Postado originalmente por
Parapa_Sam
Seja bem vindo mateus!
Inicialmente dê uma olhada no post 1475 e 1496.
Entre Vitara e TR4, prefiro a TR, eis q + robusta. É um tanque de guerra, ñ se compara apesar de serem da mesma categoria. Mas tem seu pontos negativos: Por ser um jipe, é uma beberrona, dura, sem conforto (parece um ônibus, desses q andam dentro da cidade), mas q te leva a qq lugar (qq lugar mesmo). Eu subia montanhas com ela.
É um carro híbrido, ou seja, anda na cidade, na estrada e fora da estrada.
160 mil km me parece rodada, pois segundo a revista 4 Rodas, a média de um veículo brasileiro é de 15 mil/ano. Mas com as manutenções em dia terá muito carro pela frente, evidente q qto + velho, + manutenção. Ñ acho a manutenção cara em relação a outros 4x4.
Em relação ao preço, o valor varia de estado para estado, e até mesmo de cidade para cidade, logo, o ideal é pesquisar preço e procedência em outro municipio.
Pelo q vc constatou no teste drive q fez, presume-se verdadeira as palavras do seu amigo e se tiver certeza das manutenções realizadas (com N/F de serviços e peças), penso ser uma boa vtr para se adquirir.
Posso estar falando besteira, mas penso q o fato de nunca fazer off road, ñ qr dizer muita coisa se ele troca suspensão, embucha ou substitui componentes danificados, pois trocou com originais, a vtr volta a ser nova. Ex.: o motor de uma F1 dura em torno de 500 km, ao término da corrida as camisas e outros componentes do motor, disco e pastilhas de freios são trocadas, com isso a f1 volta a ser nova pra próxima largada. Dito isso, tr4 foi feita pra isso, pra andar em terrenos acidentados.
Examine o estado da lataria, muitas vezes ha pontos de ferrugem oculto, principalmente, se o dono reside em áreas próxima ao litoral, onde a ação da maresia é severa.
O carro eh alto, deite por baixo dele em busca de "corrimentos" no motor, cx, transmissão. Se vc sabe onde seu amigo mora, dê uma olhada no chão da garagem onde a vtr pernoita e verifique manchas de óleo no chão, para ter a certeza q ñ ha vazamentos.
Concluindo:
Com 160 mil rodados, mas com manutenção em dia, vc terá muito carro ainda pela frente.
Se a pintura da lataria for original, sem sinais de moças ou massas corretiva, estando a suspensão e tração, sem barulho e, finalmente, acredita nas palavras do seu amigo. Me parece o belo veículo.
O q vc tem q observar tb é o preço praticado em relação às outras do mercado, ñ esquecendo tb do custo/benefício em relação à outras mais novas.
Abçs do Sam!