Se você entrar no catálogo da bosch vai ver que a bomba é a mesma que a de vários modelos da GM, entre os quais a Blazer e a S10 4.3.
Versão Imprimível
Olá Srs,depois de muita pesquisa para adquirir uma pickup,acabei optando e comprando uma Dakota diesel ano 2000 com motor original VM ,ela está com 150.000km era de 2º dono e está 100% original,moro em Curitiba-PR e fui buscar ela em Londrina-PR+ - 400km(Na hora da avaliação verifiquei que o nivel do oleo do motor estava baixo e completamos),fiz o trajeto tranquilo(temperatura OK,fiquei preocupado com o que já li nos tópicos a respeito de seus cabeçotes e vim monitorando a temperatura e pressão de oleo mas tudo OK sem nenhuma alteração) mas observei que ela não tinha força(minha impressão e que as vezes não enchia o turbo)e ela não passava de 90 km por hora em retas e menos ainda em aclives...Assim que cheguei em Curitiba-PR fui fazer uma inspeção visual no motor(verifiquei nivel de oleo e o mesmo estava OK de acordo com o que tinha completado lá em Londrina) e vi que a parte fria da turbina estava babando oleo,retirei a mangueira que vai ao intercooler e observei que a mesma tinha resquícios de oleo em suas paredes internas(Fiquei preocupado e temeroso desta turbina estar com vazamento de oleo e que poderia aumentar e disparar este motor a qualquer momento de acordo com o que li a respeito sobre oleo em turbina)retirei a mesma que é uma IHI,verifiquei que não tem folga axial e radial,mas enviei para revisão(alegaram somente rotor com vibração e autorizei o conserto(R$ 650,00).Teria mas algum motivo para estar passando oleo para turbina?(Válvula PCV poderia estar trancada e desviando a pressão interna do motor para a turbina? onde fica e como é essa valvula PCV que cuida dos gazes internos do motor?como testar o funcionamento da mesma? Apesar de não ter baixado o nivel de oleo nesses 400Km farei medições da compressão dos cilindros!De acordo com o que nosso amigo Sergio Augusto disponibilizou no manual verifiquei que é de + - 25 bar.Faço questão de manter e melhorar este(injustiçado) Vm motori !!!É minha primeira pickup e tambem meu 1º diesel, por isso me desculpem pelas perguntas e colocações que voces acharem sem nexo!!!Aos que puderem ajudar desde já agradeço.....
Fala Samuca:
PARABÉNS PELA AQUISIÇÂO!!
Quanto ao "problema de pouca acelação/força', pode estar relacionado com mal ou nenhum funcionamento do sensor de posicionamento da agulha, o "popular BICO ELTRONICO", o primeiro. Desconecte o cabo que sai dele, no fio a uns 30 40 cms, de pois que sai do porta injetor, e veja se o funcionamento modifica(fica PIOR), se não mudar o funcionamento, a chance é grande de ser ele. Cheque todos os sensores( os de temperatura, são dois, um em cada cabeçote, que pelo menos o que manda informação para o painel, está bom, segundo relata), troque os cabos de posição, de um para o outro, e veja se muda o funcionamento, verifique o sensor de rotação, suas conexôes e chicote( fica na carcaça do volante, logo à frente do cambio), verifque o conector do solenoide da EGR, (ao lado esquerdo olhando da frente do carro) do reservatorio de expansão do sistema de arrefecimento. Falhas nesatas conexões e sensores que citei, causam o sintoma que descreveu.
Abraço
Sérgio
E aí Sergio,obrigado pelas dicas sobre o bico eletrônico!!!!fiquei aborrecido quando me deparei com a inf: que você deu a respeito de sua Dakota(venda da mesma)depois de tantas experiências e aprendizado em relação ao motor(VM) da mesma(Saber que você com suas opiniões sensatas e equilibradas me deixaram seguro para que eu fizesse a opção pelo motor(VM) diesel)Mas irei em frente, futuramente quando chegar à hora de fazer este motor,aquele up-grade feito por você será de grande valia para mim...Mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, quero deixar registrado aqui a minha imensa admiração por você, por ter uma das maiores qualidades que eu aprecio em um ser humano, que é o fato de dividir o conhecimento adquirido e repassá-lo ao seu semelhante sem esperar nada em troca...São pessoas como você que fazem a diferença nesse mundo onde impera o egoísmo e o orgulho exacerbado do ser humano..."Feliz é o homem que no fim da vida, possui apenas o que deu aos outros"..lamento pelos danos que a natureza tem causado aí em MG...dois abraços e um bom Ano Novo....
Fala Samuca:
Obrigado pelas considerações!
Qualquer coisa que precise, estando ao nosso alcance, estamos a disposição.
Tenha certeza, que está com A MELHOR PICK UP MIDE, fabricada no Brasil, à época. Obvio que os "detalhes" de melhoria no motor( UNICA E EXCLUSIVAMENTE RELACIONADOS À TROCA DOS CABEÇOTES, nada mais, a não ser que já tenha sido fuçado pelos picaretas de plantão), são simples de se fazer.
Tive que me desfazer da minha, por motivo de precisar de grana pra comprar/montar um caminhão para trabalhar nos serviços de terraplanagem em barragens/reservatórios, das obras de irrigação que projetamos, mas acredito que até o final do ano, ou inicio de 2013, comprarei outra viatura da linha "DODGE UTILITY", hehe..
Abraço
Sérgio
GNV gera um problema atrás do outro mesmo, hein?!
Olha só o tanto de problema que ela causou na sua Dakota.
Minhas Dakotas estão perfeitas, nunca deram nenhum problema e uma delas já tem 200.000 km.
E nada de GNV.
A V8 faz mais de 7 a 7,5 km/l na estrada e 6 a 6,5 km/l na cidade.
A 2.5 faz 8,5 a 9 km/l na cidade e na estrada também.
Aproveitando que o assunto é GNV, alguém tem instalado o kit de 5ª geração na Dakota V8?
Minha Dakota tem um kit de 3ª geração, mas por onde eu leio e busco informações falam que o de 5ª geração é muito superior.
Como vou ter que gastar para revisar meu GNV, pensei em trocar para um de 5ª geração, mas surgiram as dúvidas: será que o investimento compensa já que possuo um de 3ª geração instalado? Vai melhorar meu consumo? Vai perder menos potência?
Por favor pessoal, alguém que possui uma V8 ou até mesmo v6 com 5ª geração me diga se é bom ou não, se vale a pena ou não.
Agradeço a atenção.
Abraços a todos.
Thiago