opa!!
200 litros de chopp FREE!!!
vale a pena até comprar um cj caindo aos pedaços pra participar... hehehe... to dentro...
Versão Imprimível
Caro Matheus, valeu pelas dicas. Elaborei uma carta e encaminhai para a concessionária com cópia para o SAC e eles estão avaliando o meu caso. A minha indignação maior é que eu uso o veículo de forma muito mais conservadora (sem trilhas, ladeiras ou reboques) do que o recomendado e o pessoal tem a coragem de dizer que o desgaste se deu por mau uso. Conversando com um vizinho que possui 2 L200, ele me disse que está enfrentando a mesma dificuldade e relatou que a embreagem dos veículos dele estão se desgastando de forma prematura. A princípio tinha achado que era culpa do motorista, mas o mesmo problema aconteceu com a L200 que só ele dirige. Não sei não, mas acho que há um vício de fabricação neste componente específico.
Aquele abraço,
Olá Paulo, eu já sabia dessa informação, porém como vc não especificou que queria apenas adquirir um modelo novo, então pensei em sugerir uma semi-nova ano 2005/2006 por isso relatei da 2.8 .
Isso aí é conversa fiada de vendedor. O motor e câmbio são os mesmos da L200, a única coisa que altera são as relações de marcha e diferenciais. E sendo ainda a Pajero "MAIS Pesada" que a L200 o carro(Pajero 2.5 mod 2007/2008) ficou com o rendimento prejudicado, meio xôxo, principalmente a versão automática(a de câmbio manual é melhorzinha, mas inferior a 2.8). Na L200 tudo, mas p/ a Pajero esse motor Não caiu bem. Faça um teste drive e comprove. Eu dirigi uma e não gostei.Citação:
Tbém informou que é o motor da L200 com pequenas modificações que o tornam um pouco mais "esperto", já que o da L200 é de 141CV, portanto, 2CV a menos.
Meu conselho é o seguinte, se realmente queres uma Pajero Sport, ou pegue uma a diesel 2.8 Hpe semi-nova(que tem muito mais torque e potência que esse mod novo 2.5) ou se fazes questão de pegar uma zerada, pegue a versão V6 3.5 a gasolina que é show, só o consumo que é elevado como é em qualquer veículo desse porte com motor V6.Citação:
Devo optar pela Pajero por entender que é um veículo que perde menos valor na revenda e que tem um mercado bom para negociar no futuro.
Digo isso pois além de Não ter um desempenho muito bom(a versão 2.5 a diesel), esse motor quando forçado(em areião e em altas velocidades) costuma a dar problemas de super-aquecimento, haja visto, as dezenas de reclamações de usuários de L200 que possui o motor 2.5 de 141cvs. Veja tópico no fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=19565
Depois de o tópico do link que eu postei acima, aí pondere se realmente vale a pena correr esse risco.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Postado originalmente por Paulo S. Fresneda http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...s/viewpost.gif
...A Pajero Sport 2007/2008 só vem com motorização 2,5L de 143CV. O representante da revendedora me informaou que o motor 2.8L foi descontinuado por motivos ambientais, polui muito e não cumpria com normas européias (principalmente).
Q estranho isso! (sobre o fator ambiental)
Aqui na Europa ta cheio de Mini Van 2.8 (apesar do motor 2.5 ser comum tbm)
Mas eles tao resolvendo por aqui com bio diesel!
Tbm nao gostei dos 2.5 na pajero (nao dirigi, mas tenho noção do 2.5 como eh)
Abraços
E ae pessoal,
ontem fui dar uma olhada no ajuste da barra de torsão e fiquei impressionado, eu quase consegui sentar confortávelmente no chão em baixo do carro... é bem alto mesmo...
bom, gostaria de saber do pessoal aqui que já fez ajustes na barra de torsão, percebi que há uma grande diferença entre os ajustes das barras, isso poderia estar acarretando um desalinhamento por exemplo?
ela está puxando um pouco a direção justamente para o lado onde o ajuste está mais "baixo"...
este ajuste é feito somente apertando e desapertando aquele parafuso no suporte da barra?
ABS!
É isso aí, somente aqueles parafusos... O que pode acontecer é você alterar a cambagem do carro, aí corrige-se calçando os amortecedores. Com a cambagem alterada ele tende a gastar mais um lado do pneu que o outro. É natural qu esteja puxando pois a carroceria esta "tendendo" para um lado só, você precisa equalizar o ajuste das barras!! Cuidado pois quanto mais alto, menos estabilidade.
ABS
Valeu Matheus...
calçam-se os amortecedores?! então eu teria de comprar prolongadores de amortecedor? ou calçam-se as molas?
