Powered by vBulletin

Expedição NOA (Noroeste Argentino) e Atacama de SW4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/08/2015, 18:26
    Marcelo J Manente
    Roteiro do NOA e Atacama
    Mais ou menos fechado este roteiro:

Projeto Atacama 2015
    Dia Data Cidades Km
    1º 26/dez Curitiba a Puerto iguazu 632
    1º 26/dez Puerto Iguazu a Posadas 310
    2º 27/dez Posadas a Santiago del Estero 950
    3º 28/dez Santiago del estero a Cafayete (com Quilmes) 339
    4º 29/dez Cafayete descanso Vinícolas. 200
    5º 30/dez Cafayete a Hualfin Caminho alternativo. 483
    6º 31/dez Hualfin a Antofagasta de la Sierra. 215
    7º 01/jan Antofagasta com passeios. 200
    8º 02/jan Antofagasta DLS a SADLC a Cachi (vou dividir em dois dias este) 474
    9º 03/jan Cachi a Salta 168
    10º 04/jan Salta descanso e passeios 200
    11º 05/jan Salta a Iruya e Humauaca 390
    12º 06/jan Humauaca a Susques (com Purmamarca) 265
    13º 07/jan Susques a Atacama 214
    14º 08/jan SP Atacama 300
    15º 09/jan SP Atacama 300
    16º 10/jan SP Atacama 300

Abraços
  • 17/08/2015, 19:15
    jeisonk
    Marcelo, tá ficando bom o roteiro.

Eu particularmente trocaria Santiago del Estero por Termas de Rio Hondo, não dá pra fazer a partir de Posadas, mas no dia anterior dá pra fazer Puerto Iguazu a Corrientes sossegado e ainda conhecer as ruínas de San Ignácio Mini.
    Bom, depois de Rio Hondo, vá a Cafayate "por dentro" via Tafi del Valle, é muito bonito o caminho e vai passar na frente das ruínas de Quilmes, que são muito bacanas.

Abraços
  • 17/08/2015, 19:51
    Júlio César Band
    Piotrek e Marcelo,
    Esta questão da Aduana parece que mudou a pouco tempo, ou começaram a explorar os turistas a pouco tempo.
    Vou tentar explicar bem o que aconteceu.
    Lembrando que eu segui de Uyuni para SPA.
    Quando cheguei na saída da Reserva Eduardo Avaroa, que fica na Laguna verde e um pouco antes do Paso Portezuelo del Cajon (como aparece no GPS), onde tem uma cancela e vc tem que mostrar os ingressos do parque, ao perguntar se era ali que fazia a Aduana, um Boliviano que estava perto (acho que era guia) falou que era poucos quilometros a frente. Mas logo de cara ele já perguntou se eu já tinha feito a saída do carro, e quando falei que não ele me aconselhou a voltar até a outra Aduana que fica próximo aos geisers, que no mapa viajeros aparece com o nome de Paso Cajon, e no mapa Mapear Argentino aparece com o nome de Apacheta.
    Mas como eu já estava bem proximo do Paso Portezuelo del Cajon (como aparece no Mapear da Argentina), resolvi arriscar. Chegando lá estava bem cheio, com uma fila bem grande e muitos microonibus, vans e 4x4. Ficamos na fila, até que alguém lá de dentro gritou alguma coisa sobre dividir a fila pra entrada e pra saida na Bolívia, e de repente pronto, bagunçou tudo, não havia mais fila, somente um aglomerado de gente tentando entrar na pequena sala. Quando estava chegando a nossa vez, fui buscar meu filho no carro, pois geralmente eles querem ver todos os tripulantes do carro. Quando voltava já encontrei minha irmã saindo da salinha falando que eles disseram que ali não fazia mais a saida do carro, apenas pessoas, mas que ficariam com o documento e enviariam a outra aduana por algum carro deles que fosse pra lá (lembrando que pra isso não cobraram nada, acho que me expressei mal no outro post). Ela também falou que estavam cobrando acho que 25 pesos por pessoa, não lembro bem, de todos que estavam lá dentro. Ela estava apenas com uns 30 e poucos pesos e rapidamente eles aceitaram, mesmo sendo 4 pessoas. Ficando claro aí que eles estavam extorquindo todos, pois se fosse uma taxa legal iríamos ter que pagar 100 pesos das 4 pessoas.
    Bom, saímos rápido dali antes que eles mudassem de ideia.
    Aí a minha irmã se lembrou de uns brasileiros em uma Hillux que encontramos em Uyuni. Eles foram de SPA pra Uyuni. Eles tinham falado com ela alguma coisa sobre Aduana, mas na hora ela nem deu muita atenção.
    Depois do ocorrido ela lembrou que eles tinham comentado que tinham passado direto da entrada pra Aduana nos Geises, e tiveram que voltar alguns quilometros. E eles tinham falado tambem que tinham passado em um lugar que os carros dos guias Chilenos voltavam e as pessoas passavam para o carro dos Bolivianos.

