1) Obviamente, quando peguei o carro na concessionária, a correia gritou. Fingi que não ouvi, pois o carro voltaria em dois dias para colocar bancos de couro. Disso, aproveitei o advento para pedir que regulassem o tensionador da correia. Problema resolvido. Nem considero isso um problema. Do meu ponto de vista é apenas um ajuste que se faz assim que o carro começa a rodar.
2) Consumo. Meus dois primeiros tanques de consumo urbano, com álcool, fizeram 5,88 e 6,15. Muito bom para um 2.0 pesado. Meu C5 faz 8,5 com gasolina. Os unos da minha empresa são 1.0, pesam 800 kg e fazem 10 com álcool. Então eu não podia esperar que a TR4 fizesse mais de 8 mesmo depois de amaciada.
3) A TR4 é um carro que proporciona um bom torque em rotações baixas. Talvez por isso muitos "motoristas de popular" não consigam se adaptar ao carro. Vale dizer, não se deve abaixar a marcha com frequência. Melhor deixar que ela retome sem precisar subir o giro.
4) O câmbio da TR4 é bem curto, o que, aliado à característica do item anterior a deixa bem ágil. Por outro lado, a velocidade de cruzeiro é baixa, 90 km/h a 3000 RPM, contra 110 km/h do meu C5 que tem apenas 4 marchas, por exemplo. Ou seja, não é um carro indicado para longas viagens em rodovias rápidas.
5) Não tive qualquer problema com alinhamento, geometria, trepidações e barulhos estranhos.
6) Como a torcida do Flamengo e do Coringa, não consegui programar o carro via keyless. A assistência me informou que essa programação não funciona mesmo e que vou ter que levar o carro para eles programarem.
7) Opções de tração. Usei pouco em uma visita a um sítio. Achei bem fácil de utilizar. Melhor que da minha antiga Ranger, que era acionada por botão e funcionava só quando não precisava.
8 ) Conforto: muito bom para um Jipe ou para qualquer carro de 65 mil.
9) Estabilidade. Muito boa para a altura do carro.
10) Câmbio. Entrega o que se espera dele, confiança.
11) Badulaques e bobagens. a) Não custava nada colocar um computador de bordo. Até Palio tem isso hoje em dia. b) Vidros elétricos. Porque não é tudo com um toque? É alguma espécie de de castigo contra o cliente? c) A gente desliga a chave e o farol fica ligado. Sem comentários. d) Excelente o rádio e a configuração do som. Liguei um pendrive com MP3 e funcionou de primeira, sem precisar configurar nada. Comandos no volante seriam benvindos. e) Quantidade suficiente de portatrecos.
12) Espaço interno. Bom para jovens de 40 anos, como eu, que tem mulher atlética e um filho pequeno. Ruim para quem tem mulher gorda, barriga grande e filharada.
13) Segurança. ABS , EBD e SRS e barras laterais. O básico e suficiente, exceto por haver apenas dois SRS (Air Bags)
14) O mais legal. A porta de abertura lateral, aliada ao rack de pneu Thule para carregar a minha mountain bike. Fiquei muito feliz, pois levo a bicicleta e ainda consigo abrir o portamalas.
15) Design. Fala sério. Se você quer design compra uma Lamborghini. Se for pobre e quiser design, compra uma BMW de 350 mil.
16) Conclusão. A TR4 é o melhor custo benefício na faixa de 65 mil reais para pessoas ativas, que praticam esporte ou que simplesmente enfrentam condições adversas, como estradas sem pavimento. Estou muito feliz com o carro.
provavelmente para realçar os torques em baixa rotação.