Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 192 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 92142182183184185186187188189190191192193194195196197198199200201202242292692 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 16/08/2020, 11:09
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Edumar Ver Post
    Opa ! Opa ! Opa !
    Isso não é totalmente verdadeiro. Fui citado e tenho direito de resposta :mrgreen:

Boa tarde amigos.

Isso já foi conversado lá no grupo do Clube, mas vocês se esquecem. Até entendo... idade... solidão da quarentena... confusão mental pelo excesso de vinho... :lol: :lol: :lol:

Na verdade, até onde eu sei, não era um artigo. Tratava-se de um registro de patente que apresentava um sistema de aperfeiçoamento de controle de estabilidade veicular. Até porque o sistema de controle de estabilidade é algo antigo e todo mundo hoje usa, mas foi a forma como a MB aperfeiçoou a técnica que recebeu a proteção de uma patente de inovação.
    Tenho quase certeza de que o documento que o Ciro conseguiu era isso, um registro de patente, com os detalhes técnicos de funcionamento da melhoria técnica do produto, desenhos, etc. Realmente era um material bem bacana.
    Isso foi publicado no Clube das Picapes, o nosso antigo fórum que foi desativado. Eu salvei algumas coisas do fórum, como contatos para migrar para o Clube da Nissan Frontier (que ninguém mais atualiza), alguns vídeos e uma ou outra foto que me pediram. O restante morreu junto com o serviço do servidor de hospedagem.
    Então a bola não está mais comigo, mas com o nosso querido, estimado e esquecido amigo Ciro Alencar :lol:.

Verdade apresentada, lavo as minhas mãos... com bastante álcool gel... :mrgreen:
    Tenho usado tanto álcool gel nas mãos que tenho receio que o dia que isso não for mais necessário, elas sofram de abstinência alcoólica.... :mrgreen:

Edu e demais queridos amigos,
    Um grande bom dia a todos !!!

Estou em casa hoje. Tive que voltar ontem cedo do sítio e ganhei um tempinho a mais em casa.
    Como aqui em casa eu só uso o computador do filho, e ele foi ver a corrida agora, aproveitei para visitar alguns fóruns que participo, e é claro que não deixaria de dar uma passadinha nesse.

Edu, meu caro amigo, se não é você...
    Você tem razão, não era um documento técnico, mas de patente. É verdade. E acho que agora sei onde está, no PC da empresa. Amanhã vou ver se resgato isso e publico aqui, até porque é um documento público sem direitos reservados.
    Estou lembrando que não fui eu quem achei isso na época, mas um amigo de um fórum, se não me engano inglês, voltado ao off road, quem me enviou.
    Acho que isso não foi publicado lá no Clube das Picapes. O que eu publiquei lá foi um comentário que peguei de uma publicação técnica explicando o funcionamento dessa nova geração de controle inteligente de estabilidade.
    Mas é verdade que a suspensão multilink tinha um valor muito grande para o desempenho do sistema, justamente pelo melhor contato dos pneus na pista. Um recurso complementa o outro.

E é por aí mesmo, não tem mágica. Como qualquer controle de estabilidade pode funcionar com rodas saltando e escapando do contato do piso? O máximo contato das rodas no piso é necessário para o sistema executar as correções necessárias.
    Por isso que o pessoal comenta que não sente muita eficiência no controle de estabilidade de caminhonetes, ou que ele só funciona bem em asfalto bonitinho. E muitas vezes nem assim, como já vimos caso de caminhonete que mesmo com controle de estabilidade capotava em testes.

