA VERDE EM SEGURADORA, NAS FRONTEIRAS É MAIS BARATO, TIPO R$ 50 NA SUA SEGURADORA VC VAI PAGAR UNS r$ 400
  • 25/03/2015, 16:14
    Piotrek
    Valeu, Vicente!

    Eu li teu blog, mas já fazia tempo e na época em que li eu não estava atentando para esses detalhes pré-partida. Valeu pela atenção e paciência ;-)

    Paguei 200 Dilmas na Carta Verde incluindo Argentina e Chile.

    Pelos relatos, na fronteira, se precisar, pego pra Bolívia e pro Peru.

    No mais, tudo nos triques!! Só falta traçar a rota no BaseCamp usando o Viajeros - ainda não tive tempo. Farei na sexta-feira.

    Mas acho pouquíssimo intuitivo: dá um trabalhão. Não entendi a diferença entre rota e track, por exemplo. E não consegui clicar nos lugares e aí fazer a rota pelas estradas: aparece uma linha reta apenas, entre os pontos.

    Alguém ajuda? :-D
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