Zato eu nunca vi nada sobre essa permissão, tanto que quando fui pegar a RAM tive que assinar um documento confirmando que eu estava ciente que é necessário a carteira "C" ou superior.
Versão Imprimível
Zato eu nunca vi nada sobre essa permissão, tanto que quando fui pegar a RAM tive que assinar um documento confirmando que eu estava ciente que é necessário a carteira "C" ou superior.
[QUOTE=M2-ES;1943229]Bom dia!
Você esta fazendo rodizio?
De uma olhada se os pneus dianteiros estão desgastando mais o meio, e compara com os traseiros que deve ser nas laterais, caso você não faca rodizio.
A minha vai rodar uns 30 mil km, e irei trocar os 4, minha duvida e se mantenho as 60 libras na frente, visto que o limite e 50, mas já rodei 27 mil km com ele com 60 libras, ou se abaixo para 50.
Os traseiros irei passar para 40, mas os dianteiros estou na duvida, sera que pode estourar com 60 libras??????
Obrigado!
m2-es, eu acho que sua camionete possa estar desalinhada, pois com 60 libra o pneus deve ta um balão msm com o peso maior na frente, da uma verificada no alinhamento, visto q vc disse q não costuma fazer rodizio, ou alinhar de 5 em 5 mil km...
abraços!
Não!
Minha RAM não esta desalinhada nem desbalanceada, simplesmente uso 60/40:
percebi um desgaste no centro dos pneus traseiros o que significa pneus cheios, então vou usar na traseira 40 libras, mas na dianteira uso 60 e tem desgaste com predomínio nas laterais, o que significa pneus vazios.... Muito peso, mas descobri que a capacidade máxima deste pneu é 50 libras, e não gostaria de diminuir a pressão, a duvida é se tem risco de estourar????
[QUOTE=userfe;1943471]
[QUOTE=M2-ES;1943576]Não!
Minha RAM não esta desalinhada nem desbalanceada, simplesmente uso 60/40:
percebi um desgaste no centro dos pneus traseiros o que significa pneus cheios, então vou usar na traseira 40 libras, mas na dianteira uso 60 e tem desgaste com predomínio nas laterais, o que significa pneus vazios.... Muito peso, mas descobri que a capacidade máxima deste pneu é 50 libras, e não gostaria de diminuir a pressão, a duvida é se tem risco de estourar????
M2, os pneus originais da ram foram feitos para andar com 60 libras, como no brasil nós não temos boas estradas, colocamos menos pressão nos pneus...
ando com 52 na frente e 50 nos pneus trazeiros... Faço rodízio com 10mil km.
O desgaste nesta fai de variação de 50 a 60 não faz diferença quanto ao desgaste no centro ou na lateral, devido a o tipo de montagem das lonas do pneu e tamanho, porém, quando se tem menos livras que o comum logicamente que se tem um desgaste um pouco maior! Mas a diferença é pequena.
já os pneus 37 são maiores, mais moles, e rodam naturalmente menos km's...ele por serem mais largos e terem uma área de aderencia maior, são mais difíceis de acertar a calibragem dos pneus deviso ao peso do carro... Mas eles tb aguentam sessenta libras fácil!!!....
As vezes o calibrOr está marcNdo errado tb. O desgaste nas laterais na dianteira vai ocorrer porém não pode ser extremo...
já os trazeiros vc tem menos peso e o desgaste central é incomum...
Bom dia!
O desgaste que ocorre na minha é pequeno, porém sou muito minucioso e estou sempre observando tudo em meus carros;
Entretanto devido usar esta calibragem 60d/50t na RAM percebi este desgaste;
O que me chamou a atenção foi o limite máximo de pressão indicada na lateral deste pneu(bf 315/70-R17) que é de 50 libras, sendo que uso 60; então fiquei preocupado se ocorrer estouro.
Aí entra o desgaste, na dianteira que uso as 60 libras ele desgasta "redondo" e não pretendo diminuir esta calibragem; Já os traseiros que desgastou mais central irei passar para 35-40 libras.