O tipo de suspensão convencional de uma caminhonete não favorece o desempenho ideal do controle de estabilidade e tração.
    Por isso eu digo mais uma vez e sempre direi... a Frontier é muito barata pelas qualidades que tem. Deveria ser bem mais cara.
    Mas, já num preço interessante vende pouco pelas razões que já cansamos de saber... então... só resta esperar uma evolução do mercado consumidor, porque em termos de caminhonete, essa opção já temos.
    Quem sabe agora se a Alaskan vier para o Brasil e a nova L200 adotando as soluções da Frontier não vejamos essa reação acontecer.
    Uma pena a Mercedes-Benz ter desistido do Classe X. Não me conformo com isso. Eu teria uma com muita alegria. Mas o preço previsto aqui seria maior do que 300 mil na época. Ia vender 10 unidades por ano... kkkkk.....
  • 16/08/2020, 11:15
    Ciro Alencar
    Citação:

Isso já foi conversado lá no grupo do Clube, mas vocês se esquecem. Até entendo... idade... solidão da quarentena... confusão mental pelo excesso de vinho... :lol: :lol: :lol:

kkkkkk..... que maldade !!!
    Sou só eu que participo do grupo de vinho, não é? kkkk......
    Até o nosso querido amigo Nilton já está lá compartilhando as suas experiências gastronômica e de degustação de seus vinhos.
    Aliás, você me deu uma ótima ideia agora.... kkkkkkk.......
  • 16/08/2020, 11:21
    Ciro Alencar
    Citação:

Alguém pode aproveitar para me explicar porque o Ciro com pouco mais de 2 anos de fórum e 444 posts tem 86 agradecimentos, e eu que estou aqui desde 2012, há 8 anos e com 569 posts, tenho só 11 agradecimentos?
    Tá rolando suborno aqui? :chorandoderir:

kkkkkkk..... o pessoal aqui não perdoa nada...
    Meu querido amigo, não basta ser popular e querido por todos, tem que ter esses meus lindos olhos azuis para conquistar o carinho e a admiração das pessoas.... kkkk....

Continue se esforçando, meu caro, logo você vai atingir a meta e depois vai dobrá-la... kkkk....

Só o fato de vocês serem tão bacanas, e fazerem parte desse grupo alegre e de mente sadia, vocês merecem todos os agradecimentos possíveis, mais até do que eu. É um prazer tê-los como amigos.

Um ótimo final de semana a todos.
  • 16/08/2020, 11:51
    rdmello76
    Citação:

Postado originalmente por Gandu Ver Post
    Vídeos top demais. Obrigado por compartilhar.

Pessoal, surgiu uma situação hoje com a minha Frontier.
    Eu levei a minha esposa para um compromisso médico com hora marcada, e ao chegar lá ela percebe que tinha esquecido um resultado de exame. Eu voltei pra casa para buscar o papel e fui realmente meio solado na estrada que é trecho cheia de curvas.
    Numa curva eu acho que eu tava rápido demais e também fechei um pouco mais do que precisava. Percebi o funcionamento do controle de estabilidade, tração, ESC, ou sei lá o nome certo disso. Além de ter percebido que ele acionou eu vi a indicação piscar na tela do painel, por isso sei que ele realmente entrou.
    Mas o estranho que eu notei que nesse momento que eu estava acelerado e a rotação do motor caiu repentinamente como se eu tivesse tirado o pé do acelerador. Correu tudo bem, ela controlou tudo direitinho, mas essa queda de rotação é normal?
    No mais fiquei bem impressionado com a estabilidade dela nas curvas. A minha anterior nem pensar andar assim, a traseira ficava jogando e bambando nas curvas, e a Frontier foi de boa. Só essa dúvida mesmo.

Bom dia, amigos.

Gandu, tive experiência semelhante aqui nas infindáveis curvas das serras catarinenses. Subindo a montanha pela BR 282 um dia de noite e com uma garoa me empolguei numa curva mais longa e senti a traseira dançar, o giro cortou e a luz do controle de tração/estabilidade acendeu no painel. A camionete segurou o tranco e normalizou o traçado.

Em situações de estradas não pavimentadas em 4x4 normal e velocidade um pouco mais alta (60km/h ou mais) o controle de tração aciona com uma certa frequência (especialmente nas costeletas de vaca). Mas a intromissão não é agressiva. Só na reduzida é que os controles eletrônicos são desativados e aí o motorista está por contra própria.