Indica algum lugar que eu possa corrigir a cambagem?! nessas casas de alinhamento comum o pessoal erra demais, ainda mais quando os pneus não são tamanho original... provavelmente vou ter que pelo menos verificar se está ok...
ABS...
É realmente, calçam as molas, e no final, o conjunto todo. Sinceramente, eu não conheço nenhum lugar pra corrigir a cambagem, quando eu tinha vitara, e coloquei os calços, quem corrigiu a cambagem pra mim foi o Edmur, agora na Pajero, pode ser que o ícaro lá do Rogério Motors faça isso pra você... Essas casas de alinhamento, nem gostam de fazer isso, porque dá muito trabalho e não podem cobrar caro... Que eu tenho certeza que faz, é aquela oficina MONOBLOCO, na Pedro II mas eles são muito careiros.
Olá a todos! Antes de me apresentar deixo minha saudações aos pajeiristas. Sou mais um. Moro na Guiana Francesa e acabo de comprar uma Pajero Sport 2.5 TD Exceed 2002 com 60000km rodados na França, que nunca fez uma trilha sequer. Carro comprado de uma mulher moradora da simpática região da Bretanha, onde todas as estradas, até a mais simples delas é asfaltada. Neste momento a Verdinha ou la petit verte, como pretendo chamá-la, enfrenta ondas gigantescas dentro de um navio que chegará em Caiena na semana próxima. Comprei devido minhas pretensões de trabalho com ecoturismo na região da Guiana Francesa e Amapá. Região Amazônica com carência altíssima de asfalto, mas que de meu ponto de vista, protege de certa forma o meio ambiente, nosso maior patrimônio por aqui, apesar do caos que as vezes se forma na BR-156 (Sim! Uma estrada federal!).
A conferir pequenos vídeos que fiz nas estradas que enfrentarei com a Verdinha.
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=M1NF4vYcb78[/ame]
Quanto a Verdinha ela é uma Pajero Sport Exceed destinada ao mercado europeu e tem o motor 4D56 2.5 TD 115 CV ABS, Airbag ,Bancos de Couro, Tetos Solar Eletrico e um bucado de coisa mais. O detalhe que apesar de um motor bem conservado ela era de uma região litorânea e muito fria (entre -5 e 25), e tem como herança uma corrosão prematura em alguns pontos, inclusive na bendita tampa traseira. Minha questão aos amigos mais experientes que eu coloco é o que ela poderia sofrer nesta mudança, visto que agora é quente e úmido da floresta amazônica, e se tiverem dicas e comentários ficarei verdadeiramente satisfeito.
Tenhos aros 16 e peço dicas para calçar a bela descalça.
Enfrentarei muita lama e barro liso como sabão, vejam no vídeo do youtube.
Minha outra dúvida é saber sobre snorkel e se for o caso detalhes para como elevar as mangueiras de depressão do sistema, para evitar entrada de agua em passagens alagadas... Obrigado e abraços calorosos do Extremo norte do Brasil e Guiana Francesa!
Bem vindo ao mundo das MIT.
TAmbem tenho uma pajero sport como vc, soq ue a minha é 2.8.
Quando vcs falam de corrosão na tampa traseira, poderia especificar melhor pra eu dar uma olhada na minha?
Quanto aos pneus, no seu carro uns MUD são a melhor escolha...
Olá asousanicot,
Bem vindo ao fórum. Pelo vídeo que vc apresentou os pneus tipo MUD são uma imposição, mas com certeza não farão milagres. Recomendo que vc instale um bom guincho elétrico (pelo menos 9.000 lbs) e que também mantenha um "kit sobrevivência" sempre à mão na sua Petit Vert.
Esse tal kit poderia ser composto de pá, enxada, cintas, manilhas (ou anilhas) e, se possível, duas pranchas de desatolamento. Falando sério, não esqueça também de alguns pacotes de bolacha, água, chocolate, rapadura, etc, etc... Nunca se sabe quanto tempo o socorro vai demorar....
Ah, se optar pelo guincho elétrico, não esqueça de usar uma bateria um pouco maior e colocar um suporte parrudo no párachoque dianteiro. Vc não vai ser arrepender. Às vezes o cara gasta uma puta grana no guincho e economiza no suporte.... É como economizar palito em banquete... (rsrsrs)
Lembre-se que o guincho vai te "roubar" ângulo de ataque, prejudicando um pouco a manobrabilidade em terrenos ondulados ou mesmo nos lamaçais. Fazer o quê, né? Outro detalhe: O peso no eixo dianteiro também vai aumentar (talvez uns 35 kg). Sugiro que vc dê mais carga nas barras de torção dianteiras para deixar a altura original novamente. Tudo tem vantagens e desvantagens.
