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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    ...jamais, jamais, jamais, jamais, jamais, JAMAIS...
    Boa tarde, Grand Vinicius,

    Parabéns pela aquisição do Duster 4x4!

    Sobre a questão da travessia em trechos alagados, agradeço por relembrar a técnica de nunca pisar na embreagem. Lembro-me do Professador ter explanado muito bem sobre não pisar na embreagem na travessia. Lembro-me também de eu ter indagado sobre a questão específica de já sair do trecho seco com a embreagem pisada pela metade (ao invés de pisar depois) e não variar a altura do pedal, mas não me recordo de alguém ter respondido esta minha questão específica.

    De qualquer modo, lembrarei desta dica se eu vier a enfrentar alguma situação de alagamento (muito comum nesta época do ano).

    O que enriquece este tópico do fórum é justamente a troca de experiências e conhecimento entre seus membros!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #2
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    [QUOTE=Grand Vinicius;2355477]Ufa!!!
    O carro que ela queria na verdade era um GV3, mas eu e meus amigos conseguimos convencê-la de que não era uma boa opção. Então imaginem quando eu tenho que ler aqui nesse tópico uns e outros falando que o gv3 é melhor compra que o duster!


    Vinicius, sem polemicas, apenas por curiosidade, porque acharam que gv3 não erá boa opção?
    ARILDO
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  • #3
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Bom dia, amigo. O GV3 é um carrão. Porém, como praticamente tudo no Brasil, o preço não compensa.
    Eu sou proprietário de um suzuki de 15 anos de idade, e jamais contestaria a qualidade dos carros suzuki.
    O Jimny é outro carro que também só posso elogiar.
    A questão aqui não é qualidade. É a comparação com o duster em termos de custo x benefício.
    Sendo mais específico. Qual a melhor compra com "x" reais.

    Em termos de tecnologia, o GV3 está acima do duster em sistema de tração 4x4. Contando com reduzida. Porém, quem em sã consciência vai jogar um GV3 numa trilha de verdade? Conheço muita gente que tem GV3 e a trilha que faz é subir a rampa do estacionamento do shopping. Mas como tem doido pra tudo, vamos dizer que alguém use a "superioridade" do GV3 numa trilha: Ele é pesado, grande, largo, caro pra consertar, ruim de ângulos, sem bloqueio e bebe muito.
    As vantagens tecnológicas que o GV3 tem sobre o duster só fariam sentido se algum louco não tivesse pena de meter o carro no meio do mato, arranhando e amassando toda a lataria. Aí, realmente não tem discussão. O GV3 é mecanicamente superior ao duster. Porém isso tem um preço. E bem caro.
    Um carro não é só uma característica. É o conjunto da obra. Se for só pra trilha, tem 857 carros melhores que o duster e o GV3. Se for só pra cidade, da mesma forma. De preço a preço, eu não estou enxergando um que ganhe do duster considerando tudo o que oferece.

    Na verdade eu conheço um carro superior ao duster. É o chevrolet tracker. Porém, não se fabrica mais. Não me pergunte por quê. Pra mim foi o melhor carro já fabricado no Brasil.

    Ps: só deixando bem claro que essa minha análise leva em consideração ano do carro. O que talvez não condiga com a realidade. Ou seja, é óbvio que uma X-Terra 2006 ou uma Sorento diesel são muito mais carros. Porém são mais velhos. Embora não faça sentido, eu usei esse parâmetro.

    Abraço.
    4X4 Brasil Razão: Adendo

  • #4
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Bom dia, amigo. O GV3 é um carrão. Porém, como praticamente tudo no Brasil, o preço não compensa.
    Eu sou proprietário de um suzuki de 15 anos de idade, e jamais contestaria a qualidade dos carros suzuki.
    O Jimny é outro carro que também só posso elogiar.
    A questão aqui não é qualidade. É a comparação com o duster em termos de custo x benefício.
    Sendo mais específico. Qual a melhor compra com "x" reais.

    Em termos de tecnologia, o GV3 está acima do duster em sistema de tração 4x4. Contando com reduzida. Porém, quem em sã consciência vai jogar um GV3 numa trilha de verdade? Conheço muita gente que tem GV3 e a trilha que faz é subir a rampa do estacionamento do shopping. Mas como tem doido pra tudo, vamos dizer que alguém use a "superioridade" do GV3 numa trilha: Ele é pesado, grande, largo, caro pra consertar, ruim de ângulos, sem bloqueio e bebe muito.
    As vantagens tecnológicas que o GV3 tem sobre o duster só fariam sentido se algum louco não tivesse pena de meter o carro no meio do mato, arranhando e amassando toda a lataria. Aí, realmente não tem discussão. O GV3 é mecanicamente superior ao duster. Porém isso tem um preço. E bem caro.
    Um carro não é só uma característica. É o conjunto da obra. Se for só pra trilha, tem 857 carros melhores que o duster e o GV3. Se for só pra cidade, da mesma forma. De preço a preço, eu não estou enxergando um que ganhe do duster considerando tudo o que oferece.

