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Pajero Dakar: impressões, comentarios...

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  • 07/08/2015, 23:52
    Jimmy Offroad
    Vi no webmotors uma versão da Dakar com cambio manual. Entrei no site da mit e não achei nada. Não me parece ser uma versão para frotista.

    Alguém sabe o nome da versão? segue o link

    Abraços,

    Jimmy

    http://www.webmotors.com.br/comprar/...-2015/14420460
  • 08/08/2015, 18:08
    Angelo Fernandes
    Adquiri a pouco tempo uma Dakar 2010 ,esta fazendo 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com ar ligado direto, muito macia, ágil, tinha uma Sport e percebi que andava de carroça. RSRSRSRSRS
  • 08/08/2015, 18:52
    enasor
    Consumo muito bom mesmo!!!! ... parabéns pela nova máquina ... seja bem vindo ao fórum ... Abs.
  • 08/08/2015, 21:45
    lfschmitz
    Citação:

    Postado originalmente por igordcoelho Ver Post
    Olá Pessoal!

    Estou com uma dúvida.
    percebi que a haste do macaco hidráulico da VTR tinha extraviado. Como fiz a revisão na CS, cotei o preço. O valor foi de 30,00 e fiz a encomenda da peça por achar que até valeria a pena...
    Olhamos (eu e o cara do setor de peças - Mit Manaus) no catálogo e visualizamos a figura da haste (montável-três peças).
    Após 30 dias, chegou a bendita... mas uma peça fixa... Até pensei que fosse da Triton... mas fui corrigido..
    Questionei a mudança em relação ao catálogo e o mesmo funcionário me respondeu que as vezes isso acontece.. ???? Insisti na conferencia e a referencia da peça dobrável era a mesma da que recebi.
    Alguém já passou por algo parecido?
    Agora tenho que andar com esse trambolho que não cabe em lugar nenhum..
    Seguem as fotos.

    Abç.

    Anexo 508831Anexo 508832

    Esse é o da Triton!!! Fica preso a um par de suportes de plástico na parede posterior da cabine, escondido atrás do espaldar do banco traseiro.

    É longo porque serve também para baixar o estepe, que fica preso a uma roldana na parte posterior é inferior da caçamba. Enfia-se a ponta com as duas pequenas "orelhas" por um orifício acima da placa e encaixa-se a chave de roda à extremidade em T, fazendo uma manivela de acionamento à distância.

    O mais provável nesse caso é tratar-se de confusão na compatibilidade de peças Triton/Dakar. Não é TUDO igual.
    Certamente venderam a peça errada; na verdade o acionamento do macaco hidráulico (esse, certamente é o mesmo) não é tão pesado e qualquer cano de ferro de uns 60cm já possibilita o acionamento sem sofrimento. Qualquer serralheria ou ferro velho tem e não vão cobrar mais de dez pilas por três palmos de cano de 3/4".

    Eu devolveria essa peça e providenciaria uma solução local. Concessionários são coisa do capeta!
  • 14/08/2015, 09:09
    omarjlima
    Tive uma pajero dakar 2009/2010 que mesmo sendo cambio mecânico possuía o sistema super select onde quando chovia em asfalto havia uma opção de tração que eu poderia utilizar para melhorar a performance o 4H, atualmente estou com outra também cambio manual só que o sistema de tração é easy select possuindo os sistemas 2H, 4H e 4L, pergunto se alguém souber responder... posso utilizar essa opção 4H da mesma forma que a outra? Ou só posso utilizar essa opção para estradas de chão com pouca aderência. Fiz algumas perguntas por ai mas as resposta estão meio confusas e na internet não encontrei nada que deixasse a duvida para trás.
  • 14/08/2015, 16:59
    teofiloullmann
    Tenho a minha há um ano, 2009/2010.
    Em viagens para a serra gaúcha, tenho feito em torno de 12,5 km/l, andando em média a 80 km/h.
    Em viagens para o litoral gaúcho e catarinense, tenho feito em média 11 km/l, andando a 110 km/h.
    Os pneus não são originais, ACHO que são 31". Como faz pouco que entrei no mundo do 4x4 não conheço muito essas medidas de pneus (não sei onde ver quantas polegadas tem o pneu).
    Pra fazer essas médias calibro os mesmos antes de viajar com 38 lbs.
    Andando com pneu mais vazio consome em torno de 20% a mais.