Quanto aos respiros dos eixos e da transmissão, acho que deverão ser mandatórios para a sua condição de utilização. Já existem nas Pajeros (tenho uma GLS- B 95 e ela tem), mas só que precisam ser elevados. Recomendo que vc coloque abraçadeiras nos tubinhos de borracha para que eles não sejam arrancados quando vc enfrentar lamaçais como os do filme. Isso é muito comum acontecer quando vc afunda até o saco na lama. Ai, adeus eixos e transmissão......
Nessa condição de lama, não seria necessário snorkel. Lembre-se: "Carro e água não combinam". Se vc tiver que atravessar trechos alagados, que seja até o nível das soleiras das portas. Nesse caso vc não necessitará de snorkel, mas sim dos respiros. Se precisar usar em profundidades maiores, compre uma lancha, canoa ou jet ski. :mrgreen:
Quando o seu carro chegar, sugiro que vc faça uma revisão prévia de todos os lubrificantes (motor, eixos e transmissão). Transmissão e eixos usam óleos sintéticos diferentes (caros prá cacete). Portanto verifique só os níveis, sem descartá-los, pois a reposição vai custar uma grana preta. Se vc quiser esgotar os eixos e a transmissão só para verificar o acúmulo de limalhas de aço nos imãs dos bujões, recolha o óleo em recipientes limpos para recolocá-los novamente. Faça uma operação de cada vez para não misturar os óleos.
Verifique também o estado das coifas das homocinéticas dianteiras. Se estiverem rasgadas, troque antes de colocar o carro no barro ou na terra. Usei um kit de reparo (coifa e abraçadeiras) do Escort e montou certinho. Uma fração do que custa o kit original Mit.
Nem preciso falar para vc verificar o estado das correias. Mantenha um kit reserva no carro. Ficar sem acionamento de ventilador do radiador ou bomba de direção hidráulica por correia quebrada, e ainda por cima atolado até as orelhas, vai ser uma experiência inesquecível, pode ter certeza.:parede: (rsrsrsrs)
Vá se preparando, pois as (ou os) Pajeros, independente do tipo de motor e região do planeta, superaquecem quando usadas intensivamente, às vezes nem precisa tanto. (vide inúmeros tópicos sobre esse tema aqui no fórum). Parece praga de sogra, manja ?:evil: (rsrsrsr)
Pela baixa quilometragem do carro que vc adquiriu eu nem sugeriria que vc "varetasse" o radiador. Apenas faça uma lavagem . Talvez a antiga proprietária estivesse usando aditivo anti-congelante devido ao clima frio da Bretanha. Vai saber???? Na sua região seria recomendável que vc colocasse aditivo (à base de etileno-glicol) em uma proporção um pouco maior do que 50/50, só para garantir o tranco. Troque a tampa do radiador também, mas por uma com a mesma pressão de abertura (acho que 9lbs).
Se o carro tiver estribos laterais, é preciso avaliar direito se é bom mantê-los ou não. Se por um lado eles podem proteger as soleiras das portas contra impactos laterais, por outro podem se transformar em "verdadeiras" âncoras" se vc afundar na lama. A decisão está com vc......
De resto, desejo boa sorte com a sua "Petit Vert". Mande notícias assim que ela chegar, ok?:concordo:
Saudações,
Octávio
Muito obrigado... isso é que é recepção. Uma verdadeira aula e já tirei a certeza que devo elevar os "respiros" da petit verte. O snorkel está esquecido neste momento... Tenho aqui um site em 4 línguas com todos os manuais workshops de várias versões de pajero sport: http://www.mudpics.co.uk/shogunsport/1/start.pdf
mas ainda não tive tempo de olhar para localizar todos os respiros...
acabei de falar com a empresa marítima... o navio chegará sexta próxima ...
por enquanto tem uma fotinha da véspera da partida da frança.
http://sandrospinelli.multiply.com/p...photo%2F31%2F2
ou direto no www.sandrospinelli.multiply.com
Quanto aos pneus tenho opção de pedir para entregar no Oiapoque ou tentar comprar no mercado europeu que entrega aqui.
Quanto a corrosão, aparentemente devido ao desenho da junção para choque traseiro e tampa traseira ela acumula um pouco de agua na base da tampa, próximo a peça de metal onde a tampa tranca. E esta bela pajero que peguei com cinco anos tem uma corrosão consideravel nesta parte da lataria, e observei também que componentes do escapamento (olhando por baixo) próximo do catalizador estão bem corroídos, penso que perderei um parafuso bem no meio do escapamento. Será que esse nível de corrosão pode me dar problema depois?