    Na verdade eu conheço um carro superior ao duster. É o chevrolet tracker. Porém, não se fabrica mais. Não me pergunte por quê. Pra mim foi o melhor carro já fabricado no Brasil.

    Ps: só deixando bem claro que essa minha análise leva em consideração ano do carro. O que talvez não condiga com a realidade. Ou seja, é óbvio que uma X-Terra 2006 ou uma Sorento diesel são muito mais carros. Porém são mais velhos. Embora não faça sentido, eu usei esse parâmetro.

    Abraço.

    Blz, é só curiosidade mesmo em conhecer melhor o embasamento da opinião, tambem gosto do duster, os Romenos precisam de bons carros, confiáveis, lá gostam muito de Suzuki e Dácia, as estradas por lá tambem parecem difíceis, assim como na America latina, Russia, Austrália, etc., a GV lll realmente é ótima, sua estrutura é até mais resistente que a tr4, mas obvio que não sai de fabrica pronta pra enfrentar trilhas pesadas, nem se destina a isso mesmo com up grades, a v6 então é top e faz bonito no off road com os controles eletrônicos, pena ser rara, a GV ll/tracker gasolina realmente não tenho queixas, poderia estar em fabricação sem duvida, assim como a tr4, cada vez ficamos mais carentes de 4x4 autênticos, suvs de verdade tambem estão desaparecendo por aqui, mas é isso ai assim caminha a humanidade, evoluindo, involuindo, uma pena cada vez termos menas opções e cada vez pagando mais caro, por isso sempre temos que pensar bem a compra pelo custo x benefício como bem lembrou o colega.
    ARILDO
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  • #5
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Agora vamos falar do meu carro. Peguei o carro a primeira vez e fiquei estranhando o andamento. Dando uns saltos, tentando soltar a embreagem mais devagar. E minha mulher começou a falar: não tá pegando a embreagem, Hein?
    Depois ela foi sair levando o pai dela e foi a vez dela ouvir piadinha.
    Até eu descobrir que a primeira era mais curta e dava pra sair de segunda na maioria das vezes, estranhei um bocado. O lado positivo é que ela não estancou o carro nenhuma vez. Heheheh
    Outra coisa que até foi comentada aqui no tópico. O carro tem dois níveis de andamento de acordo com o tanto que você pisa no acelerador. Se pisar pouco ele anda normal e é econômico. Se pisa mais um pouco o carro começa a voar, porém o consumo vai lá pra cima.

    Consumo:
    Ontem saí pra deixar meu filho num local a uns 7 km de casa. A mulher tinha me entregado com o consumo marcando 7.3km/L. Na volta estava em 7.8km/L. Tudo bem que não depende só do pé. O trânsito também influi. Mas só o fato de eu andar tentando baixar o consumo, naturalmente causa um menor consumo, enquanto que ela nem olha pra esse valor no painel.
    Hoje fiz o mesmo percurso e deixei em 8.9km/L. Vamos ver em quanto ela me entrega amanhã.

    Tremedeira na direção:
    Esse fato comentado aqui eu percebi quando peguei o carro e fui na concessionária renault pra pegar o código de desbloqueio do som. Lá mesmo assim que liguei o carro e comecei a girar o volante notei uma tremedeira, aí associei a uma possível baixa pressão hidráulica e acelerei. O sintoma parou. Agora que li o tópico vou voltar lá pra verificar se o antigo dono trocou a tal mangueira. Verifiquei no manual que ele fez as revisões até os 30.000 na concessionária. E tem um adesivo no carro informando que a próxima troca de óleo deve ser aos 48.000. Então ele deve ter feito uma revisão fora da concessionária aos 38.000.

    Pneus:
    Vi que os pneus estavam com menos de meia vida, compatível com 44.000, e como não chegariam aos 50.000, fui atrás de pneus. Não com emergência, mas por ver os colegas de tópico utilizando pneus AT 225/70. E como eu sei que pneu é tudo numa trilha, tive medo quando vi o vídeo do professador escorregando no barro molhado.
    Quase todos os links postados aqui estão indisponíveis. Aqui em Natal não encontrei nenhum AT 225/70. Nem 215/65. Nem 215/70. Nem 235/60.
    Só achei um 235/70, que cheguei a instalar pra testar, mas raspava no plástico do paralama. O pior foi que descobri o péssimo estado que os pneus originais estavam. Reabertos, remendados. Tive que colocar um jogo de H/T na medida original. Pelo menos o vendedor falou que era 40% off road. Ele também é Jipeiro e entendeu minha intenção, mas não tinha o pneu AT em nenhum local pra onde ele ligou. Infelizmente terminei com um HT agressivo sem ganho de altura. Fica pro futuro. Aproveitei e fiz cambagem na traseira, que estava bem aberta.

