Postado originalmente por
ERIVAL_CE
Caro MOAJF, o companheiro dd1969 disse tudo. Esse Lock no Duster garante a tração distribuída permanentemente entre eixo dianteiro e traseiro, mas como esses diferenciais não têm blocantes, o veículo utiliza este recurso interessante de frear (controlar a rotação) da roda que vier a patinar, via central ABS. Apesar de criativo e prático, esse recurso de blocar o diferencial usando o freio não é nada recente, minhas primeiras aventuras off-road foram em um fusquinha baja 73 que tinha um dispositivo no freio de mão para frear individualmente as rodas traseiras, permitindo segurar a roda que estava patinando, forçando a tração para a outra roda.
Com relação a questão de atolar em areia muito frouxa, é comum sim, não importa quão bom e caro seja o veículo. Aliás não fosse esse risco, qual seria a graça da trilha. Já peguei trilha pesada em dunas com meu Duster e cheguei a ficar atolado algumas vezes, aliás só eu não mas também um troller que nos acompanhava. Então fica a dica, evite fazer trilha sozinho, acompanhe-se de outros veículos off-road ou pelo menos leve mais pessoas com você (para ajudar a cavar!rsrs). Em uma das atoladas minha, o carro ficou sentado na areia, com as quatro rodas girando livre, aí não tem bom! É calçar os pneus e cavar, cavar e cavar.
Boa sorte nas próximas aventuras.