Powered by vBulletin

Pajero Dakar: impressões, comentarios...

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 45 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 353637383940414243444546474849505152535455 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/08/2015, 18:59
    Miranda_MG
    Citação:

Postado originalmente por enasor Ver Post
    Obrigado pela correção, meu caro amigo Miranda ...

A minha viatura tem diferencial central ... asfalto molhado eu ponho 4x4, sem susto ...

Entretanto, tenho vários amigos que tem picapes 4x4 sem diferencial central ... sob chuva forte, quando estão trafegando na estrada a 80 a 100 km/h eles dizem que não relutam em colocar o 4x4 (particularmente, acredito que nestas condições, não há nenhum problema, eis que a pista está muito escorregadia) ... outros, dizem que preferem aliviar o pé sob chuva, e deixar no 4x2 mesmo!!!! (nestas condições, aliviando o pé, com o veículo em baixa velocidade, também não vejo necessidade de deixar no 4x4) ...

Forte abraço.

Meu caro,

Diga aos amigos do primeiro grupo (os que acionam o 4x4 sob chuva forte) então que estão cometendo um erro. Se o sistema mecânico suportar, vai forçar as rodas dianteiras a girarem na mesma velocidade; forçando o deslizamento sobre o asfalto de pelo menos uma delas. Aumenta a chance de derrapagem e, na ausência de outros controles eletrônicos (como a maioria não tem mesmo), a situação ainda piora.
    Pista muito escorregadia no asfalto só quando tem lama/barro de deslizamentos, óleo ou neve, por exemplo. :)
    Diminuir a velocidade é a solução mais prudente. E, se o camarada não aguentar, encosta, come um pão com linguiça e café e deixa a chuva passar.
    A única picape atual que pode usar o 4x4 no asfalto (seco ou molhado) é a Amarok.

Em tempo, depois de ter experimentado em uma viagem longa com sua Pajero, já está pronto para explorar Atacama, Ushuaia ou o Jalapão? :safari-rig:

Abraço,

Miranda
  • 23/08/2015, 07:17
    enasor
    Citação:

Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Meu caro,

Diga aos amigos do primeiro grupo (os que acionam o 4x4 sob chuva forte) então que estão cometendo um erro. Se o sistema mecânico suportar, vai forçar as rodas dianteiras a girarem na mesma velocidade; forçando o deslizamento sobre o asfalto de pelo menos uma delas. Aumenta a chance de derrapagem e, na ausência de outros controles eletrônicos (como a maioria não tem mesmo), a situação ainda piora.
    Pista muito escorregadia no asfalto só quando tem lama/barro de deslizamentos, óleo ou neve, por exemplo. :)
    Diminuir a velocidade é a solução mais prudente. E, se o camarada não aguentar, encosta, come um pão com linguiça e café e deixa a chuva passar.
    A única picape atual que pode usar o 4x4 no asfalto (seco ou molhado) é a Amarok.

Em tempo, depois de ter experimentado em uma viagem longa com sua Pajero, já está pronto para explorar Atacama, Ushuaia ou o Jalapão? :safari-rig:

Abraço,

Miranda

Kkkkkkkkk. Gostei do "pão com linguiça" ... em viagens aí para BH, lembrei-me que no caminho parava em um posto de combustível onde comia um pão de queijo com uma linguiça simplesmente divina ... uma maravilha!!!!! ... só de falar já me dá água na boca!!!! Rsrsrs.

Quanto ao 4x4, recado entendido e assimilado. Mais uma vez, muito obrigado, meu amigo, pelo interesse em nos ajudar a preservar nossas viaturas ...

Quanto ao Atacama, Ushuaia, Jalapão e outras belezas mais que demandam um esforço, digamos, um pouco mais substancioso, ainda sob análise. Acompanhando com muito interesse o movimentado tópico que você abriu "USHUAIA - DEZ/15 E JAN/16" ... e tentando convencer a Patroa ... já até propus a ela ir/voltar de avião, com os meninos ... quanto ao trabalho, as coisas estão sob controle, de forma que posso me afastar com tranquilidade ... quanto à Pajero, esta é a que mais me deixa tranquilo, pois tenho certeza que encara com facilidade o rípio e o que mais vier pela frente!!!! Kkkkkk ... Vamos aguardar ... de repente eu ainda lhe peço uma vaguinha no grupo ...

Forte abraço.
  • 23/08/2015, 17:38
    Annibal
    Citação:

Meu caro,

Abraço,

Miranda

Perfeito. Muitos cometem este erro que pode ser fatal. A viatura diminui substancialmente a estabilidade.
  • 24/08/2015, 09:08
    omarjlima
    Citação:

Postado originalmente por enasor Ver Post
    Caro Mattos ...

Liguei na css e o vendedor garantiu para mim que a Dakar 5 lugares diesel é easy ... Pelo visto, então, ele se enganou ao me passar essa informação!!!!. Talvez, ele estivesse com uma a gasolina no estoque e passou a informação desse modelo, a qual, pela tabela é easy ... Confirmando-se que a 5 lugares diesel é super select, peço desculpas por ter passado informação errônea ...

Abs.

E.T.:

No "link" que você passou, note na colina da Dakar HPE Flex 2016 ... é easy select ... note mais abaixo que fala em diferencial central ... mas, easy select não tem diferencial central!!!! ... Esquisito, não????? ... Parece que tem algum coisa errada nesta tabela!!!! ...

