A galera vai gostar desse vídeo:
X Terra Fest:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=1oy51W3BGtk[/ame]
Abraços!
Versão Imprimível
A galera vai gostar desse vídeo:
X Terra Fest:
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=1oy51W3BGtk[/ame]
Abraços!
Boa tarde a todos!
Encontrei uma nota interessante quanto ao volante do motor fixo e bimassa, publicado pela MWM International.
Segue o link:
http://www.mwm-international.com.br/files/boletim/3.pdf
Notem que este boletim de serviços refere-se à Chevrolet S-10 e Blazer equipados com o Sprint 4.07 mas, como este motor é o mesmo de nossas XTerras e Frontiers, o volante é praticamente o mesmo, acho que muda apenas a furação e parafusos.
O que eu gostaria de mostrar é que existe um documento oficial fornecido pela MWM quanto à substituição do volante bi pelo fixo, a um custo bem mais acessivel. Agora não poderemos tratar tal substituição como "gambiarra".
Abs!
Este é um tema controverso, pois já andei pesquisando alguma coisa, pois estive para comprar um Xterra com o volante avariado, achei que poderia ser conveniente comprá-lo assim mesmo, pedindo o desconto devido à loja e colocando este volante rígido. No final acabei comprando outro Xterra.
Mas encurtando o assunto, liguei na época para 3 revendas da MWM, os 3 falaram que conheciam tal volante mas não o tinham, desistiram de trabalhar com o mesmo, pois tiveram problemas com ele, os clientes queriam devolver pois a viatura tinha ficado vibrando muito, etc. Pelo que li por aí teria também que trocar o disco de embreagem para um com molas, daí rola uma gambiarra para diminuir o diâmetro de um parecido. Bem, seria interessante que alguém que esteja usando ou tenha usado este volante rígido conte sua experiência.
Eu pesquisei isso no fórum do pessoal que possui Frontier e vi casos e "casos".
Li sobre um rapaz que foi bem longe fazer uma adaptação no volante bimassa que equipava sua Frontier, entre outros.
Contudo, de uma hora ou outra, isso irá acontecer, essa troca infernal, que atormenta o pessoal proprietário desses carros.
Com certeza quero fazer da melhor maneira possível, evitando futuros problemas.
Quanto à embreagem, creio que existe sim o modelo certo para esse fim porque, se fabricam o volante certo para as Nissan XT's e Frontiers, o disco de embreagem tem q existir tbm...
Outra, essa de vibrar muito, com certeza é um problema da peça desbalanceada, sem dúvidas. Creio que, apenas na hora de parar o motor, pode sentir uma tremida maior.
Bem, lembrando que as revendas da MWM que citei se referiam a este volante que vc colocou o link da nota técnica, se for esta a causa da vibração, tais 'peças desbalanceadas' seriam o próprio volante rígido da MWM.
Note que não estou atacando esta solução, só estou colocando as informações que levantei, também pensei em usar esta solução e vou pensar de novo quando realmente necessitar. Sobre a função deste volante bimassa, conversei um dia com um mecânico da nissan. Ele me mostrou uma delas, achei interessante que as duas massas ficam bem soltas uma em relação à outra, pensei que existissem molas fazendo pressão. o mecanico girou uma em relação à outra com a mão com certa facilidade. Desta forma, a função do volante bimassa não é aborver trancos da embreagem. Segundo ele, esta folga compensa, em rotações baixas, a velocidade inconstante do virebrequim, causada pelo longo curso das bielas, que em certos ângulos do giro imporiam uma velocidade um pouco menor ao virabrequim. Ou seja a velocidade do virabrequim a baixa rotação é variável o suficiente para causar vibrações suficientes para incomodar os usuários de um SUV como o nosso. Com o volante bimassa tal problema é minimizado. Bem, foi isto que entendi, como eu não sou mecanico, pode estar tudo errado... Os universitários me corrijam, por favor.
Só como dica para todos, principalmente os cariocas, em São Gonçalo, na Niteroi-Manilha, existe uma loja de peças que possui bons preços de peças para motores MWM e outros importados, é a RJ Imports. O telefone: (021) 2603-3335. Foi o local com o volante bimassa com o preço mais em conta, em novembro de 2009 eles cobravam R$2980,00 (MARCA LUCK). Tinha tb o kit de embrenhagem (MARCA MWM): R$1080,00.
Para o pessoal fora do Rio, vi que eles estão no mercado livre e remetem pelos correios:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/pr...=1#head_califs
Outra coisa interessante que eu vi foi que eles citam na página abaixo (mas não tem link para venda) um kit com um volante "corrigido":
http://eshops.mercadolivre.com.br/rj+imports/
Liguei para lá para saber do que tratava e bingo, é um kit volante monomassa com o conjunto completo de embreagem do MWM Sprint, mas da marca Sacks.
O vendedor disse também que o volante bimassa ainda está R$2980,00 (MARCA LUCK, pagamento em dinheiro, 3200,00 no cartão) e o kit de embrenhagem está R$1000,00.
Documento especificamente do volante do motor para Xterra/frontier
Por este documento, dá pra ver que o número de referência da peça para Nissan é diferente do volante rígido para S10/blazer! Sempre falam do aumento da vibração com a troca, nos dois documentos (gm e nissan). Mas quem já fez (tem um tópico na área de picapes), diz que praticamente não notou diferença, no caso da nissan! Estou procurando uma Xterra pra comprar, certamente numa troca darei preferência pelo volante monomassa, especialmente pela confiabilidade maior.
Engraçado é que quem fez adaptações ou soldou o volante bimassa, diz que tem que colocar disco de embreagem com molas. Já nesse documento da MWM, não fala nada a respeito. Deve se manter a embreagem original pelo visto!
O que eu posso acrescentar aqui é que, da vez que corri atrás deste volante, de posse deste documento que citaste acima (para pegar o código da peça para nissan), liguei para os tais 3 revendedores de peças MWM e a reposta foi a que já coloquei algumas mensagens acima.
Pode ser isso sim, caro Bispo. Esse deve ser o motivo da vibraçao excessiva quando se coloca o volante fixo. Contudo, quando eu disse a peça, eu estava referindo mesmo ao volante fixo porque, se não for corretamente balanceado na fábrica, este terá muita vibração após ser instalado.
Abs!
Bom dia a todos, sou novo aqui no forum, comprei uma X TERRA 2004/2005 com 114.000 km em São Paulo.
Ainda estou me adptando ao carro, mas já posso dizer que estou contente com a aquisição.
Paguei R$ 51.500,00 já com IPVA e demais taxas pagas.
Vim de SP para Floripa e ao final da viagem constatei que o consumo foi de 10 km/Litro, agora no transito urbano está fazendo 9 km/Litro.
Gostaria de saber sobre o consumo do óleo do motor.
No manual diz que é normal o consumo de 0,5 Litros de óleo lubrificante para cada 100 litros consumidos de combust.
Não sou entendido em mecânica e gostaria de algumas dicas para uma boa manutenção do carro.
Abraços