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Tópico: Tac Stark

Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de lfschmitz
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    O motor 2.5 da Mitsubishi não é ruim. É um excelente motor, mas submetido a uma barbeiragem de engenharia de mit brasileira: aumentaram a potência por aumento da pressão do turbo, mas sem adequar a refrigeração. Só consegue usar o motor sem medo de superaquecimento quem adaptou um tal de "kit gelo" (adaptações que deveriam ter sido implantadas pela fábrica). Esse motor vinha inicialmente com 87cv, muitos anos atrás. Aumentaram para 121cv com uma opção de overboost temporário que levava para 141cv, e depois, sem aumentar a refrigeração, deixaram programado para 141cv "standard". Resultado: cabeçote empenado e outras encrencas.

    em tempo: o motor usado pelo Bongo e HR atuais é, salvo engano, o mesmo que vinha com 170cv nas últimas Sorento diesel, mas sem a TGV e, portanto, com uma calibragem mais mansa.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #2
    Será? Chuck sabe e pode falar alguma coisa?
    GPBarbosa...não sei de nada mesmo...fui saber da venda aqui pelo fórum.

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  • #3
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    copiando um post do forumplaneta buggy mas que a ideia é a mesma para diesel...

    Senhores, boa noite.

    Muita coisa para falar em um post apenas...

    O que eu posso contribuir é o seguinte:

    Não existe a melhor "receita" ou a configuração ideal... Tudo depende do que se pretende, do uso e da durabilidade que se pretende ter.

    Uma coisa é certa, não existe milagre, sempre será um "ganha e perde", as mudanças melhoram uma coisa e alteram o funcionamento e durabilidade de outras. Não quero dizer com isso que não se deve aumentar a potência do motores ( Arrefecidos a ar ou a água), muito pelo contrario acho que tem aplicação e se fizer bem feito e com critério fica muito bom.

    Dito isso, tenho mais algumas coisas a dizer:

    Todos os motores de combustão interna de ciclo Otto (4 tempos) ( Arrefecidos a ar ou a água), são máquinas térmicas e tem seu rendimento limitado a 35%.

    Isso quer dizer que toda energia gerada com a queima do combustível (Seja ele qual for), só 35% será transformado em "energia de movimento", o restante (65%) vai se transformar em calor...

    Ah Reinaldo, mas os carros de hoje tem injeção, modulo, Duplo comando variável, fluxo cruzado, em V, W, etc...? Mesmo assim o rendimento será apenas 35% no máximo.

    E se um dia, com toda tecnologia de hoje, projetarem um motor de combustão interna com rendimento maior que 35%? Não é possível, é um limite das leis da física para máquinas térmicas...

    Existem algumas "Unidades de Força" (como na F-1) em que o conjunto gera um rendimento maior que 35%, mas é o conjunto e com auxilio de motores e sistemas auxiliares elétricos e de outras fontes de energia diferentes. Mesmo assim a parte da "Unidade de Força" que é uma máquina térmica continua com rendimento de apenas 35%.

    Por isso, em qualquer projeto de aumento de potência o mais importante é pensar no arrefecimento.

    Arredondando as contas para facilitar o entendimento:

    35% (Potência) = 65% (Calor)

    Para cada ponto % de aumento de potência, tem que aumentar duas vezes o % de arrefecimento.

    Se aumentar a potência original em 10%, tem que aumentar a capacidade de arrefecimento em 20%.

    Se aumentar a potência original em 30%, tem que aumentar a capacidade de arrefecimento em 60%.

    Se aumentar a potência original em 40%, tem que aumentar a capacidade de arrefecimento em 80%.

    E assim por diante...

    Ah Reinaldo, mas eu tenho um conhecido que trabalha a 50 anos preparando motores e não faz nada disso e ainda ganha todas as corridas? Como eu disse no inicio, sempre será um "ganha e perde", e naturalmente nesses casos a durabilidade de um motor preparado para corridas será drasticamente menor que um motor montado para um carro de rua.

    Concluindo como eu iniciei:

    Não existe a melhor "receita" ou a configuração ideal... Tudo depende do que se pretende, do uso e da durabilidade que se pretende ter.

    E adicionando mais uma coisinha:

    Também não adianta copiar a "receita" de X, Y, Z porque no carro W, Q, V ficou muito bom... Cada conjunto é diferente e particularmente motores arrefecidos a ar, o fluxo de ar é diferente para cada carro. Por isso deve-se avaliar o conjunto como um todo antes de decidir o que fazer e como fazer.

    Reinaldo

  • #4
    Onde está o botão curtir!!!!!!!!!!

    Parabénss...excelente explicação...vivendo e aprendendo...os engenheiros da L200 e do JPX faltaram essa aula...kkkk

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  • #5
    É isso mesmo...a termodinâmica impõe o limite.

    A não ser os tais motores pseudo-adiabáticos da RTU, que tem um rendimento térmico estimado de 70%, dai essa limitação de 30% vai por água abaixo.

    Para saber mais sobre eles vejam...

    Se eles virarem realidade a eficiência dos propulsores vai dar um salto...adeus motores de alta litragem.

    http://www.rtugroup.com/revolutionar...tic-technology

  • #6
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    Só lembrando que esse motor Mitsubishi possui "corrente de comando", o que significa ser infinitamente mais confiável que alguns propulsores com correia dentada; como é o caso do 2.3 FTP atual (apesar de ser muito bom, utiliza o sistema de correia).

    Gefferson (Troller 2009/2010)
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  • #7
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    Alguém sabe informar se a TAC ainda está produzindo o Stark atualmente!?

    Gefferson (Troller 2009/2010)

  • #8
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    Todas as informações até agora dão conta de que a produção está parada para restruturação da empresa , ,acho que todos torcem pela volta do Stark ,precisamos de opções no mercado e que cada um possa comprar o que gostar e achar melhor ,e que melhor lhe convier.
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Willian Del Piero Rocha Ver Post
    Todas as informações até agora dão conta de que a produção está parada para restruturação da empresa , ,acho que todos torcem pela volta do Stark ,precisamos de opções no mercado e que cada um possa comprar o que gostar e achar melhor ,e que melhor lhe convier.
    Também torço pela volta do Stark, gosto muito do jipe.
    4X4 Brasil

  • #10
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    Pessoal álguem pode me indicar quais amortecedores posso utilizar no Satrk, pois tenho ue trocar os meus e está difícil de encontrar os originais.

    Muto obrigado

  • #11
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    Ola vanderson,os mais parecidos sao os trazeiros do gol,so nao sei se sao mais duro ou mole que os originais,as molas do gol trazeiras sao identicas as da dianteira do stark portanto acho que os amortecedores tambem sao.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por alexandre pimenta Ver Post
    Ola vanderson,os mais parecidos sao os trazeiros do gol,so nao sei se sao mais duro ou mole que os originais,as molas do gol trazeiras sao identicas as da dianteira do stark portanto acho que os amortecedores tambem sao.
    Alexandre,

    Valeu pela dica, vou pesquisar e tentar descobir o grau de compressão dos amortecedores do gol.

    Abs.

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