Esse motor deve fundir...
Nao sei nao.:stop:
Versão Imprimível
Também tenho um Xterra com bomba mecânica ajustada, na realidade feito pelo último dono. Não tenho medo de danificar o motor, já que exisitem modelos de Sprint que vem com até 170 cv de fábrica.
Mesmo com a bomba aumentada o carro está fazendo 10,5 km/lt na cidade e 11,6 km/lt na estrada, que eu acho excelente para um carro deste tomanho. Isso usando diesel Podium.
Acho que 160cv está até bom demais para uma XT! se quer correr compra uma A3 180cv!
Então, de acordo a como me apresentei "uns posts" atrás, é o meu primeiro carro a Diesel, e o primeiro 4x4;
Estou com ela (XTerra 2005) a três meses, Uma Paixão!
só fiquei 2 fins de semana em casa! :dance: os outros foram na estrada e em outros lugares que quase não da para chamar de estrada (quase trilha) :D
A minha ainda é com bomba mecânica, as ultimas a saírem assim (e estou feliz com isso!)
peguei ela com 26.000Km, de início achei o carro forte e até andava bem, levando em consideração o peso! a média foi de +- 9,6 à 10,2 Km/L;
Rodei uns 2.500Km assim;
Fui visitar a oficina de um antigo amigo, que trabalha com bombas injetoras e é representante da MasterPower, e durante um churras no sábado ele me deu uma dica e eu mesmo fiz o "Ajuste" da Bomba, Ficou Ótimo!
O consumo está igual, já rodei +2.000 Km assim, e perfeito!
A unica coisa que mudou é que quando se pede torque em rotação baixa ou com o giro muito alto ela ta fazendo um pouco de fumaça.
Para eliminar isso tem que ajustar a pressão da turbina.
Se alguem quiser a dica de como fazer, posso tirar uma foto e explicar...
no ponto de ajuste (Parafuso na Bomba) a minha tava com o lacre original ainda...
Dfalk,
Explica pra gente o que foi feito, aumentou um pouco o debito da bomba e a pressão da turbina?
Ai em Curitiba já tem a vistoria para ontrole de emissões como em São Paulo?
abs
João
Não é feito esta vistoria aqui, mas vou pesquisar se por acaso existe alguma previsão para isso aqui...
O que fiz foi aumentar um pouco os parâmetros da bomba, existe um ponto de regulagem que altera todos em conjunto, vazão em baixa, alta, resposta a pressão....
Como não alterei os limites de pressão da turbina, acontece a "sobra" de combustivel nesses regimes (torque em baixa ou em alta rotação) nada
que comprometa o motor, so que faz fumaça (preta, não branca, se for branca o problema é outro :shock:...)
Vou instalar um manometro no painél, e aí vou acertando a pressão da turbina, teoricamente feito isso a fumaça/poluição fica normal, e até passa pelas inspeções.
Se houver inpeções futuramente, carros com injeção mecânica tem uma Tolerância maior para as emissões :dance: já quem tiver as eletrônicas deverá deixar o "acerto melhor";
Mas vale a pena a alteração, se vc for modesto no ajuste dá para melhorar bastante sem aumentar o consumo.
O mais evidênte é o aumento no Torque, quando estava original eu passava as lombadas e saía em 2º marcha, agora da para deixar uma 3º que o motor ta cheio de força mesmo em umas 800 rpm.
To so imaginando depois que aumentar um pouco a pressão :cool:
Na hora em que você aumenta o débito de diesel, a pressão da turbina também sobe. Eu não mexeria na turbina se fosse você.
Fiz a regulagem da bomba, só que em oficina especializada e em cima de dinamômetro.
Caso seu carro esteja fumaçando demais preste atenção pois combustível demais dentro da câmara pode causar prejuízo.
Essa é uma modificação que também aconselho, como dito antes, 160cv já faz uma diferença ENORME e o custo é baixo.
Fiz o serviço aqui no Rio, com o Pedro Veiga utilizando o dinamômetro da Fastbreak. Se não me engano, o custo saiu por volta de R$ 500,00 com 1h de dinamômetro.
Fiz na minha Xterra anterior (162cv e 120k km) e na amarela (coloquei 170cv mas depois baixei um pouco pq da fumaça. Hj tá com 160cv)
Nas 2 vezes que fui, levei amigos com Troller (MWM 2.8) que ficaram muito satisfeitos tbm
Nunca tive problemas e nunca ouvi ninguem ter por ter colocado 160cv.
Quanto ao consumo, se você não exigir do carro, manter uma média de velocidade constante, ele irá diminuir. Agora se pisar vai beber mais, afinal tem 30 pocotós a mais!
Hoje tenho feito 10-10,5km de média (levantado e com pneus 33") acho isso excelente visto que tenho andado cerca de 3.500km por mês.
abs!
A minha eh mecanica!
Duda,
Só com a troca dos bicos já se ganha os 30cv?,precisou mecher em debito da bomba também?
E a quantidade de fumaça, aumentou muito?
Obrigado,
João
Eu não estou usando os bicos, somente regulagem de bomba.
Não faco tanta fumaca com os 160cv. Mais do que isso vc comeca a virar fumace. Andei com 170 e baixei por conta da nuvem que fazia.
Pelo que li a respeito, os bicos da Rasch não necessitam de ajustes na bomba e a potencia estimada fica entre 150-160 cv.