Porém, só numa situação tive que acionar a reduzida, numa subida para um mirante num dia com muita lama. Fora isso, creio que raramente é necessário usar esse sistema.
  • 16/08/2020, 13:05
    Bigsd
    O Cirão aparecendo aqui num domingo? Por isso que está essa cara de chuva hoje. :lol:

Pois é, o controle de estabilidade e tração da Frontier é muito ativo, você sente ele funcionando com frequência. Não está ali só para dizer que tem.

Eu baixei esse explicativo no canal do youtube do Clube. Ele comenta sobre isso e mostra como a suspensão multi-link trabalha melhor para controlar o movimento das rodas e não deixar elas ficarem sem contato com o solo.

https://youtu.be/XolUWqI4O2U
  • 16/08/2020, 13:14
    Ciro Alencar
    Citação:

Postado originalmente por Ciro Alencar Ver Post
    E é por aí mesmo, não tem mágica. Como qualquer controle de estabilidade pode funcionar com rodas saltando e escapando do contato do piso? O máximo contato das rodas no piso é necessário para o sistema executar as correções necessárias.
    Por isso que o pessoal comenta que não sente muita eficiência no controle de estabilidade de caminhonetes, ou que ele só funciona bem em asfalto bonitinho. E muitas vezes nem assim, como já vimos caso de caminhonete que mesmo com controle de estabilidade capotava em testes.

Uma correção (ato falho) que o amigo Bigsd me chamou a atenção pelo whatsapp: Na verdade não capotava em testes, perdia a estabilidade e o controle e iniciava um capotamento, mas a manobra era interrompida por serem pistas de testes vazias. Desculpem a falha.
    Posso almoçar agora, meu amigo? kkkk...... E claro.... abrir uma garrafa de vinho para iniciar o meu estado de "confusão mental"? kkkkk......
    Um ótimo final de domingo aos amigos.
  • 17/08/2020, 14:43
    Bigsd
    Boa tarde pessoal

Cirão, eu não chamei a sua atenção, só comentei :concordo:
    Quem sou eu para chamar a atenção de alguém mais velho? Tive educação quando eu era pequeno :lol:

Acreditem ou não, ainda não saiu nenhum novo vídeo esta semana elogiando a Frontier, mas trago um outro bacana:

https://www.youtube.com/watch?v=Ydi9KCHpSZs
  • 17/08/2020, 18:01
    Ciro Alencar
    Mais velho... eu mereço... kkkkkk.....

Meu querido Bigsd, sabe quando teremos uma caminhonete assim por aqui de linha? Nunca !!!
    Infelizmente...

Aqui você quer transformar uma caminhonete em um modelo off road, basta colocar uma faixas decorativas, pintar rodas e cromados de preto e colocar um snorkel decorativo... está feito...
    Eu admiro o pessoal que faz uma transformação bem feita. A Mitsubishi tinha uma série mais preparada de fato para o off road, a Savana, e se não estou errado, já saiu de linha.
    A Frontier e a L200 até têm uma vocação natural para esse fim, mas a série Attack deveria sair pelo menos com pneus mais adequados. Porém, como 99% vai rodar mesmo é no asfalto, acho que também é querer demais.

Uma boa noite a todos, porque já estou saindo do escritório para outro compromisso.
  • 17/08/2020, 22:52
    Carter
    Caros,
    GilvanniP
    Nilton J
    Ciro
    Bigsd
    Mauro-sp
    Leori
    Obrigado pelas respostas. Me desculpem se esqueci de mencionar alguém.

GilvanniP, 175k está acima do que pretendo gastar, penso na versão Attack, mas não descartei uma usada pouco rodada. O difícil é procedência.

Vocês acham que as mudanças mecânicas na versão argentina foram significativas?
    Pelo que li, entre outras coisas, houve mudanças na suspensão.

Será que a Renout Alaskan chega mesmo ao Brasil no final desse ano? Teoricamente, mais concorrência poderia trazer melhores preços.

