Postado originalmente por
Miranda_MG
Meu caro,
Diga aos amigos do primeiro grupo (os que acionam o 4x4 sob chuva forte) então que estão cometendo um erro. Se o sistema mecânico suportar, vai forçar as rodas dianteiras a girarem na mesma velocidade; forçando o deslizamento sobre o asfalto de pelo menos uma delas. Aumenta a chance de derrapagem e, na ausência de outros controles eletrônicos (como a maioria não tem mesmo), a situação ainda piora.
Pista muito escorregadia no asfalto só quando tem lama/barro de deslizamentos, óleo ou neve, por exemplo. :)
Diminuir a velocidade é a solução mais prudente. E, se o camarada não aguentar, encosta, come um pão com linguiça e café e deixa a chuva passar.
A única picape atual que pode usar o 4x4 no asfalto (seco ou molhado) é a Amarok.
Em tempo, depois de ter experimentado em uma viagem longa com sua Pajero, já está pronto para explorar Atacama, Ushuaia ou o Jalapão? :safari-rig:
Abraço,
Miranda