Powered by vBulletin

Expedição NOA (Noroeste Argentino) e Atacama de SW4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 18/06/2015, 17:41
    Júlio César Band
    Beleza Vicente,
    essa era uma das minhas maiores duvidas, achava que com neve não dava pra andar.
    A corrente é obrigatório mesmo? Mas posso comprar lá né? deve ser até mais barato.!?
    Aproveitando essa questão de obrigatório, o cambão tem que ser rígido ou uma cinta de reboque basta?

Abç
  • 19/06/2015, 11:34
    Vicente Guimaraes
    Citação:

Postado originalmente por Júlio César Band Ver Post
    Beleza Vicente,
    essa era uma das minhas maiores duvidas, achava que com neve não dava pra andar.
    A corrente é obrigatório mesmo? Mas posso comprar lá né? deve ser até mais barato.!?
    Aproveitando essa questão de obrigatório, o cambão tem que ser rígido ou uma cinta de reboque basta?
    Abç

Sim a corrente é obrigatória vc ter no carro, como o estepe e extintor de incêndio. O uso só é obrigatório quando há neve ou gelo na estrada. Geralmente vc vai ficar sabendo quando o uso é obrigatório (em estradas asfaltadas). Os policiais rodoviários fazem essa indicação, ou fecham a estrada e só deixam passar quem está com cadenas. Em alguns locais existes placas luminosas indicando "uso obrigatório de cadenas neste trecho" (óbvio escrito em espanhol...)

O idela é comprar lá mesmo, não compre perto da fronteira porque são caras (pega brasileiros). Compre numa cidade mais para o interior, num supermercado, borracharia ou loja de departamentos.

Eu não tenho certeza se o uso do cambão é obrigatório. Os carros que aluguei na Argentina, Chile e Bolívia não tinham cambão.... Agora para utilitários não sei....

Seria interessante vc ler o código de transito dos países que vai viajar. Tem muita bobagem na internet (lencol branco... saco para vomito... kit disso e daquilo)
  • 19/06/2015, 11:46
    Júlio César Band
    Valeu Vicente,
    obrigado pela ajuda.
  • 19/06/2015, 12:26
    Newton Guerra
    Vicente, a corrente não é equipamento obrigatório. O que pode acontecer é o que você disse de só permitirem a passagem de quem tem correntes em algum trecho mais complicado. Normalmente nas estradas principais isso não ocorre, eles só liberam a estrada com condições de tráfego para qualquer carro.

Fui para a região de neve da Argentina no inverno de 2013 com amigos argentinos. Em caminhos turísticos de montanhas com mais neve eles sempre paravam e obrigavam os 4x2 a colocar correntes e perguntavam se os 4x4 estavam traçados. Não exigiam correntes para nós.

De qualquer maneira, em todas as cidades próximas da cordilheira tinham correntes para alugar: Mendoza, Malargue e Zapala.

Quanto à obrigatoriedade dos demais equipamentos na Argentina, os guardas hermanos são bem sacanas, sabem do nosso medo e sempre perguntam se carregamos cambão e estojo de primeiros socorros. Se dissermos que não pedem uma graninha ameaçando multar. Já fui para lá várias vezes, já perguntaram se eu tinha, disse que sim (e tinha mesmo) e nunca olharam.

Um amigo argentino trabalha com segurança de tráfego, sabe tudo de leis. Ele jura que só é obrigatório o extintor e 2 triângulos, mais nada. Se exigirem algo mais é abuso. Duro é argumentar com a polícia...

Abraços
  • 19/06/2015, 13:47
    Vicente Guimaraes
    Citação:

Postado originalmente por Newton Guerra Ver Post
    Vicente, a corrente não é equipamento obrigatório. O que pode acontecer é o que você disse de só permitirem a passagem de quem tem correntes em algum trecho mais complicado. Normalmente nas estradas principais isso não ocorre, eles só liberam a estrada com condições de tráfego para qualquer carro.

Fui para a região de neve da Argentina no inverno de 2013 com amigos argentinos. Em caminhos turísticos de montanhas com mais neve eles sempre paravam e obrigavam os 4x2 a colocar correntes e perguntavam se os 4x4 estavam traçados. Não exigiam correntes para nós.

Obrigatório no sentido de "ter que ter" por segurança. Como vc disse em alguns trechos eles fecham e só passa que tem "cadena". Dependendo do "guardinha" os 4x4 passam, mas em alguns locais ninguém passa sem corrente.

Mesmo sendo 4x4, como escrevi acima, em trechos com neve e gelo nem 4x4 adianta... vi uma SW4 patinando sem sair do lugar e vi um perua subaru que derrapou e ficou presa na pilha de neve acumulada na lateral da pisca.

No Chile vi varias viaturas 4x4 e 4WD com cadenas (nas estradas de rípio que levavam à estação de esqui de Chillan e Corralco)

Citação:

De qualquer maneira, em todas as cidades próximas da cordilheira tinham correntes para alugar: Mendoza, Malargue e Zapala.

