Postado originalmente por
Piotrek
Marcelo,
Fui agora em abril/2015, como vc sabe.
Ficamos todos (eu, Valter e minha esposa) muitíssimo bem impressionados com NOA.
Tanto é que estendemos nosso tempo por lá. A paisagem é linda. Montanhas incríveis. Povo simples, nativo, acolhedor, sorridente. Preços ótimos. Estradas muito boas. Tem de fazer com calma.
Reserva Eduardo Avaroa, na Bolívia, é incrível. Não deixe de incluir, pq são apenas 3 dias. Porém intensos.
Eu tiraria litoral do Chile e, sim, SPA.
SPA, como te disse, é caríssima, fala-se muito inglês, preços pra gringos, comida internacional bla bla bla. Outro colega que foi há poucas semanas relatou aqui que pagou R$ 900 num quarto!!! Absurdo! É isso que vc busca nessa região do Chile? Ou vc buscaria isso em Santiago, em Buenos Aires, em Londres, em San Francisco/EUA? Nessa nossa vizinhança, eu busquei língua castellano, quéchua, nativos, comida típica, interior, paisagem nativa etc. Lá é Disney pra gringo achar que tá no deserto. To fora. Fiquei uma noite apenas, pq era ponto de entrada pro Paso Cajón. O pouco que vi, não curti. Pessoal de Londrina/PR, que estava conosco, fez tudo em SPA. Depois seguiram conosco pra Eduardo Avaroa. Confirmaram o que eu tinha pesquisado: Bolívia é bem mais linda, mais barata etc.
Eu cortaria Chile inteiro.
Numa outra vc faz Chile. E em outra, Titicaca, Cuzco, Macchu Pichu - como planejo.
Estou sem tempo, como vc pôde ver. Mil viagens a trab. e trampo pesado. Mas já já continuo meus relatos no blog.
abração e vai dar certo!! :-D