Enfrentei problema semelhante.
Verifique as lâmpadas traseiras, veja se as lanternas estão acendendo normalmente. A queima causa perda de potência. No meu caso, resolvi trocando a lâmpada.
Versão Imprimível
Estou negociando uma Full HPE 2008, com 80mil rodados completa, inclusive kit multimídia e camera de ré. Como não tenho experiência com pajeros gostaria de saber dicas (ou outros tópicos) do que olhar no carro, sinais de mau uso, antes de fechar o negócio.
Abra o bocal de abastecimento e veja se existe ferrugem ( se for diesel).
Olhe embaixo do carro veja se existem muitos arranhões.
Veja qual a última vez que trocou filtro de combustível (R$ 170 na CSS) filtro de óleo ( R$ 50)e filtro de ar (R$ 150 na CSS e R$50 paralelo) além do óleo do motor ( R$ 28-30 o litro, São 9l).
Veja se possui as duas chaves reserva e os dois encostos e cabeça da terceira fileira.
Veja pastilhas de freio que se não foram trocadas, estará próximo de troca-las e talvez os discos. ( o preço varia muito).
Veja o estado do teto solar, se existe pontos de ferrugem ao redor.
E se puder, leve numa CSS para passar o "scanner", cobram uns R$180 e checam a quilometragem, revisões e problemas.
Valeu leojaz,
Hoje mesmo vou passar na loja pra verificar o que der lá (teto solar e bocal do tanque) e agendar pra levar o carro para passar o scanner, mas olhei por baixo e não vi sinais de que o carro era judiado. Possui chave reserva e encostos da terceira fileira. Sempre que troco de carro troco todos os óleos e filtros. No caso do teto solar devo verificar se há ferrugem dentro ou fora da calha? Obrigado pela ajuda.
Amigo leojaz,
Gostei da sua orientação ao colega (simples e objetiva) e gostaria de aproveitar um pouco de sua experiência, caso esteja ao seu alcance. Desculpe, pois, talvez este não seja o tópico adequado para tentar tirar esta dúvida ... só estou aproveitando o "gancho" ... de repente o amigo já passou por esta experiência com outra marca, ou tem conhecimento de casos correlatos ...
Bem, vamos lá ... Ontem estive numa concessionária Toyota com uma SW4 Diesel 2012/2012 para testá-la, com fins à sua aquisição ... queria saber se a kilometragem rodada pelo veículo, indicada no hodômetro, era honesta ... a funcionária que me recepcionou (e o chefe da oficina, que estava por perto) me garantiram que o “scanner” deles não consegue revelar a quilometragem percorrida pelo veículo ... que este equipamento, talvez (não garantiram), possa existir no mercado fora da concessionária ... Será fidedigna esta informação? Seria só para os veículos Toyota, particularmente no caso desta concessionária?
Ao amigo Karlione: Informe-nos, depois, como foi o resultado com o "scanner" relativamente ao teste de quilometragem. Estou muito curioso em saber ...
Abs
Comprei uma Full 2011 com 70mil rodados, como sei que é verdadeiro, simplesmente o antigo dono fez todas as revisões até 63mil, eu acho o seguinte, se for pegar um carro com menos de 5 anos de uso,já que vai gastar uma bela grana, pois mesmo usado uma Pajero Full é uma nota, tente achar carros revisados, levei o meu essa semana para fazer a revisão de 70 mil e tive que apenas regular o freio de mão, nada mais pra fazer, essa é a dica que dou, pois peguei uma vez um Corolla 2009 com 50 mil rodados e não olhei revisão, no manual constava revisão até 20 mil apenas, no fim das contas tive que gastar quase 2 mil reais, trocando varias coisa que acumulou desde então, o cara simplesmente, após a revisão de 20 mil, nunca mais levou o carro para a revisão, só trocava o óleo e trocou os pneus.
Boa tarde, deixei ontem a full na oficina e desmontaram o coletor e realmente estava quase fechado de tao carbonizado, ainda hoje vao testar bomba e bicos, mas acreditam que nao encontre problemas por la, pois nunca nenhuma luz do painel acendeu indicando que estariam com problemas, mas mesmo assim vao passar por testes.
Segundo o mecanico so a carbonizacao encontrada no coletor e EGR justificariam o rendimento ruim que o carro vinha tendo.
Assim que ficar pronto eu testo o carro e posto aqui o resultado.
