Eu estou testando uma forma de lubrificar os terminais de direção e até agora está dando certo, não tive problemas. Os terminais de direção ( ou pivôs) nada mais são que rótulas de aço que se movem na horizontal, em qualquer direção, com uma tolerância pequena em sua folga. Elas são lubrificadas permanentemente de fábrica e são protegidas pelas coifas, que são retentores de borracha do tipo invólucro. Com o tempo, a graxa seca, perde sua eficiência e começam a aparecer os desgastes. E quando começar a trocar um, o resto virá como efeito dominó.
Quando um terminal de direção estraga? Basicamente quando é muito exigido, ou quando fica velho pelo uso ou estraga prematuramente quando rasga a coifa e começa a entrar água e sujeira na rótula. Aí vai embora rapidinho.
O que eu fiz para lubrificar foi comprar uma seringa veterinária, uma agulha veterinária de 15 x 18 ( 15mm de comprimento por 1,8mm de espessura), colocar graxa dentro da seringa e injetar dentro do terminal, fazendo um pequeno furo com a agulha da seringa.
Lubrifiquei os seis terminais, incluindo os da barra de direção, Já rodei mais de 1000km e até agora tudo certinho. Inclusive um pequeno barulhinho que eu ouvia quando passava em alguma ondulação não estou ouvindo mais. Provavelmente a graxa retirou alguma pequena folga que existia em algum terminal desses O único problema que teria seria entrar água pelo orifício deixado pela agulha. Mas isso é resolvido pelo seguinte:
- o orifício deixado é tão pequeno que, quando se tira a agulha, ele fecha totalmente, ficando vedado também. Só se for água com muita pressão para entrar pelo orifício, que se fecha quando tira a agulha A borracha da coifa é relativamente resistente e bem elástica. Para melhorar ainda mais a vedação e saber onde eu furei a próxima vez que for lubrificar, eu coloquei um pequeno parafuso de rosca soberba ( 6,5 mm por 2,9mm) para enroscar exatamente no orifício da coifa. Eu enchi de graxa e o resultado, até agora, é animador. Espero aumentar a vida útil desses terminais em pelo menos 50% com adição de nova graxa, sangue novo.
Vai vazar graxa? Vai rasgar a coifa? Nada disso. Esses terminais trabalham praticamente estáticos quando comparados a rolamentos ou outras peças giratórias. Eles fazem pequenos movimentos, mas sofrem grandes esforços. Por não trabalharem na vertical, não fazem pressão sobre a graxa que está dentro da coifa. Se a rótula vai para um lado, a graxa se movimenta para o lado oposto e vice-versa. Claro, se o cara andar muito dentro de rio com 1m de água abaixo e todo dia, vai entrar água não só na coifa, mas em tudo que é lugar, nos rolamentos, cruzetas... aí não tem jeito. Por isso, compre uma graxa de primeira, à base de sabão de lítico, como essa da Valvoline que é repelente de água e evita ferrugem. Valor do investimento: 25 reais, contando a graxa, seringa, agulha e parafusos. Retorno: aumento da vida útil de todos os terminais de direção.
Seguem as fotos da minha engenhoca:
Anexo 440911Anexo 440912Anexo 440913