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Amantes da L200 (savana,triton,gls,gl,hpe e outdoor)

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  • 12/12/2013, 15:42
    ersfjr
    Citação:

    Postado originalmente por cristian-sp Ver Post
    Opa Thiago, eu entendi sim, aliás já tinha esse conhecimento, então está clara sua explicação, somente questionei pois quando li a frase acima...realmente me pareceu confuso, pois mistura coisas que não tem haver, como vc mesmo detalhou no seu outro post.

    Agora ainda no tema 4x4 da L200, me parece que as rodas giram independente...e o torque não é 50/50 para cada lado do eixo correto?

    é 50/50 frente e trás, porém os "lados" giram/recebem mais torque conforme necessidade, se não me engano tem um sistema que controla isso, alguma sopa de letrinhas que +- signifca que possui "escorregamento limitado" ou algo do genero....senão eu ficaria atolado caso um lado do carro entrasse em uma vala de lama escorregadia e o outro lado estivesse no asfalto (suposição..rs...) e não é isso que ocorre certo?

    e considerando isso, caso seja verdade, eu poderia usar o 4x4 no asfalto, apesar do sistema inteiro sofrer um desgaste maior não?

    digo, pq já usei várias vezes em asfalto com chuva/garoa...para ter maior/melhor controle e segurança e o carro andou bem pacas, inclusive em rodovia de serra! ....então questiono mais para esclarecer o quanto eu poderia estar correndo o risco de moer a vtr...rs...

    e obrigado pela paciência em conversar sobre! assim aprendemos mais sobre as vtr's ....rs....abraço!


    Cristian, passei por isso em um areial em Malembar (RN, proximo a buzios) uma tracker atolou, fui ajudar e atolei, o carro patinou geral, acionei a reduzida, engatei a ré e saí tranquilo!!! mas tinha rodas mais "afundada" do que outra e o carro saiu (de ré) tranquilo... inclusive acho que a ré desse carro é assustadoramente forte na reduzida... em uma outra situação (até postei aqui) estava voltando de um passeio e desconfiei que o 4x4 estava acionado, mesmo com a alavanca em 4x2, pois sentia a direção pesada e o carro pesado... parei, engatei a 4x4, antei 2 metros, parei novamente, voltei a alavanca para 4x2, dei ré e senti o carro tranquilo e no asfalto, não senti a derrapagem do eixo traseiro, por isso acho que não bloqueia e minha pergunta que fica é isso, se acionando o 4x4 em chuva, se prejudica muito o carro ou se vale a pena, por questão de segurança!!!
  • 12/12/2013, 16:42
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por ersfjr Ver Post
    Thiago, não acho que seja o caso da minha, pois quando atolo e aciono o 4x4 ela sai, ou seja acredito que esteja funcionando, principalmente porque fiz um video fazendo um "zerão" com minha L200 e dá para ver ela tracionando as 4 rodas... veja o video e se puder dizer algo sobre isso... me ajudaria a esclarecer, sou novato no 4x4 e na verdade não sou muito de trilha, prefiro passeios em areia e dunas :D

    Zerinho com a L200 4x4 - YouTube

    Estou me baseado no seu relato de que ao acionar o 4X4 e fazer uma curva no asfalto sua L200 "age" como em 4X2, isso não deveria acontecer.
    Inclusive esse teste deve ser evitado, pois força todo o sistema, pode ser ai que criou um problema, mas para ter certeza é só levantar no elevador e ver se tudo gira, depois testar numa situação mais off-road se a roda-livre está transmitindo também um torque maior.
  • 12/12/2013, 16:55
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por ersfjr Ver Post
    essa minha duvida é so para saber em condições de chuvas fortes, eu poderia acionar a 4x4 na pista apenas para ter mais aderencia!! claro que no dia a dia não faz sentido usar a 4x4

    Citação:

    Postado originalmente por cristian-sp Ver Post
    Opa Thiago, eu entendi sim, aliás já tinha esse conhecimento, então está clara sua explicação, somente questionei pois quando li a frase acima...realmente me pareceu confuso, pois mistura coisas que não tem haver, como vc mesmo detalhou no seu outro post.

