x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Agradecimentos: 125

Citação Postado originalmente por Mauro-sp Ver Post
    Uma pergunta pra vocês, alguém já instalou amortecedor na tampa traserira da caçamba? minha esposa sempre que vai ao mercado reclama do peso da tampa quando vai fechar. Funciona bem? Qual a melhor marca?
    Valeu
    Mauro, vou te dar a minha opinião.
    Para a finalidade que você quer, pode esquecer os amortecedores. Como o próprio nome diz, eles só amortecem,e na descida. Para mim foi uma perfumaria que andaram colocando em algumas caminhonetes e que não faz muito sentido. A sua esposa vai continuar reclamando do peso da tampa para fechar, e o amortecedor só piora mais um pouco.
    Ele só serve para não deixar a tampa descer com tudo e bater embaixo. Mas, isso não é problema, ela foi projetada para isso, até para subir sobre ela com peso. Para alívio pra fechar, que é o que mais importa, os amortecedores não servem pra nada (e até pioram).
    O melhor sistema foi desenvolvido pela Nissan no modelo 2023, e usa o mesmo conceito usado em elevadores, portões elétricos, etc., de colocar força oposta ao esforço, mas em vez de peso contrário (como é feito na Saveiro descentralizando os pontos de fixação da tampa), ela utiliza um sistema de hastes com efeito mola. O resultado é que você abaixa ou levanta a tampa usando somente um dedo, e a tampa é pesada, não são estas tampas finas que estão usando agora nas concorrentes para reduzir o peso, que você apoia um tubo de PVC de 3/4 e a tampa entorta . O esforço para movimentar a tampa é bem pequeno, se você soltar de uma vez, ele ainda bate embaixo, mas muito pouco, você controla isso facilmente sem qualquer esforço. Mas, como eu já disse, descer não é o problema.
    Este sistema funciona muito bem. Vou gravar um vídeo depois de como ele funciona.
    Não sei se é possível comprar isso avulso e instalar nos modelos anteriores, acredito que diretamente isso não seja possível, mas não tenho certeza. Tenho um amigo que fotografou o sistema da minha e disse que vai tentar fazer numa S10 que ele tem, e se funcionar vai tentar lançar esse produto no mercado.
    Vou fotografar o sistema depois e você vê se alguém consegue fazer essa adaptação. Até agora é o único que vi que realmente alivia o peso ao fechar.

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Obrigado por compartilhar
    Ela vai atender os países latinos, que antes recebiam unidades de outras fábricas, e também deve atender o mercado europeu.
    A nossa é a mais atualizada, sabiam? A mais completa do mundo. Todas as Frontier lá de fora faltam uma ou outra coisa, e não tem itens tão atualizados como o multilink que veio na Argentina em 2019 e só chegou lá fora no ano passado.
    A nossa é a mais atualizada e completa sim. Mesmo a americana só recebeu o nome Frontier, mas foi feita dentro do conceito americano de caminhonetes que não tem muito a ver com a realidade do resto do mundo. Lá até a plataforma é da antiga.
    A Nissan tem caprichado muito para o nosso mercado, e com certeza será o modelo que vai atender os demais mercados mais exigentes. Em alguns lugares mais "atrasados" ela nem é oferecida com suspensão multilink, ainda é o sistema de feixe de molas que tem um custo bem menor. O mesmo ocorre com os freios a disco nas quatro rodas, tetos solar, multimídia atualizado, etc... recursos técnicos e mimos que só temos aqui na nossa Frontier.

Usuário
    Entrada
    15/12/2021
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=Edumar;2553155] Sempre estamos por aqui, nesse final de ano viajei pra Paraíba pra visitar a família e apresentar minha filha prós meus pais, avôs... E como fui de avião a bruta ficou descansando.

