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  • #1
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    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Boa tarde Arlei.

    Como você, tenho um Grand Vitara (Tracker) 2001 desde 2010 e acabei de entrar no Duster. Sempre usei o Grand Vitara no dia a dia e em trilhas, de leves a pesadas, de acordo com os upgrades que fui fazendo.
    Depois de uma semana foi que entendi que a primeira marcha do Duster não se usa na cidade. Saio de segunda até subindo ladeira e passo em lombada de terceira. Segue relação de marcha de alguns carros, lembrando que a primeira do Tracker é bem reduzida:

    Duster 4x4 Duster 4x2 Duster Auto Gol Tracker
    4,45 3,73 2,72 3,455 3,652
    2,59 2,11 1,5 1,954 1,947
    1,69 1,45 1 1,281 1,379
    1,17 1,11 0,71 0,927 1
    0,87 0,91 0,74 0,795
    0,67 0,77
    4,48 3,69 2,45 3,182 3,67
    Dif 4,86 4,13 3,48 3,182 4,875

    Sempre fui fã do Tracker e abomino sua saída do mercado. Vejo como sucessor mais próximo realmente o Duster.

    Quanto à primeira "reduzida" do Duster, não é uma primeira reduzida de Tracker(6,61) mas é mais reduzida que a segunda(3,52)

    Eu também tinha preconceito com o câmbio sem reduzida, e ainda vejo algumas desvantagens. Mas em relação ao que você perguntou, dá sim pra usar em descida como freio e em subida lenta como Crawler. A desvantagem que eu vejo é porque se usa bastante as outras marchas reduzidas em alguns terrenos. Segunda reduzida, terceira reduzida, até quarta e quinta. E no Duster não há essa opção.
    Olá, Arlei,

    Em complemento ao comparativo disponibilizado pelo companheiro Grand Vinicius, acrescento somente a questão da redução final, que contempla não somente a redução de 1ª marcha, mas também a redução do diferencial e a redução oferecida pela caixa de transferência na opção reduzida, para os veículos que a possuem.

    Então, considerando a redução final total, segue abaixo, para auxílio em tua questão, um pequeno comparativo que eu havia montado uns 4 anos atrás, por ocasião da decisão de compra do carro.

    Talvez este comparativo esteja desatualizado para um carro ou outro, mas acredito que com relação ao Duster e ao Grand Vitara não tenha ocorrido alterações. No documento que montei, incluía para a decisão questões também sobre ângulos de entrada, saída, breakover, etc.

    Segue abaixo a transcrição somente com relação às relações de reduções finais:



    Bom dia a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Renault Duster 4X4-renault-duster-relacoes-de-reducao.jpg  

  • #2
    Usuário Avatar de vkbrv
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    Bom dia amigos.

    Uma dúvida sobre os cálculos abaixo (postados originalmente aqui (Renault Duster 4X4) ).

    Pra chegar a relação final foi multiplicado o valor do diferencial pelo da 1ª marcha.

    4,860 x 4,450 = 21,627

    Ok.

    Vendo a ficha técnica vi que nos 4x4 temos o diferencial traseiro, com relação de 0,41 : 1.

    Como este número entra na conta? Ou não entra? Sendo menor que 1 vai acaba dividindo o resultado final.

    se fosse: 4,860 x 4,450 x 0.41 o resultado seria 8.86707. O que não me parece fazer sentido.

    Alguém sabe explicar?

    Obrigado.

    abs

    vk






    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Olá, Arlei,

    Em complemento ao comparativo disponibilizado pelo companheiro Grand Vinicius, acrescento somente a questão da redução final, que contempla não somente a redução de 1ª marcha, mas também a redução do diferencial e a redução oferecida pela caixa de transferência na opção reduzida, para os veículos que a possuem.

    Então, considerando a redução final total, segue abaixo, para auxílio em tua questão, um pequeno comparativo que eu havia montado uns 4 anos atrás, por ocasião da decisão de compra do carro.

