Exiliado,
A minha 2006/07 apresentou duas vezes esse problema numero 3!
10mil KM pode trocar o esticador automatico da correio!! Muito barulho e trepidação!
Estou com 82mil km!
Boas!
Luiz
Versão Imprimível
Tem também o problema do volante do motor, que é uma pequena fortuna, fora a mão de obra, que é a mesma para a troca da embreagem e do atuador.
Mas para vermos que nossas viaturas são muito boas e que nos prestarão bons serviços por muito tempo se bem cuidadas, segue no link abaixo um manual extra-oficial de defeitos dos Defenders:
http://dl.dropbox.com/u/588062/Manua...s-Defender.pdf
Dá para notar que a lista é bem grande, principalmente se comparado com uma lista equivalente dos XTerra...
Meu XTerra 2005 está acendendo a luz do ABS, fui ontem na concessionária Nissan aqui de Fortaleza para ver o que seria.
Mas o mais interessante desta visita à concessionária foi o papo que levei com um mecânico da Nissan, que me deu informações interessantes sobre o atuador da embreagem. Ele disse que o problema na verdade é com o fluido hidráulico usado, que é o mesmo do freio, que vai absorvendo água e que esta água é que estraga o atuador. Trocar tal fluido regularmente, seria a forma de preservar o atuador. No site abaixo o pessoal fala para trocar anualmente o fluido de freio, oportunidade que seria um boa hora para trocar o fluido da embreagem.
http://www.aventuraeoffroad.com/aven...do-freios.html
O mecânico também falou um pouco do volante do motor, que é uma peça que tem duas massas de ferro que possuem uma certa liberdade de giro entre si. Segundo o meca, esta liberdade deve ser no máximo de quatro dentes, ele mostrou inclusive um volante bom, mostrou o giro das duas peças virando-as com as mãos sem muito esforço. Ele me disse que uma ação que ajuda a preservar o mesmo é evitar o máximo possível as tentativas frustradas de ligar o motor, ou seja, virar a chave de ignição e o motor não pegar. Isto pode acontecer se o cabra não deixar a chave ligada tempo suficiente, ou bateria fraca (sim, são coisas óbvias). Segundo o mecânico, como a taxa de compressão do motor é muito elevada, caso não pegue, o motor poderá rodar um quarto de volta ao contrário, o que cria um impacto desnecessário sobre o volante.
Sobre meu ABS, aparentemente é um problema de aterramento, com outros sintomas agregados, tais como luz de ré não acende (foi verificado todo o circuito, interruptor e fuzível estão OK), mas se eu tiver com 4x4 acionado, ao engatar a ré a luz do painel indicadora de 4x4 apaga. Segunda espero que sanem tudo.
Um abraço a todos
Márcio, estou muito interessado na solução ou diagnostico da luz do ABS acesa.
No meu caso acontece de forma intermitente, ora acende ora não.
Passou a ocorrer depois de andar muito nas estradas de rípio e terra solta na expedição que fiz ao Atacama.
Abs.
Fala Andre,
Tive o mesmo problema e acho que no mesmo local, quando sai de San Antonio de los Cobres, a luz acendeu, depois apagou e quando voltei para Sampa as vezes acende.
Limpei os 4 sensores do ABS que ficam perto das rodas, mas as vezes volta a acender, deve ser algum problema eletrico, pois se a luz esta apagada e passo em uma valeta um pouco rapido, de forma que a suspensão dianteira trabalhe rapido ela volta a acender.
Tambem estou a procura da solução
abs
João
Sobre o ABS, o técnico da Nissan de Fortaleza passou um scanner que diagnosticou uma falha momentânea no fornecimento de energia ao sistema do ABS, tal erro teria ficado gravado, mantendo a sinalização de erro no painel. Pensamos que isto teria sido causado por um outro eletricista que procurou resolver o problema da luz de ré, tal cara poderia ter causado algum curto ou desconexão que causaria o erro. Daí o técnico da Nissan limpou o erro com o scanner, imaginando que fosse resolver, mas o erro continuou. Perguntaram se a bateria era nova, falei que sim. Quanto tentaram resolver o problema da luz de ré, mais a descrição do problema do apagamento da luz de 4x4 quando se engata a ré, o principal suspeito passou a ser o aterramento. Perguntaram se costumo andar em locais de alta salinidade, respondi que fiz no máximo dois passeios pelas praias de Fortaleza que poderiam ser enquadrados em ambientes salinos, mas assim que foi possível dei uma geral na viatura. Mas como estou com o Xterra a poucos meses, não sei a história pregressa dele. Notei também que os terminais dos fusíveis estão um pouco oxidados. Vcs andaram em salares nestas expedições ao Atacama?
Rico,
O barulho e confundido com o barulho do motor. O som é de vibração, algo solto mesmo! Percebido em marcha lenta!! Visualmente vc pode dar uma olhada no esticador.
Um novo quase não mexe!! Já um com defeito se movimenta muito.
Quando comprei a minha XT com 68000km já estava com esse defeito!
Ao remover a peça a mesma estava até com um trinco!
Troquei a peça o barulho do motor ficou suave!
Depois fui para minha viagem para Argrentina e Chile! Quando chegou com 78mil Km o barulho voltou!! Já conhecendo o maldito! Fui até um concessionária na Argentina e pedi a troca do mesmo! 800 pesos! Ficou zero de novo e ainda está!
Agora imagine se uma peça dessa quebra!! Vai tudo para o espaço, elice e etc!!
Abraço!
Olá Marcio,
Andei nos salares sim, porem o problema apareceu antes, como o Andre citou foi na estrada de ripio saindo da Argentina e entrando no chile, aonde começam os salares.
Acho que o problema é de parte eleétrica e localizado proximo a roda dianteira direita, depois vou seguir com calma o chicote e ver se acho algo errado.
Se o esticador pifar, a correia em V vai para o espaço, vc vai ficar sem ar, sem alternador e sem o ventilador, mas acho que dá para andar um bocado assim, até chegar a uma cidade, tem um caso parecido aqui em um tópico deste forum, a correia partiu.
Um abraço
Já tive uma experiencia dessa no meu JPX com motor MWM 2.8 sprinter, o mesmo da XT. Era um círculo vicioso, aparecia o barulho trocava o tensionador( por sinal bem caro) o barulho desaparecia por um tempo depois voltava até condenar o esticador. Até que um dia um eletricista que trabalhou em concessionária GM matou identificou a causa: a polia louca do alternador. É uma polia especial que roda solta para preservar o tensionador(esticador) compensando o esforço ou tranco do motor.
Conclusão: Geralmente a causa do problema de barulho da correia é realmente do desgaste do tensionador da correia mas esse desgaste decorre por causa da deficiência da polia do alternador que perde a sua função compensadora.
abs.