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  • #241



    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Sendo que o AdBlue é bem mais simples porque é colocado no tanque juntamente com o diesel, enquanto para o ARLA-32 vai ser preciso um reservatório separado.
    CORREÇÃO: Tanto o AdBlue quanto o Arla-32 são compostos aquosos de amônia, logo não podem ser misturados ao diesel e ambos devem ter tanques separados destes. E ambos ARLA 32 é ambos reagentes são usados juntamente com o sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir quimicamente as emissões de óxidos de nitrogênio presentes nos gases de escape dos veículos a diesel.

    Anthom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -ranger-010707_adblue_func_375.jpg  

  • #242
    Trecho retirado do Link postado por Florestal:

    "O novo diesel com baixo teor de enxofre pode ser usado nos veículos mais antigos?
    Pode e também com vantagens: redução das emissões de material particulado, menor desgaste dos anéis e cilindros, com aumento da vida útil, e menor deterioração do óleo lubrificante."

    Obviamente deste de que não esteja adulterado ou vencido...

    Só num entendi bem o porque disto aqui:

    "O que ocorre se acabar o ARLA 32 do tanque ou se for abastecido com produto errado?
    Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder 25% ou 40% do seu torque até que o tanque seja abastecido corretamente. O motor só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas."

    já que o ARLA entra só na expulsão final dos gases...

    Citação Postado originalmente por Florestal Ver Post
    Pessoal boa noite

    Li todo o tópico e dá pra perceber que há várias opinões e informações certas e erradas.

    Um exemplo é o EGR. Uns dizem que é válvula, outros dizem que é catalisador. etc.

    Pensando que minha memória das antigas aulas de Mecânica de máquinas e motores que tive na faculdade (sou Eng. Florestal onde a matéria é obrigatória) estivessem me traindo, fui buscar nas minhas anotações e também encontrei um ótimo link, postado aqui mesmo nesse tópico, publicado pelos maiores fabricantes de caminhões do país, coordenados pela Anfavea, que traz uma série de perguntas e respostas sobre o tema.

    Com relação ao EGR, minha memória não estava me traindo, ele é simplesmente um sistema de recirculação de gases, do inglês exhaust gas recirculation e existe desde a década de 70 na europa. Nos motores de ciclo diesel (somente diesel), quando a temperatura chega perto dos 1370 oC, o nitrogênio (presente no ar admitido), começa a reagir com o oxigênio (também presente no ar), produzindo os tais já mencionados óxidos de nitrogênio (genericamente chamados por NOx pode ser NO, NO2, etc....), responsável por agravar o problema do ar de nossas já poluídas cidades. O EGR é um sistema que permite a recirculação dos gases (e portanto não é válvula nem catalisador), diminuindo sua temperatura (de combustão) e portanto reduzindo a quantidade de NOx formado durante a queima do diesel.

    Nos motores P7, que começaram a ser comercializados a partir desse ano, esse sistema é obrigatório, além de sistemas de pós tratamento dos gases de exaustão (após a combustão do diesel). Juntamente com a obrigação de comercializar o diesel s50, essas alterações formam o Proconve 7, equivalente ao Euro 5.

    Sobre utilizar ou não o S50 nos motores antes de 2012, há o comentário técnico e o humano.

    O técnico é o seguinte. Realmente não faz sentido exigir tais mudanças nas viaturas mais antigas, além de ser inconstitucional (vide cinto de segurança 3 pontos para carros antigos - tb não é obrigatório). Em função da ausência dessas alterações nos motores mais antigos, a redução das emissões é significativamente menor do que nos motores p7. Como exemplo, enquanto que nos motores p7 emitem 80% NOx com o S50, nos motores antigos, a falta do EGR e do pós tratamento faz com que essa redução não chegue a 10 no máximo 15% em motores p5 para baixo (sim pularam o p6...).

    Agora o lado humano. 10% de 1 real são 10 centavos. Vamos considerar 10% dos 40 bilhões de litros de diesel que consumimos por ano no país. São 4 bilhões de litros. Agora supondo que 1% disso seja S50 (o que é muito para 2012) temos 40 milhões de litros, rodando com uma emissão média de 80% menor de NOx. Sao milhares de toneladas a menos de NOx na atmosfera verde e amarela.

    Semana retrasada uma filha de 1 ano de um colega foi internada em SP com problemas respiratórios. Acho que todos aqui já ouviram estórias semelhantes, principalmente no inverno. Portanto, acredito que deveríamos incentivar o uso do S50, como forma de reduzir as emissões de gases poluentes, e cá entre nós, 10 centavos a mais para reduzir 80% do NOx e 90% dos particulados está de bom tamanho... embora concorde que não deveria custar mais e sim menos, uma vez que o governo reduzirá o seu gasto com doenças respiratórias em médio prazo, principamente nas grandes cidades. Ontem vi num posto de estrada (nova bandeirantes posto graal sentido interior não lembro o km) o S50 por R$ 2,09

    Para aqueles que querem saber um pouco mais, sugiro a ótima cartilha da Anfavea supra mencionada. http://www.anfavea.com.br/documentos...onveSPREAD.pdf

    Em tempo, o Leo está certo, não há previsão para instalação de sistemas de redução catalítica seletiva, ou SCR (Selective Catalityc Reduction) em pickups e SUVs, onde um aditivo químico (arla 32 ou similar), é borrifado nos gases de exaustão, reagindo quimicamente com o gás e reduzindo ainda mais a emissão de NOx.

    Portanto, não há, necessidade, e na verdade nem há viabilidade técnica, de se utilizar arla 32 em veículos diesel pickups e SUVs. Agora se o sortudo tem uma mercedes GL 2012 ou outro carro a diesel que conseguiu importar da europa e tem o sistema, então tudo bem, sorte a dele (e a nossa também já que vai poluir menos). O Arla (Agente redutor líquido automotivo) não pode e não deve ser misturado no tanque uma vez que é um produto químico e não um combustível. Também não é aditivo, para alguns aficcionados com seu uso no tanque...quimicamente é um líquido a base de uréia. até serve como adubo (bem caro), mas como aditivo ou combustível não..rsrsrsrs..

    Em tempo 2, emissões de NOx de biodiesel varia de 1 a 17-18 ppm, em comparação do diesel que varia de 2 a 14-16 ppm, portanto, não é melhor ou pior, depende muito da forma como você dirige. O que ocorre é a menor emissão de particulados e também de CO (monóxido de carbono - letal em ambientes fechados). Agora alguns motores tem restrições ao uso do B-100, como a Amarok brasileira. já o B-5 ou B7 e até mesmo B20, que deve ser o padrão até 2020 se não me engano, podem ser usados sem restrições.

    Espero ter contribuido com o debate. E espero que o mesmo seja mais educado e diplomático . Imposições de pontos de vista nunca funcionam e chateiam os que ficam de fora do diálogo (as vezes monólogo acalorado.

    Abraços a todos

    Florestal
    Xterra 2005/2005

  • #243
    Depois lendo eu entendi o porque da redução do torque: a central de controle do motor fará isto sozinha quando detectar emissões acima do determinado... Quero ver isso funcionar no Brasil, o pessoal rapidinhi vai arrumar "correçoes" para tal limitação!!!

    Citação Postado originalmente por marcio_bispo Ver Post
    Trecho retirado do Link postado por Florestal:

    "O novo diesel com baixo teor de enxofre pode ser usado nos veículos mais antigos?
    Pode e também com vantagens: redução das emissões de material particulado, menor desgaste dos anéis e cilindros, com aumento da vida útil, e menor deterioração do óleo lubrificante."

    Obviamente deste de que não esteja adulterado ou vencido...

    Só num entendi bem o porque disto aqui:

    "O que ocorre se acabar o ARLA 32 do tanque ou se for abastecido com produto errado?
    Dependendo da categoria do veículo, o motor pode perder 25% ou 40% do seu torque até que o tanque seja abastecido corretamente. O motor só funcionará adequadamente com o produto fabricado de acordo com as especificações técnicas."

    já que o ARLA entra só na expulsão final dos gases...
    Xterra 2005/2005

  • #244

    Tabela EURO

    É isso aí Marcio.

    Encontrei essa informação aqui: VOLAREANDO: NOVO DIESEL PARA MOTORES EURO V

    Onde eles comentam: "Agora a peça chave para fazer tudo isso funcionar é, mais uma vez, o motorista, pois de nada adiantará toda a tecnologia e todo o custo, se o operador do veículo não tiver consciência da necessidade e importância de abastecê-lo corretamente. Para diminuir o risco de o motorista colocar fluidos não recomendados, o sistema avisa quando os níveis de emissão estão muito altos, seja por falta de ARLA32 ou de S50, se isso não for corrigido em 48h de funcionamento, o sistema tira 40% do torque do motor. Por isso parceiro, quando você tiver um Euro V nas mãos, ajude o mundo a respirar fundo tranquilamente."

    Anthon

  • #245
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    Citação Postado originalmente por marcio_bispo Ver Post
    Depois lendo eu entendi o porque da redução do torque: a central de controle do motor fará isto sozinha quando detectar emissões acima do determinado... Quero ver isso funcionar no Brasil, o pessoal rapidinhi vai arrumar "correçoes" para tal limitação!!!
    Já existe solução... remapeamento da ECU.
    Espera só os caminhoneiros descobrirem...
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #246

    Alteração criminosa da ECU.