Andei observando a calibragem de meus caminhões e conversando com os motoristas, que me informaram que usam sempre 30 libras a mais que o recomendado nos pneus e que também andam sempre com excesso de carga e que nunca tiveram pneus estourados e eles acham que não vou ter problemas, mas isso é conselho de pessoas não capacitadas e sim informação de suas experiencias. Na minha bicicleta uso 50 libras nos pneus........será que o bf não tem estrutura para suportar 60 libras????? Visto que não uso minha RAM para transporte de peso, somente e exclusivamente particular, paixão mesmo, uso muito em estradas asfaltadas(BR-101ES).
Obrigado pelas informações!
Não vou mais falar neste assunto...rsrsrsrsr; já estou ficando chato com isso...rsrsrsrsr
[QUOTE=Antonio jr ram;1944276]
Ah!
Seja bem vindo ao clube ANTONIO JUNIOR RAM!
Também sou de Vitória e conheci pelo fórum aqui o Filipe da Vila Velha; gente boa estamos trocando informações interessantes, caso queira nos encontrar deixe um contato para nos comunicarmos.
Abraço!
Pessoal vejo que tem muita dúvida sobre calibragem de pneus aqui no brasil
Já conversei com vários especialista sobre o assunto e vejo que não sabemos nada sobre
O brasil tem vários tipos de clima, um exemplo rápido contado por ele.
Uma empresa de ônibus que fazia transporte por todo território Br, tinha muito gasto de pneus, chegando a comprar mais de 600 pneus por mês. Com mais de 700 ônibus rodando dia e noite.
Os ônibus que fazia Nordeste Sul do pais com a mesma km rodada nas estrada dos que não sai atravessando o pais tinha muito gasto nos pneus (gasto excessivo nos pneus) pois a saída de Fortaleza com 100 e poucas libras e chegava no Rio Grande do Sul com menos de 87 libras , pois a temperatura mudava muito , ele saia no calor por volta das 13:00 e chegava depois de dias lá pra 23:00 no Rio Grande do Sul
Temperatura do Solo em Fortaleza chegava a mais de 46 graus e no rio grande do Sul depois das 22:00 chegava a quase zero graus . Então mudava muito a pressão nos pneus .
Solução com custo alto mais compensou ( os pneus destes ônibus foram calibrado com nitrogênio pois não sofre tanto com as mudanças de temperatura ) chegava alterar 2 libras.
Quem roda muito em estradas com grande mudança na temperatura deve calibrar com nitrogênio . Quem já dirigiu um carro turbo sabe quando vai pro nordeste e pisa e muito diferente do que pisar o mesmo carro no Rio grande do sul. Nordeste o ar quente ( dilatado ) então tem muita perda de potencia nos carros turbos, ate mesmo em carro normal, mais da para sentir mais em carros turbos
2 – Ponto que muita gente não sabe , pode comprar pneus com as mesmas medidas Não mudando nada até mesmo a pressão do pneu igual ( não será a mesma coisa, pois existe tipo de construções dos pneu mais rígidos e mais moles .
Antes usava um pneu 265/75/16 com 33 libras da Pirelli - Agora mudei para a mesma medida só que de outra marca, os mesmo lugares onde passava a 90 nas lombadas com estes novos chego a decolar e sai os 4 pneus . Tenho ate medo de andar com eles pois salta de mais .
Estou tendo que usar 26 libras para ficar parecido .
Dai vocês tirem de 30 para 26 libras
Então não adianta verem no livreto da Ram falando para usa 300 libras ou 10 libras e mudarem os pneus. Mudou o pneu pode esquecer o manual você terá que tenta lembrar como era o carro e chegar na calibragem que agrade e que siga mais ou menos o manual .
Existe uma classificação ( uma tabela que só o pessoal que trabalha com pneu tem ) ele mostra a construção de pneu , de canto de olho peguei que começa com a Sigla T_ _ _ -
Lá informa para quantos quilos o pneu aguenta e sua construção, antes de comprar o técnico da empresa especializada em pneus informou que vai perder a garantia , não aconselha e caso eu queira colocar teria que assinar um documento informando que seria de minha responsabilidade pois este pneu era para f350 para Peso e ficaria uma pedra. Dito e feito o pneu ficou horrível uma pedra, já quase rodei umas 5 veres na estrada de sair para outra pista ( sai de frente sai de traseira , passo a 140 km/h em uma elevação o carro chega a dar frio na barriga – ele decola ) esta com 8 mil km estes pneus . Detalhe uma das vezes por usar 26 libras ele ficou com barriga peguei um ferro na estrada fez um rasgo a 130 por hora que cabia minha meu braço. Serra de Miracatu entre Curitiba e SP .
