Eu peguei a minha(2006, mec) não faz um mês, ainda não tive uma experiência verdadeiramente off-road mas já andei uns 600km, nos primeiros 150km o consumo, misto na cidade/estrada (30%/70%) foi de cerca de 6km/l ... na hora assustou pois apesar de saber que ela bebe eu esperava um pouco melhor...
A partir dai eu reduzi a velocidade para um cruzeiro de 90km e fiz o restante, ainda misto cidade/estrada + um pequeno engarrafamento e passei para 10,3km/l.
Qual a diferença ?
1) Saída : parei de arrancar com vontade. No meu carro anterior(clio 1.6) quando o sinal abria, só quem tinha carro 2.0 pra cima conseguia me acompanhar, e ainda assim , só se estivesse com pressa.

Neste caso é uma questão de não ser afobado, aceleração deve ser contínua mas sem desespero.
2) Velocidade: Antes eu andava a pelo menos 110km/h hoje eu me contento em 90km/h.
Tem outras coisas que fiz para reduzir mas no final todas se refletem em uma direção menos agressiva...
Veja bem, caso meu, não me entenda mal, não estou querendo dizer que vc faça isto.

Abraços,
Diego