Um deles me perguntou: "O que a Nissan fez com essa caminhonete? A gente volta com os Trollers destruídos, e o pessoal que botou essa picape gourmet nas trilhas volta com elas dando risadas"

Aqui você uma verdade, aqui em Roraima tem o Jipe Club e o grupo deles tava morto, mal andavam, carro quebrados e a gente das picapes começou a entrar pra dentro dos Matos e fazer trilha e os carros aguentando, aí os caras se renderam. Agora só andam junto, se der merda as picapes dão um suporte kkk

Agora oh carro pra dar oficina é o troller, desisti de ter um faz tempo kkkkk

De resto só aguardando chegar as peças que vou alterar bruta pra apresentar pra vocês 💪

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    Citação Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Pessoal que já comprou a Frontier 2023, o que está achando dela? Estão achando muito melhor? Problemas? Virtudes? Como está o consumo? Dizem que ficou mais econômica. O que estão achando dos modos de condução? Muita diferença com o modo Sport? No modo Padrão ficou mais econômica? Parece que mexeram na suspensão e nos freios também, continua boa a estabilidade e a frenagem?
    Samuel, eu acho que já deixei algumas impressões aqui. A minha está hoje com 14.000km, então acho que já tive tempo de perceber algumas principais mudanças.
    A Nissan continua aprimorando a Frontier, mesmo já estando a frente da concorrência em termos gerais.
    Ela não tem aumentado artificialmente a potência e mudado aparência sem melhorias de fato como tem feito a concorrência. As mudanças técnicas são sempre atualizações interessantes, independente da aparência externa, vimos isso na mudança do modelo mexicano para o argentino onde ela fez muitas melhorias técnicas silenciosas.

Tirando esses detalhes de alívio de esforço da tampa traseira, tomada de 12v na caçamba, e outros de menor importância tecnológica, o conjunto mecânico mudou para melhor.
    Ela está mais firme, com uma calibragem de suspensão ainda melhor, e isso sem alterar o conforto típico dela e ainda mantendo a sua estabilidade exemplar. Tive um exemplo recente voltando pela rodovia Anhanguera, onde eu mantinha a mesma velocidade de uma Hilux, pista molhada mas já tinha parado de chover, e na curva vi a Hilux perder o controle e ir para o canteiro central, quase capotando. A minha Frontier fez a curva com tranquilidade, sem necessidade sequer de atuar o controle de estabilidade. Detalhe: era uma Hilux nova, ou seja, a Toyota continua devendo uma solução para o velho problema de estabilidade do modelo.
    Não é a primeira vez que vejo situação semelhante, já comentei outro fato aqui e já vi inúmeros acidentes. Acho que até uma ação legal seria necessária neste caso, o fabricante não pode continuar se omitindo como se o problema não existisse, essa que vi da última vez estava com toda a família dentro do carro, com crianças.
    Parece que lá fora estão tentando aumentar a distância entre rodas para tentar minimizar esse problema, pelo que vi numa reportagem recente. Na minha opinião é apenas mais um remendo que não trará nenhum resultado prático.
    Está na hora de modernizar o modelo, não ficar fazendo remendos e apenas enfeitando a "cara" dela. Lá fora Ranger Raptor, Toyota Tundra e muitos outros fabricantes com caminhonetes peso pesadas estão adotando a suspensão multilink, mas aqui o mercado compra qualquer coisa, então porque melhorar? Até apelidos já deram, todos riem de tudo. É o país das hienas.
    Sem uma suspensão mais atualizada, o controle de estabilidade não serve pra nada, é só ilusão e instrumento de marketing.
    Nesse ponto de estabilidade, a Frontier 2023 continua exemplar.

O motor ficou mais econômico, com medições reais e precisas eu confirmei isso. Faço 1 km ou 1,5 km a mais com um litro de diesel no meu percurso e na minha forma de condução. Isso é muito bom. Já achava ela muito econômica. Comparando com dois amigos que dirigem percursos semelhantes com velocidades parecidas, a minha tem feito 11,5 km/l (sem preocupação com economia), uma Ranger de um amigo tem feito de 8 a 9km/l, e uma Hilux no máximo 9 km/l (o dono é um pouco mais "cuidadoso" do que eu. O interessante é que se você pisar mais forte, ela ainda faz bons números, enquanto as outras despencam para até 6 km/l.
    Então a 2023 ficou mais econômica. Ponto para o motor bem mais moderno.

