Postado originalmente por
Piotrek
hahaha Eu tbm fiquei a mil antes de ir, Xexelo, com as várias diferenças de opiniões.
Vc tem de sentir quem tem perfil mais parecido com o teu e aí ir classificando as opiniões, pra vc ver quais opiniões, de quais pessoas, são mais adequadas pro teu perfil de viajante e de viagem.
Cada um sempre terá uma opinião: que serão às vezes conflitantes, opostas, ou convergentes. Tem de deixar umas boas tantas de lado, aceitar outras e ir montando teu roteiro. Ler o máximo de dicas de pessoas diferentes. Entender o perfil de quem dá dica e aí montar o teu roteiro. Esquece o restante. Aí, já no local, na viagem, vc vai assuntando com os locais o que eles acham - e igualmente vc vai encontrar opiniões conflitantes, opostas, convergentes. Terá de seguir teu instinto ;-)
Eu queria sem falta, de Cafayate, subir por uma das estradas: Quebrada de las Flechas (esquerda) ou Quebrada de las Conchas (direita). Na verdade, eu queria fazer as duas, mas como eu tbm queria sem falta passar em Cachi, Recta Tin Tin, Cuesta de Obispo, tive de optar por uma ou outra.
São decisões que temos de fazer e pronto.
Achei que eu tivesse sido mais claro hehe Eu faria ambas: e pularia Cuesta del Obispo. Ela parece ser mais famosa do que realmente vale. Vale, sem dúvida, mas se vc perde-la não será o fim do mundo. Vc terá ganho, por outro lado, alguma outra Quebrada. Sacou?! Qualquer decisão será acertada: tenha isso em mente. A região inteira é sensacional.
Sobre tua pergunta específica: "de Tolar Grande a Cachi deve dar uns 340 Km. Saindo cedo acho que dá para fazer em 10 hs, ou será que não? Qual seria a opção no meio do caminho entre Tolar Grande, SADLC e Cachi para dormi? La Poma (285 Km)?". Não, não rola fazer isso tudo num dia. Impossível. Só se for rally - e mesmo assim fica puxado. O trecho entre Cachi e SADLC é maravilhoso, montanhoso, com trechos absurdamente estreitos na beirada de desfiladeiros. Como te disse, a estrada estava FECHADA. Polícia fechou e disse para não irmos. No trecho inteiro, que tomou dia todo, cruzamos um único carro. É relativamente perigoso, tanto por ser isolado, como pelo frio, e principalmente por uns 2-3 desfiladeiros/desmoronamentos. Não tem como vc fazer rápido.
O que fizemos, pra conseguir incluir mais coisa, foi ter voltado, aí sim numa tacada só, de Antofagasta de La Sierra pra Cafayate, num único dia. Como tínhamos subido até Antofagasta DLS devagar, parando mil vezes, tirando mil fotos, tentando salvar vicuña presa à cerca etc., descemos numa tacada só. Foi bem tranquilo. Estrada super boa e boa parte de asfalto.
Sobre grana, relaxa. O gasto maior é combustível. Hospedagem, ficamos em casas com muitos quartos, que oferecem pra dormir. Muito mais bacana, mais hospitaleiro, mais local, mais barato. Tenho dicas em vários locais. Comida, idem, baratinho. Os lanches e frutas comprávamos em mercadinhos e aí era almoço barato por aí.
Fomos em 3 pessoas. Foram 26 dias de trip. Eu e minha esposa gastamos juntos uns R$ 6.000,00. Tudo incluso.