Estou com uma hilux há 08 anos, é um bom carro, mas já tive meus problemas. O preço dela nova está fora de cogitação pra mim.
  • 18/08/2020, 06:27
    Miranda_MG
    Carter, conterrâneo!

Bom dia. A Alaskan não será mais comercializada no Brasil.

Renault volta atras com Alaskan e cancela chegada da picape ao Brasil | Quatro Rodas

Abraço,

Miranda

Citação:

Postado originalmente por Carter Ver Post
    Caros,
    GilvanniP
    Nilton J
    Ciro
    Bigsd
    Mauro-sp
    Leori

GilvanniP, 175k está acima do que pretendo gastar, penso na versão Attack, mas não descartei uma usada pouco rodada. O difícil é procedência.

Será que a Renout Alaskan chega mesmo ao Brasil no final desse ano? Teoricamente, mais concorrência poderia trazer melhores preços.

Estou com uma hilux há 08 anos, é um bom carro, mas já tive meus problemas. O preço dela nova está fora de cogitação pra mim.

• 18/08/2020, 10:27
    Gandu
    Bom dia amigos, deixa eu dividir uma experiência com vocês de ontem.

Eu vinha comentando sobre a troca de pneus da minha Frontier, que apesar de rodar 90% asfalto, pelo menos 3 vezes por semana tenho que encarar um trecho que estrada de terra que acaba numa subida na chácara do meu pai. Ele tem algumas necessidades especiais e tenho que passar lá com alguma frequência. Com chuva essa experiência de subir este trecho que deve ter uns 300 metros nunca foi muito agradável. Por essa razão eu estava com a intenção de calçar melhor a bruta para cravar melhor os pneus na lama.
    Mas ontem tive uma grata surpresa. Por conta das chuvas que tem caído aqui, a rua estava daquele jeito, desanimando só de olhar.
    Chegando no trecho de terra eu já acionei a tração 4x4, mas o trecho inicial é mais tranquilo porque uma parte é cascalhada. Eu pensei em parar no final do cascalho e colocar a reduzida para ajudar, mas depois resolvi tentar primeiro sem reduzida.
    Qual foi a minha surpresa ao ver a bruta subir o trecho enlameado como se estivesse quase seco. Ela subiu com tanta facilidade que eu nem acreditei.
    Foi interessante porque eu sentia mudanças de condução quando as rodas se alternam, mas sem jamais sair de lado ou ficar patinando como acontecia com a Ranger mesmo com tração e reduzida. Depois vou colocar uma foto, este trecho não é brimcadeira, mas ela subiu com muita facilidade.
    E o mais interessante é que a Ranger além de sofrer demais nessa subida e até sair de lado, quando subia, terminava a aventura todo cheia de lama espirrada, e a Frontier saiu quase limpa, ou seja as rodas não ficaram patinando muito e levantano aquele barro de costume. Só atrás dos paralamas nas laterais sujou um pouco.
    O pessoal comen tou aqui das qualidades fora de estrada dela e realmente ela me surpreendeu. Se eu for trocar o pneus será por gosto mesmo, para ter um porte maior e ficar mais bonita. Mas nem sei se me arrisco a mexer em time que está ganhando.
    Cada dia que passo eu gosto mais dessa caminhonete, muito confortável para passeio, valente no fora de estrada, e ecoômica demais. Estou muito satisfeito com ela.
    Amanhã ou mais provável na quinta-feira eu vou passar novamente por este mesmo lugar e ver se eu consigo filmar para vocês verem com os próprios olhos, aproveitando que não pára de chover. E o pior é que a danada ainda sai limpa, não dá nem para fazer graça :chorandoderir:
  • 18/08/2020, 10:29
    Gandu
    Citação:

Postado originalmente por Carter Ver Post
    Caros,
    GilvanniP
    Nilton J
    Ciro
    Bigsd
    Mauro-sp
    Leori

Opa! Estou atento também, Qualquer novidade te falo.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 192 de 1010 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 92142182183184185186187188189190191192193194195196197198199200201202242292692 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:26.