Valeu pela dica Kal-EL,
Quanto a revisões, pelo que está no manual está ok, está com 78 mil km, até pouco rodada para o seu ano (2008) e por ser a diesel. Agora a tarde vou levá-la a oficina de um amigo aqui em Maceió para ele passar o scanner e fazer uma inspeção rápida no carro para checar o que o amigo leojaz indicou de forma muito objetiva. Dependendo do esse meu amigo disser eu bato o martelo.
td bom Enasor, o funcionária esta correta, não da para ver a quilometragem, mas tem como estima-la.
Quando é feita uma revisão em CSS fica registrado a quilometragem num banco de dados acessado por qualquer outra CSS. Quando vc leva o usado e passa o scanner, é visto quando foi realizada a ultima revisão E qual era a quilometragem. (Acho que a CSS consegue ver a última revisão sõ com número do chassi, não tenho absoluta certeza.)
Minha esposa já trabalhou na Toyota, até onde eu sei são muito honestos com revisão dos semi-novos. A Sw4 é um excelente carro, comprando em CSS é uma segurança a mais. Meu sogro esta na segunda Sw4 depois de 2 hilux.
Sucesso na compra.
Karlione, os relatos que conheço são de pontos de ferrugem envolta do teto solar por fora, mas cheque a calha também se está lubrificada, se o teto abre e fecha sem "agarrar" Tive um corolla 94 série especial com teto de fábrica que a calha estava entupida de barro vermelho, que é típico de Brasília ( eu morava em Brasília), e ele " agarrava" para abrir e fechar, nunca tinha sido lubrificado e limpo pelo dono anterior.
A minha é GLS sem teto.
Foi exatamente isso que a funcionária e o chefe da oficina da autorizada Toyota me falaram. Mas eu estava achando que era falta de vontade deles, ou que eles não dispunham do aparelho "scanner" apropriado para aferição da kilometragem e, por isso, estavam tentando me enrolar.
Sou-lhe muito grato pela deferência, meu caro Leojaz.
De qualquer forma, não foi preciso voltar com o carro lá na concessionária para a inspeção (eles iriam me cobrar apenas R$ 250,00 para a inspeção), pois, numa análise mais atenta por mim mesmo, acabei verificando certas incompatibilidades que me deixaram com a “pulga atrás da orelha”: Na análise dos pneus: Achei estranho um veículo com apenas 76.000 kms rodados já estar no segundo jogo de pneus com meia vida (um experiente colega aqui do site já tinha me alertado quanto a isso ... e não deu erro); Na análise dos bancos: Achei estranho que um veículo com esta quilometragem (relativamente baixa) os bancos do motorista já estarem bem desgastados. Pedi ao proprietário as Notas Fiscais de aquisição de peças e serviços, tais como: balanceamentos, alinhamentos, etc., pois, em tais notas costumam-se anotar a quilometragem do veículo, até mesmo para controle do próprio proprietário e da empresa que efetuou tais serviços. E o mesmo me informou que não teve o cuidado de guardar tais notas e que não lembrava o nome das empresas onde efetuara tais serviços. Parei por aí mesmo!!!! Portanto, na análise da kilometragem marcada no manual da última revisão, pareceu-me que ele rodou além da quilometragem indicada para a revisão e, depois, recuou o hodômetro para uma quilometragem inferior à mesma, após o quê, submeteu o veículo à revisão na concessionária, obtendo, assim, da mesma, o carimbo de forma regular.
Em vista do exposto, preferi declinar do negócio.
Conheço bem o barro vermelho de Brasília, sou nascido e criado lá, vim pra Alagoas pois passei em concurso pra cá e não quiz mais voltar pro cerrado (só a passeio). Ontem peguei o carro na loja e levei na oficina de um amigo onde checamos tudo que foi indicado e mais um pouco. O teto estava liso tanto por fora como na calha, sem ferrugem nenhuma, e abrindo e levantando normalmente. Passamos o scanner e não acusou nenhuma anomalia. Não deu pra ver quilometragem original mas pelo estado do carro dá pra deduzir que não foi voltada. Testamos tração olhamos o carro por baixo atrás de vazamentos e nada, tudo limpo. O único porém foi um pouco de ferrugem dentro do bocal do tanque, mas bem pouco mesmo. Resumindo, meu amigo disse que o carro está muito bom.