    Agora ainda no tema 4x4 da L200, me parece que as rodas giram independente...e o torque não é 50/50 para cada lado do eixo correto?

    é 50/50 frente e trás, porém os "lados" giram/recebem mais torque conforme necessidade, se não me engano tem um sistema que controla isso, alguma sopa de letrinhas que +- signifca que possui "escorregamento limitado" ou algo do genero....senão eu ficaria atolado caso um lado do carro entrasse em uma vala de lama escorregadia e o outro lado estivesse no asfalto (suposição..rs...) e não é isso que ocorre certo?

    e considerando isso, caso seja verdade, eu poderia usar o 4x4 no asfalto, apesar do sistema inteiro sofrer um desgaste maior não?

    digo, pq já usei várias vezes em asfalto com chuva/garoa...para ter maior/melhor controle e segurança e o carro andou bem pacas, inclusive em rodovia de serra! ....então questiono mais para esclarecer o quanto eu poderia estar correndo o risco de moer a vtr...rs...

    e obrigado pela paciência em conversar sobre! assim aprendemos mais sobre as vtr's ....rs....abraço!

    Deem uma lida no tópico da Amarok por volta da pagina 820, 821, etc... tem algumas informações legais lá sobre usar o 4X4 no asfalto molhado. Alem de forçar o sistema, é mais inseguro do que andar em 4X2.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...da-vw-821.html

    Em todas as L200 ao acionar o 4X4, 50% do torque vai para cada eixo, numa situação em X em que uma roda de cada eixo fica no ar, ou então uma roda em cada eixo está atolada (sem tração), não tem como mover mais a pkp, exceto no caso da Sport/Outdoor que pode-se acionar o bloqueio traseiro, com isso vai 50% de troque para a roda dianteira sem tração, 25% de torque para a roda traseira sem tração e 25% do torque para a roda traseira com tração, se isso for suficiente te tira do enrosco.

    Numa Triton que o diferencial traseiro é LSD (diferencial de deslizamento limitado) dificilmente vai ajudar numa situação de X, porem é muito util em situações mais simples.

    Andando com o 4X4 acionado na L200 não só cada roda percorre uma distancia diferente como os eixos percorrem uma distancia diferente, portanto como não há um diferencial central para compensar essa diferença entre os eixos alguma coisa tem que escorregar, num piso com aderência baixa um pneu acaba escorregando e compensa a diferença, se a aderência for grande o pneu não escorrega e essa tensão acumulada em algum momento quebra uma roda-livre, um semi-eixo, uma cruzeta, um cardã, etc...
  • 12/12/2013, 23:02
    SergioMedeiros
    Citação:

    Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Deem uma lida no tópico da Amarok por volta da pagina 820, 821, etc... tem algumas informações legais lá sobre usar o 4X4 no asfalto molhado. Alem de forçar o sistema, é mais inseguro do que andar em 4X2.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...da-vw-821.html

    Em todas as L200 ao acionar o 4X4, 50% do torque vai para cada eixo, numa situação em X em que uma roda de cada eixo fica no ar, ou então uma roda em cada eixo está atolada (sem tração), não tem como mover mais a pkp, exceto no caso da Sport/Outdoor que pode-se acionar o bloqueio traseiro, com isso vai 50% de troque para a roda dianteira sem tração, 25% de torque para a roda traseira sem tração e 25% do torque para a roda traseira com tração, se isso for suficiente te tira do enrosco.

    Numa Triton que o diferencial traseiro é LSD (diferencial de deslizamento limitado) dificilmente vai ajudar numa situação de X, porem é muito util em situações mais simples.

    Andando com o 4X4 acionado na L200 não só cada roda percorre uma distancia diferente como os eixos percorrem uma distancia diferente, portanto como não há um diferencial central para compensar essa diferença entre os eixos alguma coisa tem que escorregar, num piso com aderência baixa um pneu acaba escorregando e compensa a diferença, se a aderência for grande o pneu não escorrega e essa tensão acumulada em algum momento quebra uma roda-livre, um semi-eixo, uma cruzeta, um cardã, etc...

    4x4 sem diferencial central em chuva?? NUNCA! Pelo amor de Deus.... 4x4 de l200, Ranger, Frontier..... no mínimo estrada de terra!!! Asfalto, mesmo no temporal, SEMPRE 4x2!!!!!

