Boa dica, obrigado, inclusive para fazer não só na instalação, mas de vez em quando.
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Segue abaixo uma foto do que recebi da OGZ:
http://lh4.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/S_...7052010276.jpg
Além da parte externa do snorkel, temos um tubo e um joelho para a conexão do snorkel ao filtro de ar, além de uma máscara para auxiliar na furação.
All,
Sobre o snokel, eu sõ não sou muito fã dessas mangueiras de aspirador de pó que vem no kit da OGZ.
Já vi alguns casos que elas derreteram com o calor do motor e a água entrou no filtro. Sei que o teste deverá ser feito sempre, mas se fizer bem feito da primeira vez não precisará se preocupar mais.
Não sei a medida dela para a XTerra, mas se for igual a que acompanha o snorkel do samurai, no site www.aerotetic.com.br tem umas mangueiras sanfonadas bem legais.
Comprei delas para o samurai e gostei bastante do resultado!
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
XTerra e Samurai
Será que esta mangueira é ruim assim é??? Vou ver se o instalador do meu snorkel tem alguma coisa melhor então... Estou aproveitando que o cara fabrica snorkels para Trollers e pedi um upgrade no dreno, que me pareceu muito extreito. Ele vai trocar por um de 1/2 polegada.
Marcio,
Eu não sei a qualidade dessa que vem no kit da OGZ, mas confesso que preferi não arriscar e já coloquei a sanfonada que aparece do site da Aerotetic.
Abs.
Alexandre
São Paulo - SP
Xterra e Samurai
Perguntinha: que óleo de motor vocês vem usando? O pessoal da Nissan de Fortaleza usa o Shell Rimula X, procurando vi que nos postos é vendido o Rimula R3 X, a geração seguinte do Rimula X. Mas vi que a última norma para óleo de motor diesel é a tal da API CI-4. Não achei na internet , em uma rápida busca, algum site falando que este rimula atende esta norma.
Acho que vou passar a usar o Texaco Ursa Premium TDX, o que acham?
Eu uso esse Ursa TDX a muitos anos em todos os carros diesel que tive e não tenho nenhuma reclamação.
Para quem interessar, seguem algumas fotos do snorkel da OGZ instalado no meu Xterra.
http://lh6.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/S_...0052010279.jpg
http://lh4.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/S_...0052010278.jpg
A instalação do tubo que liga o filtro ao snorkel se dá por entre o paralama e o cofre do motor, desta forma mesmo a mangueira tipo aspirador de pó que vem no kit dá para o gasto, pois a mesma recebe pouco calor. Abaixo segue a ligação do filtro com a mangueira, bem vedada de silicone:
http://lh6.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/S_...0052010286.jpg
Notar que foi trocado o dreno, que era muito pequeno, para um de 1/2 polegada, como mostram as fotos (vou trocar depois por um preto).
http://lh5.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/S_...0052010283.jpg
http://lh5.ggpht.com/_shdJ5SPBcGo/S_...0052010277.jpg
O interessante deste dreno e do desenho aerodinâmico do snorkel é que, quando o motor está ligado e o dreno aberto, percebe-se um fluxo de ar para fora deste buraco! Isto é bem interessante, pois daí temos certeza que qualquer líquido que cair dentro da parte de cima do snorkel será expulso pela pressão de ar no dreno.
O uso do snorkel é bem interesante para quem realmente quer ter uma tranquilidade nas passagens molhadas.
Acho também bonito do ponto de vista estético, porém tenho pena de furar a lata e receio de desvalorizar o carro na venda.
Não é todo mundo que gosta e alguns até pensam que é carro de trilha.
Realmente foi uma dor no coração foi cortar a lataria para instalar o snorkel... Mas não tem outra forma...
Depois pensando melhor, achei que o dreno ficou meio largo, daí decidi colocar aquela rosca de 1/2 polegada com um furo no meio com o diâmetro do parafuso original que fechava o dreno original. Daí basta tirar e colocar o parafuso original quando necessário e se entupir ou eu quiser esvaziar rápido o reservatório do dreno, basta dar abrir a rosca de 1/2.
Para quem interessar, achei no mercado livre este anuncio de tapetes personalizados para o XTERRA:
http://produto.mercadolivre.com.br/M...iesel-28-x-_JM