Rodas trancando em reduzida e motor pegando errado!
Amigo Jaison,
Aproveitei que a X esta no meca instalando o guingho pro Jalapa, perguntei sobre o assunto do motor pegar em um ou dois cilindros e depois ficar funcionando legal na segunda partida.
Ele estranhou muito, nunca ouvio falar, vai aproveitar e examinar o motor buscando uma causa.
Depois informo.
Rodas trancando em piso firme quando a reduzida esta acionada.
Nosso carro, diferente dos Land e Cherokees, não possuem o sistema diferencial central.
Por isso em curvas quando a reduzida esta engatada, a roda de dentro gira menos que a de fora, trancando as engrenagens e podendo provocar quebras, no sistema diferencial central há uma compensação, permitindo que as duas, de dentro e de fora do raio, girem juntas sem forçar as engrenagens.
Era isto, espero ter ajudado.
Badia
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Postado originalmente por
Jaison
Gostaria de saber se é normal, quando se faz uma manobra com a tração engatada, ao andarmos de ré e virar o volante, as rodas dianteiras parecem que travam ou giram como se estivéssemos puxando um peso.
Isso não acontece de ré em linha reta.
Reduzida em 4x2 e roda-livre!
Mattos, pelo que conheço de véiculos 4x4, nunca vi a opção 4x2 reduzida.
O que pode acontecer é quebrares um eixo e rodares na opção 4x4 reduzida usando apenas o eixo que está são.
O bloqueio só irá funcionar dessa forma, bloquenado as rodas em curvas, se for 100% e soldado opção muito utilizada pelos antigos trilheiros nos Willys e Engesas, sem a opção de desconect nas curvas.
Sem essa opção os carros não irão fazer as curvas, os blocantes irão joga-los para fora do eixo, acompanhando a irnércia e o trajeto de reta.
Por isso todos os carros 4x4 de linha das grandes marcas equipados com blocantes, não são 100%, vem equipados com LSD ou outro que no máximo bloqueia 80%.
Os 100%, tipo kaiser ou qualquer outra grande marca como Detroit Locker, ARB, que possuem o "discnect" ao sentir uma das rodas "arrastando", "pesando" em curvas, desconectam as engrenagens, "desligando" o bloqueio, mas eles podem falhar, causando sério risco de acidentes.
Eu mesmo já presenciei capotagens causadas pelos blocantes 100% que pela velocidade do veículo ao entrar na curva não deu "tempo" ao blocante funcionar o "disconect", dai foi o bicho.
Não existe nenhum 100% seguro, eles são desenvolvidos para trilhas extremamente ward onde na mioria das vezes não há curvas e a velocidade é extremamente baixa.
Espero ter ajudado.
Badia
PS: Perdão se alguma palavra em inglês estiver errada.
Citação:
Postado originalmente por
Mattos
Márcio, quanto a roda livre eu entendi.
Quanto a reduzida em 4x2 -essa opção a X não tem.
Pelo que vi ela tem 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. E nas opções 4x4 ficam bloqueadas, causando o efeito de arrastar as rodas em curvas. Certo?