    Essa falsa sensação do carro ficar mais firme na chuva é exatamente o que pode fazer você sair da estrada bonito!!! A l200 em 4x4, como qualquer outro veículo 4x4 sem dif. central tem a tendência de andar reto! Por isso a sensação de "estar nos trilhos", pq o carro fica mais pesado pra fazer curva, e tende a voltar a andar em linha reta.

    Olha só.... uma comparação simples. Quando freiamos e os pneus travam, o carro vai parar muito mais pra frente que um carro com ABS, onde os pneus não travam. Isso acontece porque quando o coeficiente de atrito atinge seu limite, o carro perde boa parte do atrito com o solo, ganhando com as pastilhas (pois elas travaram totalmente a roda). Lembrando, segundo grau... hehe... a força para tirar um objeto da inércia é superior a força para mante-lo em movimento. Por isso que um carro freiando no limite vai parar antes do que um carro com as rodas travadas, pois em relação ao solo, uma roda não travada permanece na inércia!
    Agora, pensando na curva, o que segura o veículo é a força que ele exerce lateralmente no solo, no sentido contrário a curva. Por que não podemos freiar na curva (acho que isso todo mundo sabe)? Porque o carro vai ganhar atrito com as pastilhas, e perder com o solo. Isso faz voce perder toda a força que segurava o carro na curva, e vai embora em linha reta.
    Considerando a ótima explicação que o Thiago deu, os eixos desenvolvem velocidades diferentes em uma curva. O dianteiro sempre percorre uma distancia maior que o traseiro, impondo assim uma velocidade maior do que o traseiro. Sem o diferencial central, o que vai compensar essa diferença de velocidades são os pneus, mesmo os diferenciais dos eixos estando destravados, os pneus precisarão derrapar para compensar isso! E, considerando o raciocínio do atrito, a última coisa que você quer numa curva molhada é que um dos pneus derrape para compensar essa diferença, fazendo com que seu carro perca todo o atrito que está te mantendo na curva. E uma vez que se perca o atrito, em alta velocidade na curva, já era.

    Pessoal, desculpa o post grande, mas nada melhor que uma teoria para entendermos o motivo das coisas na prática. Já vi inúmeros posts de gente que usa o 4x4 de pickups em asfalto molhado. Os riscos aumentam, principalmente pela falsa sensação do carro estar "nos trilhos".
  • 13/12/2013, 09:17
    euclidesneto
    Parabéns pela explicação,Sérgio. Excelente.:curtir:

    Em tempo. 4x4 para andar em curva são os AWD.
  • 13/12/2013, 11:30
    cristian-sp
    Citação:

    Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Parabéns pela explicação,Sérgio. Excelente.:curtir:

    Em tempo. 4x4 para andar em curva são os AWD.

    X2 boa explicação mesmo!! obrigado ....e sorte que a defender não tem disso né...rs...o dela é central...bom...pelo menos começar a usar melhor a VTR....antes tarde do que mais tarde né...rs..

    abraços!
  • 13/12/2013, 16:02
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    4x4 sem diferencial central em chuva?? NUNCA! Pelo amor de Deus.... 4x4 de l200, Ranger, Frontier..... no mínimo estrada de terra!!! Asfalto, mesmo no temporal, SEMPRE 4x2!!!!!

    Essa falsa sensação do carro ficar mais firme na chuva é exatamente o que pode fazer você sair da estrada bonito!!! A l200 em 4x4, como qualquer outro veículo 4x4 sem dif. central tem a tendência de andar reto! Por isso a sensação de "estar nos trilhos", pq o carro fica mais pesado pra fazer curva, e tende a voltar a andar em linha reta.