Desempenho mudou também. Ela está mais esperta para acelerar, com a turbina agora tendo o fluxo de gases controlado eletronicamente. Tem uma aceleração bem precisa e regular.
    Recebeu ainda o modo Sport que sim, faz diferença para quem quer mais desempenho. Ela fica bem mais esperta. Pessoal que testou o modo Off Road disse que ela ganhou também mais força neste uso.
    Eu continuo usando o modo Standard. Acho muito mais do que suficiente pra mim. Ela arranca bem, na casa dos 9,5 a 10 segundos no 0 a 100, o que já acho um exagero desnecessário, ganha aceleração rápido e sobra força para o dia a dia. Mas, quem gosta de brincar um pouco, vai apreciar o modo Sport. Mas, não acho que essa seja a proposta de uma caminhonete, e existem opções bem melhores para quem quer um veículo para condução esportiva.
    Você vai notar esta diferença no desempenho dela.

Câmbio.... a troca de marchas que já era bem macia, sem trancos, ficou ainda melhor. Mudaram um pouco alguns momentos de troca, acredito que novamente visando mais economia, mas por outro lado, quando pisa forte no acelerador, a troca parece estar mais rápida, e você não sente nem a leve mudança como antes. Gostei bastante.

Direção ficou mais leve, mas sempre foi outra coisa que nunca me incomodou. Gravei até um vídeo com ela parada onde realizo uma manobra com apenas um dedo. Quem achar que a direção é pesada, pode usar dois dedos

Os freios a disco nas quatro rodas fizeram diferença sim. Talvez alguém ache que ficaram um pouco mais macios, mas na realidade o ganho maior foi na precisão da freagem. Aumentou ainda mais a segurança numa frenagem rápida em alta velocidade, e olha que ela já tinha um comportamento exemplar nessa situação.

Não vou entrar em itens de segurança, conforto, silêncio interno, iluminação, bancos e outros pontos que também foram aprimorados, porque acho que as mudanças mecânicas são mais importantes, sem querer desmerecer o seu pacote de segurança autônoma que funciona de verdade (não é enfeite como em algumas concorrentes) e é o mais moderno atualmente.

Melhorias?
    Bom... eu acho que está na hora dessas caminhonetes virem com pneus mais parrudos de fábrica, sempre troco das minhas. Tá certo que muita gente vai preferir o original pelo conforto, mas eu prefiro um pneu mais versátil para uso mais intenso, acho que essa é a proposta de uma caminhonete. Novamente, quem gosta de uma condução mais esportiva, deve procurar outra opção, um bom SUV vai atender melhor.
    Acho que poderiam ter mantido o navegador GPS no multimídia, apesar de eu ser fã de navegadores e inclusive moderador de um fórum de GPS, confesso que eu mesmo não usava mais (mesmo porque sempre preferi um Garmin do que o original). Uso hoje o Waze e o Google Maps, que fornecem uma experiência mais completa e precisa com alguns recursos adicionais mais interessantes. Mas acho que podiam ter mantido o navegador, apesar de saber que a grande maioria nem sabe usar e sequer atualiza os mapas.

Defeitos?

Não achei nenhum. Pela sua faixa de preços e proposta, ainda é a minha opção preferida.
    Ontem mesmo eu estava tentando convencer a minha esposa a atualizar a dela, mas não tem jeito, ela não abre mão da 2015 dela, acha a minha muito grande e alta.

A 2023 ficou ainda melhor e recomendo o upgrade. Até mesmo a SE que é uma básica da linha está me surpreendendo... de básica não tem nada e é uma excelente opção para qualquer proposta, nada chega perto do que ela oferece hoje. Mesmo a S já é muito boa também.