Nossa, que texto longo e confuso!!!rsrs

Mas enfim, é bom tentar confirmar isso oficialmente, ou com alguém conhecido da região, pois pode ter mudado mesmo, ou simplesmente não estão querendo fazer, talvez para dificultar e inibir o acesso em veículos particulares. Talvez tenha sido o próprio governo que mudou, com este mesmo motivo.

Mas se você for de SPA para Uyuni, não tem problema nenhum, pois se não fizerem ali, uns 80km a frente no caminho, é so vc entrar uns poucos quilometros em direção aos geisers e fazer lá. sem nenhum transtorno ou atraso.

Mas de Uyuni para SPA, é complicado, pois se não quiserem fazer, vc vai ter que voltar estes 80km. Por isso é bom confirmar antes, ou ir direto na Aduana dos geisers, e não deixar pra fazer na da laguna verde.

Desculpe o texto longo, mas é melhor vc perder 15 min lendo isso do que perder meio dia da viagem..rsrsrs Pois depois fiquei sabendo de algumas pessoas que tiveram que voltar.
    um abraço.
  • 18/08/2015, 00:13
    Marcelo J Manente
    Citação:

Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    Marcelo, tá ficando bom o roteiro.
    Eu particularmente trocaria Santiago del Estero por Termas de Rio Hondo, não dá pra fazer a partir de Posadas, mas no dia anterior dá pra fazer Puerto Iguazu a Corrientes sossegado e ainda conhecer as ruínas de San Ignácio Mini.
    Bom, depois de Rio Hondo, vá a Cafayate "por dentro" via Tafi del Valle, é muito bonito o caminho e vai passar na frente das ruínas de Quilmes, que são muito bacanas.
    Abraços

Jeison,

O caso dos 2 trechos longos inicialmente é que quero chegar às principais atrações logo. até por que, nas minhas duas expedições anteriores eu consegui, sem muito esforço, rodar 1150 km no primeiro dia. Talvez eu nem saia por Puerto Iguazu e sim por Barracão - PR / Bernardo de Irigoyem - Argentina. Assim diminui uns 60 a 100 Km.

Minha ideia da ida a Cafayete é esta mesmo, parece que leu minha mente. Quilmes esta nos planos tbm.
    Depois na volta penso em refazer este mesmo caminho e ir até Concepcion para depois tomar uma estrada que sobe a serra ao lado do Parque Nacional Campo de Los Alisos. A estrada vai até Yanka Suma e depois passa pela Cuesta La Chilcha, para no final desembocar na Ruta 40 em Belém.

Valeu pelas dicas, vou analisando.

Abraço.
  • 19/08/2015, 18:23
    Marcelo J Manente
    Nova atualização do roteiro. Este com apenas 26 dias. Será que tem algo a acrescentar?