    Olha só.... uma comparação simples. Quando freiamos e os pneus travam, o carro vai parar muito mais pra frente que um carro com ABS, onde os pneus não travam. Isso acontece porque quando o coeficiente de atrito atinge seu limite, o carro perde boa parte do atrito com o solo, ganhando com as pastilhas (pois elas travaram totalmente a roda). Lembrando, segundo grau... hehe... a força para tirar um objeto da inércia é superior a força para mante-lo em movimento. Por isso que um carro freiando no limite vai parar antes do que um carro com as rodas travadas, pois em relação ao solo, uma roda não travada permanece na inércia!
    Agora, pensando na curva, o que segura o veículo é a força que ele exerce lateralmente no solo, no sentido contrário a curva. Por que não podemos freiar na curva (acho que isso todo mundo sabe)? Porque o carro vai ganhar atrito com as pastilhas, e perder com o solo. Isso faz voce perder toda a força que segurava o carro na curva, e vai embora em linha reta.
    Considerando a ótima explicação que o Thiago deu, os eixos desenvolvem velocidades diferentes em uma curva. O dianteiro sempre percorre uma distancia maior que o traseiro, impondo assim uma velocidade maior do que o traseiro. Sem o diferencial central, o que vai compensar essa diferença de velocidades são os pneus, mesmo os diferenciais dos eixos estando destravados, os pneus precisarão derrapar para compensar isso! E, considerando o raciocínio do atrito, a última coisa que você quer numa curva molhada é que um dos pneus derrape para compensar essa diferença, fazendo com que seu carro perca todo o atrito que está te mantendo na curva. E uma vez que se perca o atrito, em alta velocidade na curva, já era.

    Pessoal, desculpa o post grande, mas nada melhor que uma teoria para entendermos o motivo das coisas na prática. Já vi inúmeros posts de gente que usa o 4x4 de pickups em asfalto molhado. Os riscos aumentam, principalmente pela falsa sensação do carro estar "nos trilhos".

    :palmas:

    Perfeito!
  • 19/12/2013, 13:10
    lucciano amaral
    amigos boa tarde, um amigo meu comprou uma l200 gl 2007 e esta acontecendo uma coisa engraçada, a vareta do oleo do motor esta sendo jogada para fora do motor quando a l200 esta em movimento, ah ela é mecanica.
    Alguem ja passou por isso e sabe o que pode ser? valeuwww galera
  • 20/12/2013, 08:38
    Fernando Pinheiro
    Citação:

    Postado originalmente por lucciano amaral Ver Post
    amigos boa tarde, um amigo meu comprou uma l200 gl 2007 e esta acontecendo uma coisa engraçada, a vareta do oleo do motor esta sendo jogada para fora do motor quando a l200 esta em movimento, ah ela é mecanica.
    Alguem ja passou por isso e sabe o que pode ser? valeuwww galera

    Lucciano,

    Só quando está em movimento, ou quando acelera o carro parado. Se for apenas com carro em movimento me parece ser o anel de vedação que não esteja encaixando direito, e vareta está livre, desencaixando.
    Todavia, se o problema estiver ocorrendo com o carro parado em marcha acelerada, então pode ser um raro caso (nunca ouvi dizer), de excesso de pressão no cárter que força a vareta para cima.
    Sds.,

    Fernando Pinheiro
  • 20/12/2013, 20:08
    lucciano amaral
    Amigo fernando acomntece tanto parado como rodando, parado basta acelerar mias fundo, nao sabemos o que é ainda, valeuwwwwwwww
  • 20/12/2013, 22:35
    Junior-L200Power
    Citação:

    Postado originalmente por lucciano amaral Ver Post
    Amigo fernando acomntece tanto parado como rodando, parado basta acelerar mias fundo, nao sabemos o que é ainda, valeuwwwwwwww

    Amigo Lucciano, olhe se a vareta não está desgastada ou roída na parte onde encaixa no caninho de medir o óleo...
    Se estiver gasta está aí o problema!!
    Teste mais barato e inicial a ser feito, seria trocar a vareta e ver se o problema persiste!!
    Mas antes verifique se a vareta se encaixa justa ou se ela entra folgada no local onde ela fica!!

    Abraço!
  • 21/12/2013, 03:16
    Gugu7
    Citação:

    Postado originalmente por Murillus Ver Post


    Vermelho metálico (mas eu acho mais que é vinho por isso o apelido de "RUIVINHA")... 40.000 Km... 55 mil latinhas...



    .

    Adoro essa cor, e Foi no preço...
    A minha é uma GLS 2009 e não entrego por menos de 52 k.
    Parabéns pela picape.
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