Postado originalmente por
Leofish
Olá pessoal do fórum!
Tenho uma Pajero Sport 2002 AT 2.8 diesel e fiquei bastante satisfeito com a descoberta deste fórum.
No momento estou enfrentando dificuldades com o câmbio automático da meu carro... Quando o carro está quente, as trocas de marcha ficam mais bruscas e ocorre uma certa tremida quando acelero forte e o câmbio faz uma redução para dar a resposta necessária.
Tive problemas neste carro devido a ter usado um produto da RADIEX a fim de limpar o sistema de arrefecimento. Resumindo: Este produto, promoveu corrosão e vazamento do radiador de água que fica no interior do painel (responsável pelo ar quente quando viramos o cursor, no painel, para o lado vermelho). Devido a este vazamento no interior do painel, o módulo do airbag (MR530002 DP) foi totalmente avariado. Consegui comprar o módulo no Ebay muito tempo depois, mas gastei uma grana em 3 concessionárias até conseguir diagnosticar este problema. Após 2 meses do uso do RADIEX, quem começou a vazar foi o radiador de água principal. Cheguei a dar um esquente no motor pois não percebi que a temperatura havia subido. Daí descobri que o radiador original é de alumínio e não pode ser recuperado. Caí na besteria de mandar fazer um radiador de latão, pois assim poderia no futuro realizar qualquer solda se necessário. Mas acho que esse radiador não está bem dimensionado pois quando ando a 150KM por mais de 5 minutos percebo que a temperatura sobe um pouco. Mas o pior é que comecei a notar uma presença de espuma-pasta oleosa no recipiente de água do radiador. Após algumas conversas com o mecânico foram levantadas 2 hipóteses: o óleo é proveniente do motor, e seria devido ao esquente que o motor levou por 2 vezes (teria queimado a junta do cabeçote); ou o óleo é proveniente da serpentina de óleo do câmbio automático que passa na parte inferior do radiador de água (provavelmente para resfriar o óleo do câmbio - Obs.: preciso confirmar esta informação). Como o radiador foi trocado e a serpentina de óleo do câmbio foi aproveitada no novo radiador, poderia ser este o motivo da presença da tal borra oleosa no sistema de arrefecimento, assim, decidimos isolar tal serpentina. Dessa forma, o óleo não troca calor com o radiador e percebi que após ter deixado o carro nesta situação provisória de teste (para verificar se a borra oleosa se extingue do sistema de arrefecimenteo), percebi que o câmbio automático está agora ainda mais instável quando o carro atinge sua temperatura normal de trabalho.
Dicas: Nunca use qualquer produto que prometa limpar o sistema de arrefecimento de seu carro. Isso só vai te trazer problemas!!! E a RADIEX NÃO se responsabiliza pelos danos causados.
No momento gostaria de saber qual é o exato procedimento para verificação do nível de óleo do câmbio automático dessa Pajero Sport AT 2002 2.8 diesel, pois no manual em português que tenho não está claro se ao verificar o nível o carro deve permanecer ligado ou deve ser desligado. Nem a Mitsubishi sabe informar isso!!! Nas 3 concessionárias que estive no Rio, cada uma disse uma coisa diferente!!!
Pergunto aos mais experientes: Será que o problema que relatei ocorrer nas trocas de marchas pode estar sendo originário de alta temperatura do óleo do câmbio??? Será que pode ter vazado água para dentro do sistema de óleo do câmbio, da mesma forma que pode estar vazando óleo para o sistema de arrefecimento?
Estou realmente adorando o carro, mas receio que este problema possa me trazer mais prejuízos ainda, a ponto de me fazer desgostar desse carro...
Por favor, me ajudem a buscar informações sobre este problema e possíveis soluções para que sejam tentadas antes de piorar esta situação.
Agradeço desde já!
Sds,
Leo Lopes