    Talvez este comparativo esteja desatualizado para um carro ou outro, mas acredito que com relação ao Duster e ao Grand Vitara não tenha ocorrido alterações. No documento que montei, incluía para a decisão questões também sobre ângulos de entrada, saída, breakover, etc.

    Segue abaixo a transcrição somente com relação às relações de reduções finais:



    Bom dia a todos e fiquem com Deus!
    dd1969.
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por vkbrv Ver Post
    ... Vendo a ficha técnica vi que nos 4x4 temos o diferencial traseiro, com relação de 0,41 : 1.
    Como este número entra na conta? Ou não entra? Sendo menor que 1 vai acaba dividindo o resultado final.
    se fosse: 4,860 x 4,450 x 0.41 o resultado seria 8.86707. O que não me parece fazer sentido.
    Alguém sabe explicar?
    Obrigado.
    abs
    vk
    Boa tarde, vkbrv,

    Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).

    Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.

  • #4
    Usuário Avatar de vkbrv
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    Citação Postado originalmente por dd1969 Ver Post
    Boa tarde, vkbrv,

    Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).

    Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.

    Abraços e fique com Deus!
    dd1969.
    Olá dd1969. Obrigado pela resposta.

    Pois é, também não entendi. Não vejo como pode fazer sentido esta diferença entre os dois eixos. Achei em uma página que não acho agora as relações finais dos Duster, os cálculos batem com o seu, não parecem considerar o "0.41" também. Mais um mistério do Duster...

    Valeu!!
    bom dia.

  • #5
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    Ótimo relato, Vinicius. Eu também queria ver esta comparação. Meu irmão acabou de comprar um Duster, e eu já tive Tracker também.
    WRANGLER 07: BF32"/+1"/bieletaJKS/rockslider/ KYRON 11: AT 31"/+30mm/skidplate
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  • #6
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    Por outro lado, existe uma vantagem interessante, que só quem já precisou sabe. Minha Tracker era diesel, e só quando enchia o motor pegava força. Para sair em piso seco, com inclinação muito alta (saída ou entrada de algumas garagens), eu sofria, e não podia utilizar a reduzida, porque logo na saída era necessário esterçar o carro. Com a solução da primeira marcha reduzida, ela está lá mesmo sem o bloqueio do diferencial central.
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  • #7
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    Há vários dias eu estava planejando pesquisar essas relações de marcha e graças ao post do amigo Arlei me lembrei.

    Só discordo no fato que você citou do Tracker diesel não ter força em baixa. Ele tem. Imagino você passando essa mesma situação num à gasolina. Aí a bronca era grande.

    Abraço.
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Grand Vinicius Ver Post
    Há vários dias eu estava planejando pesquisar essas relações de marcha e graças ao post do amigo Arlei me lembrei.

    Só discordo no fato que você citou do Tracker diesel não ter força em baixa. Ele tem. Imagino você passando essa mesma situação num à gasolina. Aí a bronca era grande.

    Abraço.
    O meu era 2001, com motor Mazda, mais fraco.
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  • #9
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    Galera mais antiga das Dusters, me desculpem se ja ouver resposta sobre isto, procurei e nao encontrei
    A pergunta é, alguém já fez a troca do óleo do diferencial da Duster 4x4?
    Se a resposta for afirmativa, qual óleo utilizou.

    Obrigado a todos

  • #10
    Usuário Avatar de Grand Vinicius
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    Qualquer marca do mercado atende.
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  • #11
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    Pois e amigo estou com a mesma duvida ... o meus esta com 65 mil km, e não sei se tem ou se precisa trocar o óleo e nem sei que óleo colocar ... alguém ajuda ? rs

  • #12
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    Óleo de diferencial você vai num Postão da vida e verifica se precisa trocar. Isso se não tiver no manual do proprietário.
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