Postado originalmente por
WCarlos_902
Bom, acho que mesmo sem entender muito de veículos, a minha idade [quase 50tinha] me permite dar [ui!] uns pitacos:
Desde o tempo das C10, C14, F100, F1000, D20 e outras antigonas, o perfil do usuário mudou bastante. Nos anos mais recentes [..aqui já me refiro ao final da década de noventa e à "virada" do século!], aí que mudou mesmo. Um pequeno exemplo: Se a gente se atrever a "comparar" a fragilidade [...apenas da carenagem!] da minha Hilux SRV A/T com a robustez da versão SR5, certamente encontrará diferenças marcantes.
As picapes mais modernas [... Frontier SEL?, Triton? e Hilux SRV?] que rodam em solo brasileiro, não nos permitem mais dizer: "picape é carro para fazendeiro e foi feita para rodar na buraqueira"! Sempre que esse assunto vier à tona, basta entrar no estacionamento de um shopping de metrópole urbana.
Os projetistas viram isso e foram "remodelando" as picapes para ficarem com a cara de sedans. E parece que "acertaram", afinal, picape como essas nossas estão vendendo feito água. Espero que compreendam porque escrevi "acertaram"; me refiro à evolução das vendas e ao [muito gordo!]faturamento das montadoras!
Em tempo: Me considero um usuário moderado. Digamos que eu rodo setenta por cento no asfalto, 20% em estradas de chão e talvez uns 5 ou dez por cento aprendendo umas aventuras lights. Mas conheço muitos proprietários de veículos 4x4 que nunca saíram da cidade. Tem mais: Se alguém falar em 4x4Hi e 4x4Low, essa potencial fatia do mercado não vai entender do quê estamos falando. Tô errado?
[]s