Boa noite,
Amigos que estão instalando central multimídia. Se possível, coloquem fotos no tópico.
Tenho um Kyron GL 2010 e tenho interesse em por uma central, mas tenho dúvida na questão do acabamento/moldura.
Abraço
Versão Imprimível
Boa noite,
Amigos que estão instalando central multimídia. Se possível, coloquem fotos no tópico.
Tenho um Kyron GL 2010 e tenho interesse em por uma central, mas tenho dúvida na questão do acabamento/moldura.
Abraço
Caro Marcel, bom dia,
As fotos estão apresentadas logo abaixo.
Para fixar a antena, mandei fazer uma peça de aço galvanizado num formato parecido com um "h" da mesma largura do suporte da antena (uns 4-5 cm), onde a parte de baixo da letra h se encaixa no perfil da barra do bagageiro e a parte de cima da letra é onde se fixa o suporte da antena. No meu caso, a barra do bagageiro tem uma seção trapezoidal e a peça que fiz acompanha esse formato, com uma perna mais curta. Para evitar vibrações e proteger a barra, eu a cobri com uma tira de borracha de câmera de ar, também da mesma largura da peça. Fixei tudo com duas braçadeiras de aço. Escolhi a parte traseira do lado esquerdo para instalar a antena. Assim ela fica numa posição livre em relação à carroceria e bem elevada, sem atrapalhar o uso do bagageiro e, eu suponho, está menos exposta ao galhos da vegetação na lateral da estrada. O cabo da antena é passado para o interior do carro por um pequeno buraco na borracha de vedação por onde passa a fiação das luzes da tampa da mala. Duas gotas de cola de silicone fazem a vedação do buraco. Não posso esquecer de retirar a antena do suporte antes de entrar em estacionamentos e garagens, inclusive a minha, ou quando deixo o carro estacionado na rua. A antena é uma Today para VHF, 5/8 de onda, com uma mola acima da bobina da base. Não lembro dos outros detalhes da antena. Para ajustar corretamente o comprimento da antena e passar os cabos para o rádio, eu pedi ajuda a uma pessoa que trabalha com a instalação de rádios para taxistas.
Comprei o meu radio VHF ICOM V8000 depois de uma pesquisa que fiz na internet. Comparei uns poucos modelos e acabei decidindo pelo que tinha os atributos que achei mais importantes a um preço razoável. Tinha que ser pequeno para embutir no painel do carro, e com boa potência para operar em VHF – até 75W. A posição do alto-falante no painel frontal do rádio também ajudou na escolha. Não lembro dos outros modelos de rádios que pesquisei naquela época.
Para a instalação no lugar do porta-trecos do painel, eu precisei “esculpir” um pedaço de borracha EVA com 2 cm de espessura, de forma a prender firmemente o rádio. Deu trabalho para esculpir, pois o espaço ali tem um formato todo assimétrico, torto mesmo. O rádio fica inclinado, com o fundo descansando sobre uma estrutura metálica que existe por trás do painel. Fixei uma tira de borracha no corpo do rádio para evitar ruídos e trepidação contra essa estrutura de metal. O rádio tem ventilação suficiente e é facilmente removível. A alimentação do rádio é direta na bateria. Os cabos ficam totalmente embutidos no painel e a peça de EVA azul ganhou depois uma cobertura de Contact preto como acabamento. Na foto aparece também um multiplicador de tomadas para o GPS, carregadores de celular, câmera e tudo mais. O porta-trecos é preso por 2 clips e, para removê-lo, você precisa puxá-lo para cima com uma certa firmeza. Não pense em danificar o porta-trecos, pois ele custa uma pequena fortuna.
Para complementar o IC-V8000, comprei um HT Baofeng 5RA, VHF-UHF, com 5W de saída, baratinho, com uma antena dual-band de base magnética, para ajudar na comunicação à curta distância.
Espero ter ajudado. Fique à vontade para me procurar se você quiser mais detalhes.
Abraços,
Caros colegas,
Esse final de semana coloquei minha viatura na areia pela segunda vez. O carro estava cheio (7 pessoas), com os pneus cheios (30lb) e eu ainda estava com a reduzida acionada, sem poder acelerar muito. Resultado: atolei na beira da praia em menos de 300m. Fiquei tranquilo pois já havia consultado a tábua de mares e sabia que a maré estava baixando. Bem, baixei para 20lb (fiquei com medo de destalonar baixando mais que isso), desci todos do carro, e sai facilmente de ré. Com os pneus baixos andamos pela praia e dunas.
