carbonização na Pajero Full
Citação:
Postado originalmente por
Paulo Cesar Souza
Olá Amigos do Forum 4x4. Tenho uma Pajero Full Diesel 2008 e nessa semana acendeu a luz do painel da ignição. Primeiro levei na concessionária aqui da minha cidade e o mecânico disse que o problema era com o Sensor Map, que deveria ser trocado (R$ 1.600,00) e isso resolveria. Não fiquei satisfeito e levei em uma outra concessionária na cidade vizinha e o mecânico disse que o problema era devido a carbonização do coletor de admissão, ele chegou a me mostrar a borra acumulada e realmente era bastante. O orçamento que a concessionária me passou para realizar essa limpeza foi de R$ 2.300,00 e achei bastante salgado. A minha pergunta é se algum dono de Pajero Full já fez esse tipo de serviço em oficinas que não sejam na concessionária, se poderia me indicar alguma oficina de qualidade na região de Bragança Paulista ou São Paulo. Muito grato pela ajuda de vocês.
Forte abraço!
Paulo Cesar de Souza Filho
bem.... vi que esse tópico eu respondi em 2008 - quando tinha comprado a pajero full.
rodei 1 ano e meio (40.000km) e passei o carro para minha esposa.. que roda com ela até hoje. está com 105.000km. mas está impecável. para um carro com 6 anos de uso é impressionante como é bonito até hoje.
tive, contudo, nessa semana o temível problema da carbonização.
R$ 920 para banho quimico no coletor, R$ 1300 uma válvula EGR e 350 um sensor map queimado (concesisonária 1.500) mas o mercado paralelo vende o mesmo coletor chinês (a mit também produz na china).
Troquei-os e ok... voltou lépida e faceira.
tem muito tópico de carbonização aqui, notadamente relacionado ao killer do EGR.... não tive coragem de fazer isso.
no meu caso a carbonização deve ser fruto, do que eu li, de 2 fatores:
a) a vinda do diesel s10/s50, em contrapartida ao antigo s5500. o s10 lubrifica menos e é mais detergente. assim, após anos usando o s500, quando vai usar o s10 ele vai começar a despreender toda aquela borra produzida pelo outro... vai entupindo o filtro de diesel e mais adiante todo o sistema.... ou seja.. em carros antigos vais ter que limpar o sistema para usar o s10;
b) a aposentadoria de minha esposa... que passou a rodar meia duzia de quilometros diários .. o carro nem chega a esquentar... isso. comparado ao biodiel, bactérias e que ela não passa de 60 na cidade.... fez com que a carbonização intensificasse.....
mas... por aí... vais acabar gastando na descarbonização do coletor, quando não trocar uma egr queimada e um map queimado...