Tive uma Dakar 2009/2010 HPE 7 lugares manual que era super select,mas essa nova 5 lugares diesel é easy select, dei uma passada na concessionária aqui em Franca e o mecânico me disse que é o cambio da Triton...
  • 24/08/2015, 09:40
    enasor
    Citação:

Postado originalmente por omarjlima Ver Post
    Tive uma Dakar 2009/2010 HPE 7 lugares manual que era super select,mas essa nova 5 lugares diesel é easy select, dei uma passada na concessionária aqui em Franca e o mecânico me disse que é o cambio da Triton...

Meu caro amigo Omarjlima ...

Voltemos ao assunto: Dakar diesel 5 lugares. Easy select ou super select?????? "Ser, ou não ser, eis a questão"!!!!! Rsrsrsrs.

Acabo de ligar na css, outra vez!!!!!!!!!!! Rsrsrsrs ... Dei uma "bronca" no vendedor que me passou a informação errada!!!! Rsrsrs ... Pedi para ele sair do telefone, ir lá no veículo e verificar "in locu" como é verdadeiramente o câmbio da Pajero Diesel Dakar atual (que a propósito, nem se chama mais Dakar ... a Mit não paga mais a bandeira Dakar!!!) ... Ele se desculpou, e veja as informações que ele me trouxe de volta:

Nota: Antes dele abrir a boca, já fui lhe dizendo que se ele me passasse informação errada de novo, eu iria lá "comer a orelha dele, à la Mike Tyson"!!!!! Kkkkkkkk.

- A Dakar diesel 5L atual é realmente super select, conforme está na tabela da Mit disponibilizada no "link" postado pelo Mattos;
    - As Dakar diesel 5L que eram easy select são aquelas fabricadas até 2013 (a 2013 já é super select).

Bem ... isso é o que eu posso informar ... se ainda não for isso, eu volto lá e vou "dar porrada" no cara!!!! Kkkkkkkkkk.

Se algum colega tiver a 2013 e, outro, a 2014 diesel de 5 lugares, também podem ajudar no esclarecimento ... vamos aguardar algum pronunciamento ...

Abs.
  • 24/08/2015, 11:56
    omarjlima
    Ok enasor, vamos aguardar...mas como disse antes esta é a minha segunda Dakar e existem diferenças entre as duas no que diz respeito à tração 4x4. A superselect inclusive tem no painel o indicador da tração fulltime, essa nova minha 2013/2014 só aparece o indicador quando acionado a tração e mesmo no desenho que aparece no painel o bloqueio central não aparece como na full ou dakar com sistema superselect. O fato é que o sistema superselect com a opção de tração fulltime da mais segurança mesmo que psicológica principalmente no caso de chuvas em pistas asfaltadas e mesmo em estradas de terra muitas vezes nem utilizava os outros dois modos de tração 4HLc e 4LLc o 4H era mais que suficiente...Fiquei também confuso quanto ao seu uso mesmo em situações de baixa aderência se posso utiliza-lo normalmente em pistas sinuosas como uma subida de serra... Enfim o superselect é mais easy de ser utlizado...rsrsrsrsrs...
    Abraços...
  • 24/08/2015, 13:49
    enasor
    Citação:

Postado originalmente por omarjlima Ver Post
    ... Fiquei também confuso quanto ao seu uso mesmo em situações de baixa aderência se posso utiliza-lo normalmente em pistas sinuosas como uma subida de serra... Enfim o superselect é mais easy de ser utlizado...rsrsrsrsrs...

Caro omarjlima ...

Você viu o posicionamento bem claro do meu amigo acima, não? ... e se você pesquisar no forum, vai ver que há outros colegas, também experientes, que defendem a tese de que o 4x4 (sem diferencial central) pode ser utilizado em asfalto sob chuva forte com o veículo em velocidade ... se ainda houver dúvida, eu, se fosse você, nestas situações, deixaria mesmo no 4x2 e reduziria a velocidade, a favor da segurança, tanto pessoal, quanto em prol da conservação do sistema ... e vai agindo assim, pelo menos até você amadurecer bem aquilo que é melhor para sua segurança pessoal e sua viatura!!!! ... e gostei do termo "superselect é mais easy de ser utilizado". Rsrs.

Forte abraço e boa sorte.
  • 24/08/2015, 14:52
    teofiloullmann
    Citação:

Postado originalmente por Chubner Ver Post
    Tirando o envelopamento, fiquei babando nesta primeira Pajero Sport. Ficou animal! Deu ate coceira fazer o mesmo na minha! Valeu

Digo exatamente o mesmo!!!! Ficou demais, fora a "camuflagem" hehe
  • 25/08/2015, 15:56
    SavioBatista
    Citação:

Meu caro,

Abraço,

Miranda

Sabias palavras! Concordo em 100%.
  • 25/08/2015, 16:10
    fabricioengmec
    Pessoal, a Pajero Dakar 3.2 2013 não HPE possui o sistema superselect ou o easyselect?
    Alguem que possui o veículo poderia confirmar, pois estou pesquisando para compra...

Abraços!
  • 25/08/2015, 22:40
    Everton Júnior
    Pessaol,
    Pajero Dakar 2009<2011 modelo importada é Super Select, independente do cambio automático ou manual.
    A partir do modelo 2012, que passou a ser montado no Brasil, somente o modelo HPE tem a tração Super Select. O modelo 5L usa a tração Easy Select, o mesmo usado pela Triton.

Abs!
  • 27/08/2015, 00:02
    SavioBatista
    1 Anexo(s)
    So para confirmar, olha essa foto do painel da Dakar 5 lugares que peguei no site da Mit.

Anexo 510474

Da para ver que na indicação de tração no painel não consta o bloqueio do diferencial.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 45 de 70 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 353637383940414243444546474849505152535455 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:56.