Postado originalmente por
Edumar
Mauro, vou te dar a minha opinião.
Para a finalidade que você quer, pode esquecer os amortecedores. Como o próprio nome diz, eles só amortecem,e na descida. Para mim foi uma perfumaria que andaram colocando em algumas caminhonetes e que não faz muito sentido. A sua esposa vai continuar reclamando do peso da tampa para fechar, e o amortecedor só piora mais um pouco.
Ele só serve para não deixar a tampa descer com tudo e bater embaixo. Mas, isso não é problema, ela foi projetada para isso, até para subir sobre ela com peso. Para alívio pra fechar, que é o que mais importa, os amortecedores não servem pra nada (e até pioram).
O melhor sistema foi desenvolvido pela Nissan no modelo 2023, e usa o mesmo conceito usado em elevadores, portões elétricos, etc., de colocar força oposta ao esforço, mas em vez de peso contrário (como é feito na Saveiro descentralizando os pontos de fixação da tampa), ela utiliza um sistema de hastes com efeito mola. O resultado é que você abaixa ou levanta a tampa usando somente um dedo, e a tampa é pesada, não são estas tampas finas que estão usando agora nas concorrentes para reduzir o peso, que você apoia um tubo de PVC de 3/4 e a tampa entorta :lol:. O esforço para movimentar a tampa é bem pequeno, se você soltar de uma vez, ele ainda bate embaixo, mas muito pouco, você controla isso facilmente sem qualquer esforço. Mas, como eu já disse, descer não é o problema.
Este sistema funciona muito bem. Vou gravar um vídeo depois de como ele funciona.
Não sei se é possível comprar isso avulso e instalar nos modelos anteriores, acredito que diretamente isso não seja possível, mas não tenho certeza. Tenho um amigo que fotografou o sistema da minha e disse que vai tentar fazer numa S10 que ele tem, e se funcionar vai tentar lançar esse produto no mercado.
Vou fotografar o sistema depois e você vê se alguém consegue fazer essa adaptação. Até agora é o único que vi que realmente alivia o peso ao fechar.