Problemas com câmbio automático - Pajero Sport 2002
Citação:
Postado originalmente por
freitasjr
Olá Leo, como disse o colega forista acima, vc deve checar a procedência desse óleo que está aí no seu câmbio AT. Veja se o antigo proprietário o tem trocado no tempo certo(a cada 40 mil Km) e princpalmente se colocou o óleo certo especificado pela MIT que é o Castrol TQM SP-III(ou SP3).
Algumas pessoas p/ economizar(pois esse óleo é caro) colocam óleo mais barato de outra especificação ou não trocam no prazo especificado e aí, detonam o câmbio.
Quanto a checagem do óleo, inspecione com o carro parado em piso plano e desligado. Bem pelo menos era assim que fazem na MIT daqui após a troca, e depois davam uma "volta" com o carro p/ que o mesmo circulasse e checavam de novo.
Amanhã vou na MIT e pergunto o procedimento correto e aviso aqui caso seja diferente Ok.
Eu já tive esse carro e quando o mesmo estava frio o câmbio dava uns trancos um pouco mais fortes na passagem das marchas, mas não era nada de tão diferente assim de quando estava com o motor quente... apenas uma leve diferença... se for isso é normal.
Abraço e boa sorte por aí com a Pajero, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Caro Francisco Freitas, agradeço sua atenção bem como a dos colegas Paraty e Paulo_CW.
Estou ciente da importância do uso do óleo correto. Quando comprei o carro (Janeiro deste ano) tive o cuidado de fazer a troca, tanto do óleo, quanto do filtro de óleo do câmbio. Não foi na autorizada, mas foi usado o óleo TQM-SP3 que eu mesmo comprei num latão de 20 litros (só é comercializado assim) numa distribuidora de minha cidade. Ficou por R$60,00 o litro na época. Ainda tenho 5 litros, pois vendi um pouco para ajudar um amigo. Não acredito que os 15.000km que andei, já tenham comprometido a qualidade do óleo.
Estou procurando um radiador novo da VALEO, original para este carro. Já consegui por R$2.500,00. Se alguém souber onde encontro mais barato, me avise! Depois que trocar o radiador poderei avaliar se o problema dos trancos no câmbio persistirá ou não.
Estes trancos ocorrem na seguinte situação: Após estar rodando pelo menos 30 minutos, quando o carro está reduzindo a velocidade, e ao acelerar, o câmbio realiza a redução da marcha. Nesse momento, em que é acoplada a nova marcha, para aquela determinada velocidade (na retomada, mesmo quando leve), ocorre o tranco que estou mencionando ser o problema.
Aguardo sua resposta sobre o procedimento de verificação do óleo.
No meu manual diz o seguinte:
"1) Verifique somente o fluido da tranmissão automática depois de dirigir o veículo algum tempo, para permitir o aquecimento do fluido.
2) Estacione o veículo numa superfície plana e horizontal. Aplique o freio de estacionamento.
3) Com o motor em ponto mortoe o pedal de freio pisado a fundo, mova a alavanca seletora por todas as posições de "P" a "L", detendo-se um pouco em cada uma delas.
4) Coloque a alavanca seletora na posição "N".
5) Tire a vareta e limpe-a com um pano que não solte fiapos.
6) O nível do fluido deve estar entre as duas marcas da vareta.
Utilize somente fluido de transmissão automática tipo Castrol TQM SP-III, ao completar o reservatório."
Observem que em nenhum momento o manual orienta a desligar o veículo, enquanto que, no início, fica claro que o carro deve estar ligado, pois é necessário pisar no freio para passar a alavanca seletora por todas as posições de marcha.
Assim, entrei em contato com o SAC da Mitsubishi e a atendente não me convenceu de ter conhecimento sobre o assunto. Primeiro disse que deveria ser com o carro desligado, e dedois disse que tanto faz, mas preferencialmente deve ser feito com o carro ligado.
Mais um aprendizado!!! Vamos descobrir o que é o certo!!! Questionem os mecânicos das autorizadas!!!
Att,
Leonardo Lopes