Para pedir restituição na concessionária que administra a rodovia tinha que te pego o ferro as 2 da madrugada e chamado a polícia rodoviária para fazer um boletim de ocorrência( acreditem se quiser ) e além disto tem que ser em área que estão fazendo obras caso contrario e problema nosso.
Resumindo: Pneu que roda em estrada e grande e bom usar nitrogênio .
Não adianta alguém que mora pra cima do RJ falar pro pessoal do Sul que usa ta calibragem pois não será a mesma coisa
Não adianta seguir o manual se você trocou as medidas do pneu. Vai do seu gosto de andar da sua cidade do peso que carrega etc etc
Fique dentro dos limites indicados na lateral do pneu ( Peso / Velocidade / Pressão ) . Isto afeta diretamente na sua segurança.
Usando muita pressão para apagar a luz do painel vai correr risco de estourar
Usando pouca pressão para conforto a luz do painel fica acessa e vai ficar com barriga podendo rasgar p pneu na lateral e terá gasto de combustível e gasto do pneu )
Pouca pressão na frente pode compromete os pivôs ( nunca escutou em pessoas que tem carro sem direção hidráulica coloca mais pressão na frete para ficar levinho o volante ) ou sempre lembrar de lubrificar os pivôs para ter menos atrito .
Não existe isto , de f250 pra cima tem que ser carteira C . Como o pessoal esta informando a lei e clara PBT = peso bruto total Categoria B vai até 3.500 - Só se você trocar os pneus da RAM o motor / chassi e troca a categoria dela no detran como mudança de veiculo para reduzir bem o peso dela - ---Como veiculo modificado , ai ficara uns 800 kilos mais leve , vai gastar uma nota de modificação mais uma nota de despachante . Da mesma maneira com veículos turbos rebaixados e modificados etc, isto e loucura !!!! ... com 2.600 ele muda a categoria pra C faz umas 10 aulinhas de ônibus ou caminhão faz a prova e logo muda pra C ----- OBS: se ele fizer isto no carro terá que casar pois nunca mais vai vender ninguém vai querer comprar
kra desculpa o palavriado mais vc ta viajando demais na maaionese qem q vai compra uma ram e mudar toda a mecanica dela ate mesmo o chassi pra ela fica mais leve pra nao precisar tirar carteira C??me expllica qual o motivo do cara querer uma ram se nao é pelo motor e pelos pneus que ela fka perfeita??pq tamanho nao é todo mundo reclama do tamanho dela..
claro que essa é uma ideia que vc teve pra certa pessoa que nao quer tirar carteira C ou que nao pode entao compra uma ram e diminui tudo ela ne..
mais é uma ideia besta que nao tem nem como pensar em fazer..
compra uma l200 entao ou uma hilux nee..a forma de dizer "f250 pra cima precisa de C" é pelo porte dela, a f250 4x4 ja precisa de C entao apartir dela pros portes do mesmo tamanho e maiores q ela precisa de categoria C..
Dametto, deu certo aquela barra estabilizadora que voce colocou??? ficou boa? abraco
entao kra ela fico boa sim ela nao melhoro muito os shimmy mais ela melhoro 100% no volante, ela ainda faz esses shimmys mais vc tem controle total da camionete vc nao sente no volante..so que eu fiz merda eu fui pra fazenda testar e meu pneu 37 tava com 33lbs na frente e 30 atras entao eu acho que foi por causa do pneu que ela continuou fazendo, agora to andando com 60 e 50 vamos ver se para..
eu mandei email pra mopar nos EUA e eles falaram que nao tem relato algum sobre os shimmys nessa barra nova de direcao entao oq significa que se os terminais e os pivos nao estiverem com problema entao vai ser a calibragem dos pneus..pq la eles tem rodovias perfeitas entao eles andam no que o computador pede ne e se for pensar bem é o certo pq nao tem motivo de eles exigirem 60lbs nos pneu da frente e 45 atras é muito isso..essa calibragem tenho quase certeza absoluta que é pra nao ocorrer esses shimmys..agora quinta feira vou de novo pra fazenda e vamos ver vou postar relato aki..vou postar foto da barra