Postado originalmente por
SergioMedeiros
4x4 sem diferencial central em chuva?? NUNCA! Pelo amor de Deus.... 4x4 de l200, Ranger, Frontier..... no mínimo estrada de terra!!! Asfalto, mesmo no temporal, SEMPRE 4x2!!!!!
Essa falsa sensação do carro ficar mais firme na chuva é exatamente o que pode fazer você sair da estrada bonito!!! A l200 em 4x4, como qualquer outro veículo 4x4 sem dif. central tem a tendência de andar reto! Por isso a sensação de "estar nos trilhos", pq o carro fica mais pesado pra fazer curva, e tende a voltar a andar em linha reta.
Olha só.... uma comparação simples. Quando freiamos e os pneus travam, o carro vai parar muito mais pra frente que um carro com ABS, onde os pneus não travam. Isso acontece porque quando o coeficiente de atrito atinge seu limite, o carro perde boa parte do atrito com o solo, ganhando com as pastilhas (pois elas travaram totalmente a roda). Lembrando, segundo grau... hehe... a força para tirar um objeto da inércia é superior a força para mante-lo em movimento. Por isso que um carro freiando no limite vai parar antes do que um carro com as rodas travadas, pois em relação ao solo, uma roda não travada permanece na inércia!
Agora, pensando na curva, o que segura o veículo é a força que ele exerce lateralmente no solo, no sentido contrário a curva. Por que não podemos freiar na curva (acho que isso todo mundo sabe)? Porque o carro vai ganhar atrito com as pastilhas, e perder com o solo. Isso faz voce perder toda a força que segurava o carro na curva, e vai embora em linha reta.
Considerando a ótima explicação que o Thiago deu, os eixos desenvolvem velocidades diferentes em uma curva. O dianteiro sempre percorre uma distancia maior que o traseiro, impondo assim uma velocidade maior do que o traseiro. Sem o diferencial central, o que vai compensar essa diferença de velocidades são os pneus, mesmo os diferenciais dos eixos estando destravados, os pneus precisarão derrapar para compensar isso! E, considerando o raciocínio do atrito, a última coisa que você quer numa curva molhada é que um dos pneus derrape para compensar essa diferença, fazendo com que seu carro perca todo o atrito que está te mantendo na curva. E uma vez que se perca o atrito, em alta velocidade na curva, já era.
Pessoal, desculpa o post grande, mas nada melhor que uma teoria para entendermos o motivo das coisas na prática. Já vi inúmeros posts de gente que usa o 4x4 de pickups em asfalto molhado. Os riscos aumentam, principalmente pela falsa sensação do carro estar "nos trilhos".