Não é conversa para boi dormir essa de potencia disponivel não. É fato! É engenharia!!! Quer um exemplo? Cambio automático de três marchas funcionava muito bem com motores estilo americano (altas potencias disponiveis em baixissimas rotações), mas coloca em um motor mais "girador". Fica uma porcaria. Ou você escalona para marchas proximas e o deixa curto para uso rodoviário ou você faz um carro com uma transmissão tão espaçada que fica com os "buracos" entre as marchas que você mencionou.
Nos cambios automáticos, você ATE consegue colocar "n" marchas na transmissão afinal a troca é automática mesmo, então fica indiferente. O problema fica restrito a complexidade, rapidez nas trocas de marcha e e peso da transmissão. E isso é tão serio que o cambio ZF do Amarok, a grande enfase da ZF é na leveza da caixa de marchas e rapidez nas trocas de marcha. Já pensou se levar 0,5 segundos por troca? Para chegar na oitava marcha, perde-se 4 segundos com troca...Absurdo.
Transmissão de seis marchas para carros mecanicos é só para motores de curva de potencia ruins. Insisto. Sem desmerecer a Frontier SEL antiga de 175cv, tenta dirigir uma...você precisa das 6 marchas pois abaixo de 2000rpms o motor não tem potencia disponivel suficiente e apaga. Fato. A primeira da SEL é mais reduzida que a da Ranger pois o motor PRECISA trabalhar a mais de 2000 rpms para ter bom desempenho e a ultima marcha, mais curta.. E colocando mais marchas entre a primeira e a ultima, a queda de rotação entre as marchas é menor e o motor tende a trabalhar sempre cheio, na faixa de potencia satisfatoria para ele.
Outro exemplo extremo? VW 18-310. Precisa de 16 marchas para que de zero a 115km/h (velocidade máxima teorica) exista SEMPRE uma marcha que o motor Cummins 6CT8.3 de 303cv trabalhe entre 1800 e 2200rpms ou seja, proximo a potencia máxima e o veiculo perca o minimo de desempenho possivel, uma vez que 303 CV's é pouco para tracionar 43.500kg de PBT. A curva de potencia e a potencia máxima do motor é insatisfatoria para o veiculo carregado. Entretanto, vazio NENHUM motorista dirige usando 16 marchas. E se dirigir, o cara não sabe o que está fazendo. O mesmo pode ser extrapolado para picapes, automóveis, etc. Se a curva de potencia.
Abraços