Projeto Atacama 2015
    Dia Data Cidades Km
    1º 26/dez Curitiba a Puerto iguazu 632
    1º 26/dez Puerto Iguazu a Posadas 310
    2º 27/dez Posadas a Santiago del Estero 950
    3º 28/dez Santiago del estero a Cafayete (com Quilmes) 339
    4º 29/dez Cafayete descanso Vinícolas. 200
    5º 30/dez Cafayete a Hualfin Caminho alternativo. 483
    6º 31/dez Hualfin a Antofagasta de la Sierra. 215
    7º 01/jan Antofagasta com passeios. 200
    8º 02/jan Antofagasta DLS a SADe Los Cobres 326
    9º 03/jan SADLCobres a Cachi 149
    10º 04/jan Cachi a Salta 168
    11º 05/jan Salta descanso e passeios 200
    12º 06/jan Salta a Iruya e Humauaca 390
    13º 07/jan Humauaca a Susques (com Purmamarca) 265
    14º 08/jan Susques a Atacama 214
    15º 09/jan SP Atacama 300
    16º 10/jan SP Atacama 300
    17º 11/jan SPA a Uyuni 440
    18º 12/jan Uyuni 300
    19º 13/jan Uyuni reserva Eduardo Avaroa. 321
    20º 14/jan Eduardo Avaroa a Antofagasta. 432
    21º 15/jan Antogafasta a Copiapó 539
    22º 16/jan Copiapó a Fiambala 480
    23º 17/jan Fiambala´descanso e passeios 200
    24º 18/jan Fiambalá a Villa Angela 980
    25º 19/jan Villa angela A Bernardo de Irigoyen 849
    26º 20/jan Barracão a Curitiba 558
  • 23/08/2015, 18:06
    Marcelo J Manente
    Pessoal,

Já coloquei anúncios no site Mochileiros procurando companhia de caronistas para viagem.
    Tenho 3 lugares livres na SW4.
    Se não tiver companhia não irei sozinho desta vez. O custo seria muito alto.
    Mas se tiver mais dois arrisca de eu ir, diminuindo a programação e os dias.

Um abraço.
  • 25/08/2015, 09:27
    Marcelo J Manente
    Opaaaaaaa, agora só um lugar na aventura.

Duas pessoas já confirmaram.

E pessoal, vou ter que encurtar o trip para em torno de 20 dias, no máximo 23 dias.

O que não posso deixar de fora?

Abraço.
  • 25/08/2015, 10:45
    jeisonk
    Tira Bolívia
    Não que não valha a pena, mas vai simplificar tua viagem
    E daí um dia tu faz uma trip focada nisso, tem muita coisa bacana por lá.

Só opinião

Abraços
  • 25/08/2015, 11:24
    Vicente Guimaraes
    Tirar Bolívia?

Dos 3 lugares (NOA, Atacama e Bolívia) a Bolívia foi o que mais gostei, é imperdível !!

Eu reduziria um pouco o tempo em NOA.... aumentaria mais um dia no Atacama só 2 é pouco.
  • 25/08/2015, 12:30
    jeisonk
    Vicente, sem dúvida é um lugar belíssimo, tanto é que acho que vale uma viagem somente pra lá.

:concordo:
  • 26/08/2015, 16:51
    Piotrek
    Marcelo,

Fui agora em abril/2015, como vc sabe.

Ficamos todos (eu, Valter e minha esposa) muitíssimo bem impressionados com NOA.

Tanto é que estendemos nosso tempo por lá. A paisagem é linda. Montanhas incríveis. Povo simples, nativo, acolhedor, sorridente. Preços ótimos. Estradas muito boas. Tem de fazer com calma.

Reserva Eduardo Avaroa, na Bolívia, é incrível. Não deixe de incluir, pq são apenas 3 dias. Porém intensos.

Eu tiraria litoral do Chile e, sim, SPA.