    Ah, o maldito marcador de combustível!

    Não tinha acontecido comigo no abastecimento, mesmo deixando a chave na ignição. Mas parece que só porque eu li isso aqui, aí esse bendito fenômeno resolveu aparecer. Agora, como? É um mistério. Aparentemente foi após a troca dos pneus, mas não sei por quê. Nem teve inclinação nem abastecimento. Só o dono da loja deixou a chave ligada na ignição enquanto alinhava o carro.
    Fiz o procedimento de reset e resolveu.

    Quanto ao uso do 4x4 auto, prefiro assim porque no 4x2 a luz 2WD fica acesa no painel e isso me incomoda. Alguém concorda?

    Na terça fui à praia e resolvi testar a tração. Subi uma rampinha no 4x4 auto sem baixar os pneus. Mas a areia da praia estava bastante firme. Ainda não fiz um bom teste. Depois posto mais impressões.

  • #6
    Usuário Avatar de Mauro B
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    Filminho para alegrar a turma. O dono está aqui?
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  • #7
    Usuário Avatar de Mauro B
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    E esse também achei interessante.
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  • #8
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, Grand Vinicius, ...


    ...Lembro-me também de eu ter indagado sobre a questão específica de já sair do trecho seco com a embreagem pisada pela metade (ao invés de pisar depois) e não variar a altura do pedal, mas não me recordo de alguém ter respondido esta minha questão específica.

    De qualquer modo, lembrarei desta dica se eu vier a enfrentar alguma situação de alagamento (muito comum nesta época do ano).

    O que enriquece este tópico do fórum é justamente a troca de experiências e conhecimento entre seus membros!

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Obrigado, amigo.

    Espero que tenha captado meu tom de brincadeira no modo de falar. É que quando escrevemos não conseguimos passar a entonação de voz. E como estou escrevendo no celular não consegui encontrar os emoticons pra expressar meu humor. Mas pela sua resposta acho que entendeu meu tom.

    Vai aqui a resposta pra sua pergunta:
    Em trilhas, com ou sem água, esqueça que o carro tem um pedal do lado esquerdo. Use-o somente em caso de necessidade mortal de troca de marcha, e em determinadas condições, retirando imediatamente o pé da mesma. Nem descanse o pé no pedal.

    Valeu. Abraço!

    Por falar em alagado, ontem indo buscar as crianças no colégio passei por uma rua alagada. Mas não chegou a cobrir os pneus. Após pegar as crianças resolvi passar com eles na mesma rua, pra eles curtirem. Passei em segunda marcha, devagarinho. Depois senti as marchas com dificuldade de engatar. Após uns segundos melhorou, ficando só a quarta com certa dificuldade. Depois normalizou.

    Alguma luz?

  • #9
    Usuário Avatar de WELLCJ5
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    Olá !!!

    Só um adendo na citação do amigo "Grand Vinicius": "Na verdade eu conheço um carro superior ao duster. É o chevrolet tracker. Porém, não se fabrica mais. Não me pergunte por quê. Pra mim foi o melhor carro já fabricado no Brasil." O Tracker foi um ótimo 4x4, mas sua fabricação NÃO era no BRASIL, aliás excelente carro, como todo carro JAPONÊS, que foi fabricado na ARGENTINA, e vendido aqui para nossa alegria.

    Abs.
    Wellington.
    Ex.GM TRACKER-2009, GCHEROKEE LIMITED 5.2-1998, Ex.FORD F100 4X4-1962, Ex FORD CJ5-1973, Ex. WILLYS 4WD PICKUP TRUCK-1958

  • #10
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    Viram a avaliação do Duster na oficina Brasil?

    Oficina Brasil | Avaliação do Reparador | Renault Duster: utilitário-esportivo de grande sucesso é analisado por reparadores independente

    Parece que o Duster tem problemas nos amortecedores e na embreagem.
    4X4 Brasil

  • #11
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    Tem também está avaliação mas recente
    Oficina Brasil | Em breve, na sua oficina | Renault Duster 2.0 de cara nova, mas já é uma velha conhecida das oficinas independente

    Comentaram sobre a lubrificação da parte de cima do motor.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Lucas Costa Ver Post
    Tem também está avaliação mas recente
    Oficina Brasil | Em breve, na sua oficina | Renault Duster 2.0 de cara nova, mas já é uma velha conhecida das oficinas independente

    Comentaram sobre a lubrificação da parte de cima do motor.
    Procurei de diversas formas e não achei nenhuma discussão sobre essa conhecida insuficiência de lubrificação na parte superior.

    Vários fóruns de preparação deste motor e nada. Acredito que se fosse tão crítico deveriam haver comentários!.

    Alguém achou alguma coisa?

    abs, FH

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