Postado originalmente por
marcio_bispo
Como subsídio para os nobres amigos que por ventura tenham a intenção de trocar o volante bima$$a por um monossa, hoje andei em um Xterra com o volante monomassa original da MWM. A viatura era do Cláudio Toyota, conhecido dono de oficina daqui de Fortaleza, a Sertões Offroad, e que está a venda na Tropical Veículos, bem perto da Sertões. Aparentemente a viatura está em bom estado geral, antes de vender ele também trocou a embreagem.
Sobre o resultado da troca do volante, meu sentimento foi que a viatura ficou um pouco mais áspera, com um pouco mais de ruído e vibração dentro da cabine, um pouco mais caminhãozinho:? , principalmente acelerando de baixa para média rotação. Mas nada que incomodasse muito, acho que bem menos que a vibração e barulho dentro de uma bandeirante.
Mas é bom esclarecer que o processo de teste foi o seguinte: saí de meu Xterra, entrei direto na loja e perguntei de poderia dar uma volta. Cinco minutos depois estava pilotando a viatura com o monomassa, dei duas voltas nas quadradezas após as quais entreguei o carango e dois ou três minutos depois estava de volta ao meu X. Claro que foi pouco tempo, mas como a idéia era testar o conforto depois da instalação de um volante monomassa, acho que deu para comparar alguma coisa a sensação de conforto entre as duas. Só não deu para ver em alta velocidade como ficou. Acredito que se eu ficasse com a viatura monomassa mais um tempo teria achado até natural a vibração e ruído a mais, sem muito trauma.
Mas como não sou mecânico e o Xterra testado pode estar com algum outro problema, convido os amigos que já fizeram a troca do volante para postarem aqui as suas impressões.