Olá, MOAJF.
Usei segunda marcha para subir e cheguei à terceira em partes planas.
Nesse seu exemplo, penso que 29 lbs é demais pra uma duna. Imagino que com 12 a 15 você teria conseguido chegar em cima sem maiores problemas.
Abraço!
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Olá JEFFCATUNDA e FabioRosa,
Parabéns a ambos pela contribuição ao fórum com boas dicas aos demais companheiros.
Parabéns também pela coragem em utilizar pressões tão baixas nos pneus, uma vez que, mesmo sabendo que a pressão recomendada pela Renault para o Duster no manual de instruções é de 29 PSI em todas as situações, tenho lido em várias fontes que deve-se sempre reduzir a pressão para até umas 20 ou 18 PSI.
Fiquei surpreso ao saber que alguém já tentou e conseguiu utilizar 15 PSI e já falam em 10 ou 12 PSI.
A preocupação é que, se a pressão for muito baixa, há o risco de o pneu sair do aro, entrando areia, e atolando o carro.
Pergunto:
a) Foram utilizados os pneus e as rodas originais do Duster?
b) Vocês possuem referência de outros companheiros que conseguiram utilizar os pneus com pressões ainda menores para compartilhar conosco a experiência?
Sugestão:
É realmente extremamente importante a utilização de compressor de ar antes de sair da duna/areia e voltar para o asfalto.
Agora recomendo ter não apenas 1 e sim 2 compressores (um para reserva, mesmo que seja diferente ou mesmo um modelo manual (aqueles nos quais precisamos dar umas pedaladas)), uma vez que comprei recentemente um compressor elétrico e no segundo pneu já apresentou problemas no compressor, e estou aguardando a loja trocar para mim. Estava em casa testando o produto. Imaginem se eu estivesse somente com esse compressor em uma duna e apresentasse defeito lá. Por isso sugiro ter pelo menos um modelo manual também no porta-malas. Detalhe: Não é marca chinesa não. É uma marca americana.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
Ok Fabio, obrigado. Final do ano vou estar lá e vou tentar novamente
Legal, MOAJF.
Você poderia depois nos indicar as coordenadas de GPS dessa duna em específico?
Pretendo testar também o Duster nessas situações (estou apenas aguardando a chegada do compressor de ar), e as dunas de Cabo Frio são realmente muito bonitas.
Ah. Seria legal também o relato de como a viatura se saiu nessa experiência.
Concordo com o FabioRosa com relação às marchas a serem utilizadas, uma vez que a primeira do Duster é bem reduzida.
Abraços e boas trilhas!
dd1969
Ok,
Em Cabo Frio tem um posto de combustivel pra calibrar o pneus a menos de 2km das dunas. Esta duna fica na estrada que liga a Arraial do Cabo e fica á sua direita.
Se quiser, estando em cabo frio, vai pra praia do Peró e no meio do caminho tem uma estrada que vai pra Búzios, entra nela segue uns 3km e depois de um condomínio fechado tem uma entrada a sua direita pra uma praia pouco frequentada que dá acesso também a uma grande regiâo de dunas, muito legal. Depois vou postar a localização correta
dd1969.....vc poderia confirmar se o farol de milha que vc instalou no duster é realmente farol de milha ou é um farol semelhante aquele que tem na parte inferior do parachoque dianteiro? Perunto isso porque o pessoal já chama farol de neblina de farol de milha!!!
Fabio, você lembrou bem, existem alguns que tem uma qualidade abaixo de péssima mesmo, deve-se procurar algum que possua uma certa qualidade. esses compressores tem uma grande desvantagem de esquentarem muito e de terem uma limitação do tempo de uso em relação ao tempo de repouso....
Existe um comprressor da marca VIAIR que é muito bom para isso, mas custa próximo de 200 reais, da ultima vez que vi estava por 180 reais, mas elle é excelente para pneus até uns 235/75/15 ou 16.
Quando falei que qualquer um serviria, e me ativa somente a necessidade de encher e secar em no máximo 5 libras por pneu e não para encher um pneu do zero para 30 libras por exemplo... Para isso só no minimo um como esse que citei...