Usuário Avatar de Edumar
    Entrada
    12/05/2012
    Local
    Itu/SP
    [QUOTE=Fabio Querino;2553159]
    Citação Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Sempre estamos por aqui, nesse final de ano viajei pra Paraíba pra visitar a família e apresentar minha filha prós meus pais, avôs... E como fui de avião a bruta ficou descansando.

Um deles me perguntou: "O que a Nissan fez com essa caminhonete? A gente volta com os Trollers destruídos, e o pessoal que botou essa picape gourmet nas trilhas volta com elas dando risadas"

Aqui você uma verdade, aqui em Roraima tem o Jipe Club e o grupo deles tava morto, mal andavam, carro quebrados e a gente das picapes começou a entrar pra dentro dos Matos e fazer trilha e os carros aguentando, aí os caras se renderam. Agora só andam junto, se der merda as picapes dão um suporte kkk

Agora oh carro pra dar oficina é o troller, desisti de ter um faz tempo kkkkk

De resto só aguardando chegar as peças que vou alterar bruta pra apresentar pra vocês 💪
    Opa!!! o Fábio está participativo...
    Acabei de enviar uma postagem e já tem uma atualizada sua

Eu sempre quis ter um Troller, acho um jipão muito interessante mas dizem que realmente dá muitos problemas, principalmente de suspensão e direção, além de panes elétricas constantes.
    Acho que o pessoal compra porque gosta de mexer na mecânica. Eu também gosto, mas hoje não tenho mais paciência nem tempo.
    Quero ver esse novo visual da bruta... não vai esquecer da gente

Usuário
    Entrada
    15/12/2021
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=Edumar;2553161][QUOTE=Fabio Querino;2553159]

Opa!!! o Fábio está participativo...
    Acabei de enviar uma postagem e já tem uma atualizada sua

Eu sempre quis ter um Troller, acho um jipão muito interessante mas dizem que realmente dá muitos problemas, principalmente de suspensão e direção, além de panes elétricas constantes.

Bom dia amigos e bom final de semana a todos, o troller tem uma carcaça boa, realmente aguenta pancada, isso dá coragem prós donos, é metem o carro sem pena kkk aí quando quebra, e sempre quebra, os donos vão desanimando, kkkk

No jipe club tem vários que raramente andam hoje dia, manutenção cara desanima.

Quando eu vou, não abuso, tem situações extremas, que já dá pra ver que o nosso carro não aguenta, então eu desvio ou encosto o carro e fico assistindo os mais preparados e a gente e a conversa vai fluindo.

De resto é isso, estamos por aqui e vou atualizando vocês das mudanças na bruta 💪🚜

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Agradecimentos: 84
    Citação Postado originalmente por LoucoPoeta Ver Post
    Obrigado por compartilhar.
    Então, só um site anunciou e a fonte é bastante fraca. Mas se for verdade vai ser bem interessante, vai sair como ela mesma, e bae da nova L200 e da Alaskan. As 3 ficarão bem parecidas. Só espero que venha com um desenho mais legal que a americana, acho a nossa mais bonita. A Mitsubishi está com um design muito bonito da L200 e acho que isso pode influenciar muito.

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    E finalmente o AutoPapo Furado reconheceu a suspensão multilink da Frontier. A Quatro-Rodas já tinha se retratado do engano, o AutoPapo não se retrata, mas está se corrigindo agora.
    Mais um vídeo de muitos elogios para a Frontier.

Nissan Frontier XE saiba em que ela detona a Hilux
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Bigsd
    Entrada
    25/11/2015
    Local
    Jundiai/SP
    Outro vídeo bacana, repetitivo, mas bem completo.

Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Agradecimentos: 128
    "Para mim não basta ter quatro rodas.É preciso ter tração em todas!!!"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 21 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 21 visitantes)

Tópicos Similares

1. Novo Vitara 4° Geracao 2017
      Por wagner4wd no fórum Suzuki
      Respostas: 303
      Última resposta: 05/08/2025, 16:49
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 23/03/2020, 12:32
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 09/01/2009, 12:49

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem