Oi Bordeux, foristas, boa noite,
Só para colocar as coisas em perspectiva: meu conhecimento de mecânica é limitado, suficiente para identificar os componentes, entender como as coisas funcionam e para resolver pessoalmente as coisas básicas, como trocar um filtro ou uma correia, ou identificar um problema mais óbvio, como foi o caso do vazamento num dos injetores. Imaginei que o problema fosse relativamente simples de resolver, daí que não procurei um "especialista", mas um mecânico conhecido. O carro foi rodando normalmente para a oficina, mas não pude acompanhar o serviço. Depois da limpeza e recolocação do injetor tudo parecia certinho. Mas, por qualquer razão ainda não descoberta, o motor se recusava a pegar, pois não chegava diesel para queimar. O caso complicou-se, indo além dos conhecimentos meus e do primeiro mecânico que procurei. Imagino que houve pane num componente elétrico/eletrônico. Parece que nunca vou saber exatamente o que aconteceu. Depois de mais de 2 semanas com o carro parado lá na primeir oficina, consegui localizar um "especialista" em motores diesel, inclusive SsangYong. Para o diagnóstico dos injetores, fez-se a remoção e limpesa de cada um, e os testes em bancada, com a medição do fluxo. Dentre os 5, 4 injetores estavam fora (longe?) da especificação. Das 5 velas de aquecimento, 4 estavam com problemas. Testou-se também a compressão dos 5 cilindros e num deles a compressão estava bem abaixo da normal.
Não tenho ainda uma razão formada para desconfiar das pessoas. Tenho mais dúvidas que respostas. Não entendo quais as causas de tantos problemas. Não entendo como um motor com funcionamento aparentemente normal, que rodava sem problemas no trânsito caótico do Rio, sem soltar fumaça, sem queda no nível de óleo lubrificante e sem perda perceptível de potência pudesse ter 2 cilindros com problemas: um por conta do vazamento, outro por conta da baixa compressão, além de 4 injetores funcionando "fora das especificações". Não entendo o que poderia ter sido feito de tão grave pelo primeiro mecânico para levar o motor a essa situação (supondo-se que o primeiro mecânico fez alguma besteira bem grande, inconfessável, como "inundar os cilindros com diesel" para causar um calço hidráulico, ou provocar uma sobrecarga elétrica ao encostar em algum lugar com um fio da rede de 110V/220V... sei lá). Não me preocupei ainda com as velas aquecedoras, que nem são necessárias aqui pelo Rio.
Entendo que os injetores, como qualquer peça, tem um desgaste ao logo do tempo, até mais acelerado por conta da qualidade do diesel. O fato de 4 injetores estarem funcionando, ainda que mal, fora da especificação, pode só apontar o fato de que em breve haveria uma falha severa.
Eu não sei ainda dos detalhes. Coloco todos os detalhes aqui, conforme eu for informado.
Obrigado Bordeux.
Saudações a todos,