Um transferidor é uma boa opção também para pequenos ajustes de pressão, você usa o step como reservatório de 40 a 50 libras, vai depender da capacidade do seu pneu, tem que ver a capacidade máxima e colocar com uma reserva de segurança...
Tem um tópico por aqui que fala exatamente de compressores e cita o que falei para vocês.
Abraço.
dd...
Cara, nos passeios que fazemos por aqui, nas dunas e areia de praia, usamos calibragens bem baixas mesmo, mas se voc~e vai se deslocar por terrenos com pedras e asfalto juntamente com a areia, ai não deve baixar mais que 15 libras, pois se baixar muito pode expor os pneus a cortes em pedras ou a destalonamento em asfalto...
Voltando para o assunto areia e dunas, nos trollers usamos normalmente de 10 a 14 libras´com essa calibragem fazemos deslocamentos em asfalto e enfrentamos a maioria das dunas... O risco no asfalto é exatamente nas curvas que devem ser feitas mais abertas e em velocidades menores, nos deslocamentos nessas condições deve-se andar devagar, com 60 a 80 km nas retas, no máximo...
Já possui Samurai que andava com pneus 205/75/15 com 5 a 8 libras... Um samurai pesa pouco mais de 800 quilos...
Já possui SW4 e andava com 8 a 10 libras com pneus 255/75/15, ela pesa acho que 2.3T.
Possuo um Troller e andava com pneus 31/10.5/15 com 8 a 12 libras, depois passei a usar pneus 33/12.5/15, com 10 libras...
O samurai mesmo com pressões baixissimas de 5 libras nunca destalonou, mas secou o pneu uma vez, os pneus eram praticamente carecas...
O troller com pneus 31 nunca secaram ou destalonaram até eu trocar os aros originais por aros BBS, dai baixou um pneu uma vez e destalonou outra vez mas porque eu estava puxando um bugre com os pneus com 8 libras....
Em dunas muito altas, os colegas usam até 6 libras no troller para subir, se não baixar assim eles não sobem....
secar ou destalonar em dunas ou areia não é muito ruim, a não ser que você esteja fazendo uma manobra chamada de "lateral", em que você corta a duna em toda a sua extensão em seu ponto mais alto, dai se destalonar a viatura pode virar...
Muito boa pergunta, ricardo arlen!
Eu também tinha a mesma dúvida, e por coincidência, aproveitando a oportunidade na qual fiz a substituição das lâmpadas dos faróis baixos (H7) e altos (H1) pelas Osram Night Breaker Plus, fiz esta verificação que você perguntou.
Os meus faróis auxiliares foram adquiridos na mesma concessionária onde comprei o carro e eles mesmos instalaram (na verdade, eles vêm junto com o protetor frontal).
Até esses dias eu achava que se tratavam de faróis de milha (faróis de longo alcance), mas pude perceber que eles, na verdade, são somente faróis auxiliares mesmo, porém não de neblina. Apesar de não produzirem um facho para longe, eles realmente melhoram a visibilidade para perto e complementam os faróis baixos, apesar de serem acesos somente em conjunto com os altos.
O facho deles é espalhado para os lados do mesmo modo como os faróis de neblina, mas, como estão instalados numa posição mais alta, completam uma área entre os de neblina e os baixos, reforçando inclusive a iluminação dos baixos, por interseção com parte do facho desses faróis.
Eu acho que os faróis auxiliares do Duster são do mesmo tipo dos faróis de neblina, pois os meus são da mesma marca (Valeo), possuem aparentemente o mesmo padrão de refletor interno, e as inscrições nos vidros possuem códigos numéricos muito semelhantes (repetem os números finais).
De qualquer forma, acho que ajudam na iluminação noturna em estradas, especialmente em situações off-road, onde não há iluminação pública.
Com relação às Osram Night Breaker Plus, acho que melhoraram a iluminação da estrada, inclusive em situações de chuva (muito bons também). Somente não tive ainda a oportunidade de testá-los em neblina.
Abraços e boas trilhas!
dd1969