O problema de alugar e que vc tem que voltar pra devolver... não dá pra seguir viagem. As cadenas não são tão caras e pode ser colocado apenas 1 par.

Eu não abriria mão de ter um par comigo numa viagem dessas.

O problema é colocar a cadena, é importante treinar uma ou duas vezes antes... depois que pega o jeito é mole... mas no inicio parece impossível,,, Agora imagina na hora da neve, maior frio, vc lá com luvas e com as mãos geladas... o acostamento fica cheio de neve... é bem complicado

Citação:

Um amigo argentino trabalha com segurança de tráfego, sabe tudo de leis. Ele jura que só é obrigatório o extintor e 2 triângulos, mais nada. Se exigirem algo mais é abuso. Duro é argumentar com a polícia...

Exatamente.... nos carros que aluguei naõ tinha cadena, cambão, nada....
  • 19/06/2015, 14:28
    Júlio César Band
    Realmente, tinha visto um documento da embaixada na internet que dizia obrigatório apenas 2 triangulos e kit primeiros socorros. Mas vou levar a cinta. O cambão que acaba ocupando mais espaço e peso.

A corrente, dependendo do preço, quero até comprar, pra depois trazer pro Brasil, se for barato é claro.
  • 19/06/2015, 14:29
    Newton Guerra
    4 Anexo(s)
    Essa conversa tá me deixando com vontade de pegar estrada :safari-rig: :mrgreen:. Neve é friozinho mas é bom demais. Preciso fazer um relato dessa última viagem, fiquei devendo por aqui.

A foto da traseira é no asfalto, a de frente com pneu cheio na terra (não consegui ir muito longe assim) e as outras 2 "no mato" (com 10 libras de pressão e primeira reduzida vai em qualquer lugar). Os hermanos deram uma bela aula pra gente. Esse cara com uma série 80 na foto escolhia um rumo e ia. Fiquei apaixonado pela HDJ 80.

Abraços
  • 19/06/2015, 14:45
    Júlio César Band
    Pois é, estou ansioso pela neve. Nunca vi ao vivo... Quanto mais dirigir. :putz::evil::shock:
    Qual é a sensação? É parecido com lama? areia? Não tenho nem noção.
    Mas como vou estar em apenas um carro, vou analisar bem a situação, pra ver se vale a pena o risco. Ainda mais que o carro que vou está sem guincho, e ainda estou acostumando com ele. Até pensei em pegar o guincho do outro carro, mas não sei se vai dar tempo de fazer uma mesa nova.
  • 19/06/2015, 15:02
    Newton Guerra
    Sozinho fora de estrada não dá, é perigoso ficar parado muito tempo.
    Eu achei 10 vezes mais divertido andar na neve fofa do que na lama, pois não suja nada. Parece mais com a condução na areia do que na lama. Tem que esvaziar muito o pneu mas, ao contrário da areia, pé leve, redução e rotação baixa o tempo todo. O mais difícil é sair do lugar. Depois de um tempo peguei confiança e saí mais rápido do que deveria: o carro cavou 4 buracos e ficou com a barriga no chão, rsrsrs. Bastou um tranco com cinta para andar de novo.

O perigoso mesmo é asfalto, eles chamam de asfalto negro (como se fosse molhado mas brilha por causa do gelo). Nas outras situações é só andar beeeem devagar e sentir o volante. Se enxergar algum trecho molhado mas sem água escorrendo pode parar antes no acostamento e dar uma checada se não é gelo.

Outra coisa muito perigosa é o vento branco. A neve cai forte e não se enxerga nada na frente. O limpador não funciona direito. Não se esqueça de colocar anticongelante não só no radiador como no reservatório do parabrisa. Nas regiões frias eles vendem um shampoo próprio ou misturam um pouco de álcool. O diesel à medida em que vai se aproximando das regiões frias já tem aditivo, não é problema. Se for gasolina esquece, zero problema.
  • 19/06/2015, 15:31
    jeisonk
    :palmas::palmas:
  • 19/06/2015, 16:16
    Piotrek
    De acordo com as leis da Argentina, precisa levar 2 triângulos e extintor. Esses são o que realmente pedem na prática.

Tbm de acordo com a lei, teria de ter canbão (e não cinta), mas não pedem. Corrente para neve. Primeiros socorros, mas não pedem.

Os guardas no NOA foram simpatississimos. Não tivemos qualquer problema ou corrupção. Fomos parados várias vezes. Mas todo ok.
  • 19/06/2015, 16:18
    Newton Guerra
    Citação:

Postado originalmente por jeisonk Ver Post
    :palmas::palmas:

Bora levar a boneca azul anabolizada para o frio em julho/2016? :torcendo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 23456789101112131415161718192021 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:13.