SPA, como te disse, é caríssima, fala-se muito inglês, preços pra gringos, comida internacional bla bla bla. Outro colega que foi há poucas semanas relatou aqui que pagou R$ 900 num quarto!!! Absurdo! É isso que vc busca nessa região do Chile? Ou vc buscaria isso em Santiago, em Buenos Aires, em Londres, em San Francisco/EUA? Nessa nossa vizinhança, eu busquei língua castellano, quéchua, nativos, comida típica, interior, paisagem nativa etc. Lá é Disney pra gringo achar que tá no deserto. To fora. Fiquei uma noite apenas, pq era ponto de entrada pro Paso Cajón. O pouco que vi, não curti. Pessoal de Londrina/PR, que estava conosco, fez tudo em SPA. Depois seguiram conosco pra Eduardo Avaroa. Confirmaram o que eu tinha pesquisado: Bolívia é bem mais linda, mais barata etc.

Eu cortaria Chile inteiro.

Numa outra vc faz Chile. E em outra, Titicaca, Cuzco, Macchu Pichu - como planejo.

Estou sem tempo, como vc pôde ver. Mil viagens a trab. e trampo pesado. Mas já já continuo meus relatos no blog.

abração e vai dar certo!! :-D
  • 26/08/2015, 20:10
    Marcelo J Manente
    Citação:

Postado originalmente por Piotrek Ver Post
    Marcelo,
    Fui agora em abril/2015, como vc sabe.
    Ficamos todos (eu, Valter e minha esposa) muitíssimo bem impressionados com NOA.
    Tanto é que estendemos nosso tempo por lá. A paisagem é linda. Montanhas incríveis. Povo simples, nativo, acolhedor, sorridente. Preços ótimos. Estradas muito boas. Tem de fazer com calma.
    Reserva Eduardo Avaroa, na Bolívia, é incrível. Não deixe de incluir, pq são apenas 3 dias. Porém intensos.
    Eu tiraria litoral do Chile e, sim, SPA.
    SPA, como te disse, é caríssima, fala-se muito inglês, preços pra gringos, comida internacional bla bla bla. Outro colega que foi há poucas semanas relatou aqui que pagou R$ 900 num quarto!!! Absurdo! É isso que vc busca nessa região do Chile? Ou vc buscaria isso em Santiago, em Buenos Aires, em Londres, em San Francisco/EUA? Nessa nossa vizinhança, eu busquei língua castellano, quéchua, nativos, comida típica, interior, paisagem nativa etc. Lá é Disney pra gringo achar que tá no deserto. To fora. Fiquei uma noite apenas, pq era ponto de entrada pro Paso Cajón. O pouco que vi, não curti. Pessoal de Londrina/PR, que estava conosco, fez tudo em SPA. Depois seguiram conosco pra Eduardo Avaroa. Confirmaram o que eu tinha pesquisado: Bolívia é bem mais linda, mais barata etc.
    Eu cortaria Chile inteiro.
    Numa outra vc faz Chile. E em outra, Titicaca, Cuzco, Macchu Pichu - como planejo.
    Estou sem tempo, como vc pôde ver. Mil viagens a trab. e trampo pesado. Mas já já continuo meus relatos no blog.
    abração e vai dar certo!! :-D

Grande Piotrek,

O caso é o seguinte. Sou professor e as finanças estão complicadas. Eu não sei se ano que vem terei grana para fazer uma viagem destas. Este ano estou dependendo do 13º e umas pequenas economias para poder fazer a expedição.
    Então quero fazer o máximo de atrações em 20 a 25 dias (vou ver com os outros participantes), pois ano que vem não sei se poderei ir. Tenho que arrumas umas coisas aqui em casa pois mais adiante eu penso em vendê-la e comprar uma casa menor para usar o resto do dinheiro para... viajarrrrrr. Quem sabe uma volta ao mundo.

No caso do litoral do Chile é apenas passagem para ir até o Paso San Francisco. E SPA é sonho antigo. Estou vendo se tem algum lugar pra dormir em Toconao, 27 Km dali.
    Quando fui para a Carretera haviam casas que alugavam quartos a preços bem baixos, algo como 50 por noite em quarto duplo (banheiro fora). Não ligo de dormir em beliches num hostel.

Ha! E já cortei um dia de Atacama. Vou postar o novo planejamento.

Abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 18 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 8910111213141516171819202122232425262728 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:02.