    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Já existe solução... remapeamento da ECU.
    Espera só os caminhoneiros descobrirem...
    Para quem pensa ser legal a fama de malandragem que grande parcela do povo brasileiro semialfabetizado já tem, qualquer sacanagem para burlar as boas práticas é só vantagem, Certo Gerson ?
    Sugeri uma proposição que dificilmente, e de acordo com a nossa legislação, poderia retroagir, por isso irônica, mas positiva.
    Essa sua de alterar a ECU para driblar a lei é criminosa, e que sirva de alerta para a malandragem que ao invés de cérebro tem titica de galinha na cabeça .

    Citação Postado originalmente por Flávio Nilo Ver Post
    Acho que vou montar uma oficina só para instalar tanques para o ARLA-32 e AdBlue...
    Essa idéia do Anthon é muito boa...
    Instalar, ou melhor, fazer adaptações nas pickup's, para diminuir níveis de emissões...
    Era só o que faltava....
    Fica achando infeliz. Primeiro precisa ter capacidade para entender a tecnologia, além de ter que saber ler e escrever é preciso também aprender a interpretar, senão cai na categoria que mencionei acima para o Imperador.

    Lembre que este é um Fórum onde você pode concordar ou discordar sobre um assunto proposto, e não um Blog, onde por ignorância se fica apenas na busca de erros ou equívocos dos foristas que tem coragem de se expor.

    Anthom

  • #247
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Não necessariamente é malandragem.
    Você pode modificar a ECU pra evitar a perda de potência decorrente do fato de em determinado ponto (não lembro agora e estou com preguiça de pesquisar) você estar obrigado a abastecer com Arla32. Agora imagina se isso acontece no meio do nada e você, de repente, perde 40% da força do carro?

    Você pode remapear a ECU pra tirar essa limitação. Se quiser eliminar a limitação, é só fazer um pedido.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
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  • #248
    Citação Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Não necessariamente é malandragem.
    Você pode modificar a ECU pra evitar a perda de potência decorrente do fato de em determinado ponto (não lembro agora e estou com preguiça de pesquisar) você estar obrigado a abastecer com Arla32. Agora imagina se isso acontece no meio do nada e você, de repente, perde 40% da força do carro?

    Você pode remapear a ECU pra tirar essa limitação. Se quiser eliminar a limitação, é só fazer um pedido
    Pior, é malandragem criminosa.
    Se está com preguiça não chuta, deixa para quando tiver tempo, ai pesquise e proponha algo de útil para ser discutido.
    E não existe "meio de nada", sempre o meio é de alguma coisa ! Assim como você é multado e guinchado se ficar sem combustível nas rodovias, também o será se ficar sem um componente que é considerado essencial ao funcionamento da viatura.

    Anthom

  • #249
    Não considero malandragem não. É primeira coisa que faria seria arranjar um jeito de modificar o sistema assim como já fiz na EGR da minha Triton.

    Se o Governo fosse sério o diesel já seria 100% S50 ou S10 e custando muito menos. Se pelo menos o Governo tivesse a decência de incentivar tudo isso com redução de impostos eu poderia agir de outra forma...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #250

    Burlar tecnologia ambiental é crime.

    Cassita, como já postei anteriormente, a última refinaria da Petrobras entrou em operação em 1980, e hoje existem 3(três) refinarias em construção.
    A Petrobras, ainda no início da exploração do pré-sal, é a segunda maior empresa petrolífera do planeta, e a quarta maior empresa de capital aberto do planeta, portanto, não é questão de acreditar ou não no S50 e S10, é só questão de tempo a curto prazo.
    E quanto ao meio ambiente, também, todas as exigências são irreversíveis, e não tem essa de se a lei vai pegar ou não; burlar as tecnologias que visam a melhor qualidade de vida é CRIME.
    Então, ou os indivíduos se instruem, até voltando para os bancos escolares, ou vão ter que esvaziar os bolsos que também é uma forma de aprendizado.

    - Vai discutir com um policial rodoviário federal !

    Anthom

  • #251
    Usuário Avatar de CARLOS-BSB
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    Agradecimento: 1
    Ainda continuo abastecendo onde tem combustível com preço menos caro. Não importando se é S 500 ou superior ou o S 50.
    Temos uma das maiores petrolíferas do mundo e preço de Brasil. Tá bom!
    .

  • #252
    Banido
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    04/04/2011
    Local
    Em algum lugar.../
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    Agradecimentos: 0
    "Alteração criminosa da ECU" e "burlar tecnologia ambiental é crime". Acho que faltei a essa aula do curso de Direito... Gostaria de saber se algum policial rodoviário tem equipamento para averiguar se houve remapeamento da ECU... É cada viagem...
    AVISO: o uso abusivo de álcool ou uso de drogas, é prejudicial à saúde.

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