Minha conclusão: o carro é muito forte e transmite muita confiança, até para um neófito no mundo 4x4 como eu!
Del Costa, Marcel, caros foristas, boa noite,
Del Costa, passei a usar 32lbs nos pneus novos. Melhorou, não dá mais impressão de pneu murcho! Mas também não parece ter a mesma aderência dos pneus originais, acho que pelo simples fato de ser AT. Vou tentar prestar atenção no desgaste. Encontrei os pneus com o melhor preço no Paraná. Todos os modelos de pneus aqui no Rio eram muito mais caros, inclusive o Maxxis.
Marcel, parabéns! O carrão é mesmo bom, e a experiência é fantástica!
Levei minha Kyron por algumas centenas de quilômetros na areia da praia e dunas com os pneus originais calibrados para 18lbs, andando tranquilo até uns 60km/km na areia, no automático em 4x4 sem reduzida. Cheguei a testar os 100km/h com areia bem firme e praia deserta, mas cortei logo a brincadeira - é muito arriscado. Nunca precisei, mas tinha em mente usar a reduzida e poder baixar gradualmente os pneus até umas 10lbs para sair de alguma emergência. Eu levava um calibrador e um compressor, além de duas pranchas de desatolagem e uma cinta. Até agora, só atolei uma vez, aí no Ceará, um dia depois de eu puxar um Troller atolado até a alma na areia da praia. Reduzida eu usei muito pouco até agora, mais para testar e para passar devagar por alguns trechos mais íngrimes com pedras.
Quem sabe, no ano que vem, me surge uma nova oportunidade para passear novamente pelas areias do Ceará.
Você que está aí, aproveite bastante. O lado de Jericoacoara é um show imperdível.
Saudações a todos,
Caros foristas:
Sou novo por aqui.
Mas ressalto que minha decisão em comprar uma Kyron, teve influência do que li no Fórum.
Tenho uma Kyron 2.0 GLS - 2011.
Com 43.000 Km a concessionária aconselhou a troca da Correia (desculpem a ignorância: Dentada ou Poly V - não sei) e do tensor.
Aos 46.000 Km (mais ou menos) rompeu um filamento (do total de 6), fui cuidando e na revisão dos 50.000 Km a concessionária trocou a correia novamente. Ressalto que estou a 300 km da concessionária, então, é desconfortável.
Com menos de 1.000 km (50.956 km) rompeu totalmente a correia. Tive que chamar o guincho.
Algo parecido ocorreu com algum forista?
Alguma dica?
Além disso, ao romper a correia o motor ficou ligado pelo menos 1 minuto: Ouvi o barulho, estacionei, abri o capô e só após ver o estrago, desliguei o motor.
Isso não pode ter causado algum dano maior ao conjunto mecânico?
Aguardo dicas, sugestões.
Nilson
Oi Nilson, bom dia,
Quanto azar. Mas creio que não há dano maior. Veja o esquema da correia e o que ela faz funcionar. Você comprou todas as correias no mesmo lugar? Poderia ser um lote muito ruim, ou de alguma marca nada preocupada com a qualidade dos produtos vendidos. Peça ao mecânico para investigar a situação de cada polia. Não sou mecânico, mas pode haver alguma polia desalinhada ou vibrando, ou o esticador estaria forçando demais a correia.
Imagino que uma correia dessas deva durar uns 30 ou 40 mil km. Mil é muito pouco. A correia para o Kyron é a 6PK-2255. A minha eu troquei quando começou a "cantar", com muitos mil quilometros e ainda tinha um bom aspecto.
Boa sorte. Que tudo se resolva rápida e facilmente.
Abraços
Aprendendo as técnicas para passear de Kyron nas ruas do Rio de Janeiro:
Kyron 4x4 - A impresionante estabilidad - YouTube
Divirtam-se.
Abraços
Oi Marcel, bom dia,
Uma pitada de coragem e outra de sorte sempre ajudam, mas é melhor mesmo contar com um carro equipado e confiável e com teu conhecimento e a experiência que você vai acumulando. Aprendi muito aqui no Fórum e vendo os filmetes do Youtube sobre o offroad e o Kyron. Vale a pena ver o comportamento dos carros nas mais diversas situações.
Lindas praias, areias e dunas não te faltam aí no Ceará. Mas cuidado, pois isso vicia!
Abraços
Colegas foristas, agendei a revisão dos 30k do meu K pra sexta-feira. Liguei pra css daqui de Fortaleza hoje e o gerente da oficina me falou que custa em torno de 1k. Alguém daqui fez essa revisão recentemente?