    Tenho algumas dúvidas... Como não vejo muita dakar aqui na minha cidade, muito menos com a suspensão alterada, gostaria de saber se alguém já levantou a suspensão da dakar? Se já colocou pneus maiores também, tipo um 35"? E se já viu alguma com para choque de ferro também...

    Abs! E vida longa à Dakar!
  • 18/08/2015, 09:52
    teofiloullmann
    Citação:

    Postado originalmente por omarjlima Ver Post
    Tive uma pajero dakar 2009/2010 que mesmo sendo cambio mecânico possuía o sistema super select onde quando chovia em asfalto havia uma opção de tração que eu poderia utilizar para melhorar a performance o 4H, atualmente estou com outra também cambio manual só que o sistema de tração é easy select possuindo os sistemas 2H, 4H e 4L, pergunto se alguém souber responder... posso utilizar essa opção 4H da mesma forma que a outra? Ou só posso utilizar essa opção para estradas de chão com pouca aderência. Fiz algumas perguntas por ai mas as resposta estão meio confusas e na internet não encontrei nada que deixasse a duvida para trás.

    Pode utilizar a 4H sim, normalmente, da mesma forma que a 2H... Faço isso quando dirijo em estradas em dias de chuva...
  • 19/08/2015, 07:01
    SavioBatista
    Aproveitando o assunto, qual a diferença da Easy Select para a Super Select?
  • 19/08/2015, 09:49
    omarjlima
    Citação:

    Postado originalmente por SavioBatista Ver Post
    Aproveitando o assunto, qual a diferença da Easy Select para a Super Select?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...sy-select.html
  • 19/08/2015, 10:08
    omarjlima
    Citação:

    Postado originalmente por teofiloullmann Ver Post
    Pode utilizar a 4H sim, normalmente, da mesma forma que a 2H... Faço isso quando dirijo em estradas em dias de chuva...

    A minha dúvida se encontra exatamente ai...tem gente que diz que sim e outros que não posso utilizar esse modo de tração 4H em qualquer lugar e inclusive que não posso fazer curvas etc.. e no site da mit não consegui nada sobre a configuração do meu carro e a utilização da tração...
  • 19/08/2015, 10:37
    omarjlima
    A minha dúvida se encontra exatamente ai...tem gente que diz que sim e outros que não posso utilizar esse modo de tração 4H em qualquer lugar e inclusive que não posso fazer curvas etc.. e no site da mit não consegui nada sobre a configuração do meu carro e a utilização da tração...Tem inclusive um post aqui no site que diz que há restrições, mas gostaria de saber se realmente eu utilizar esse sistema de tração em asfalto posso danificar o sistema de tração da minha dakar...

    <br>http://www.4x4brasil.com.br/forum/mi...sy-select.html
  • 19/08/2015, 12:14
    enasor
    Citação:

    Postado originalmente por omarjlima Ver Post
    Tive uma pajero dakar 2009/2010 que mesmo sendo cambio mecânico possuía o sistema super select ... atualmente estou com outra também cambio manual só que o sistema de tração é easy select ... posso utilizar essa opção 4H da mesma forma que a outra? ...

    Caro omarjlima ...

    Exatamente da mesma forma, e nas mesmas condições, não pode, não!!!!! ... Se sua viatura é easy select, então ela não tem diferencial central ... e neste sistema, diferentemente do super select (caso da Dakar HPE 7 lugares, Full, etc. que tem diferencial central), quando você estiver no modo 4H, os esforços nos eixos não estarão sob a tutela de um diferencial central, que compensa as diferenças de rotação e torque entre os eixos ... portanto, no caso da sua viatura (sem diferencial central) há que se utilizar o modo 4H com certo cuidado, e em determinadas circunstâncias. Por exemplo: Se sua viatura estiver no modo 4H: Fazer curva muito fechada em asfalto seco, nem pensar!!!!! ... entretanto, numa situação de baixa aderência (asfalto molhado, pedregulho, etc.), pode!!!! ... mas, logo que estiver em pista seca e aderente, volte logo para o modo 2H (vai que você se esquece e faça uma curva fechada!!!! ... aí pode ferrar o sistema!!!).

    E para tirar essa outra dúvida de seu post acima sobre o uso do 4H (em estradas, em que velocidade, etc.), sugiro, também, que você leia o interessante tópico abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ch...x4-na-s10.html

    Depois, com calma, dê uma boa pesquisada no fórum, pois tem muitas outras informações e dicas muito interessantes, de colegas bem mais experientes que eu, sobre o uso do 4x4, diferencial central (o que é, e como funciona), etc. ...

    Forte abraço.
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