Da pra ver pelo bocal, geralmente.
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Da pra ver pelo bocal, geralmente.
Pessoal,
Minha pajerinho glsb 3.5 3P está batendo final de curso na mola quanto transporto 3 passageiros atras. Acredito ser a mola , pois o amortecedor tem 3 meses de uso e não apresenta sinais de problema e estabilidade. Alguem saberia dizer se a mola da 3p é a mesma da 5 portas , apesar da diferença de peso ? E se a da 3.0 5P poderia ser usada ? alguem já viveu esta experiencia ? Na Mitsuroubo cada mola custa R$ 900,00.
Se for a mola, ela deve ter marcas de batidas entre os elos e também o veículo fica um pouco mais baixo.
Se não tiver nenhuma ocorrencia dessas, provavelmente seja amortecedores (mesmo sendo novos) precisa avaliar a instalação e qualidade deles.
Em último caso, você pode mandar fabricar as molas para sua Pajero, existem várias empresas que fabricam molas helicoidais.
[]s
Falando em molas helicoidais, existe um padrão de vida util de uma mola assim, sem levar em conta uso abusivo ou então cuidadoso demais, algum tipo de indicação de fabricante?????
Minha Pajero "grita" pneu fácil a mais de 80 Km/h em qualquer curva, estou com os pneus dianteiros ruins e acho que os amortecedores tb, algum outro item a verificar? Com a tração engatada a coisa melhora um pouco, mais a gritaria continua.
Estado dos pneus, medida dos pneus (original), modelo de pneu adequado ao tipo de uso, calibragem dos pneus, estado de molas e amortecedores, estados dos componentes de direção e suspensão como terminais, pivôs e buchas, alinhamento e balanceamento (em local confiável e que realmente alinhe todas as geometrias necessárias).
[]s
Minha pajerinho também batia fim de curso a todo o tempo, bastava ter 1 passageiro no banco traseiro
Comprei um par de molas na Molas Master e um par de amortecedores Monroe Adventure.
Até o momento ta tudo OK.
Pedi a mola da 5p por ser mais reforçada. No manual de serviço da Mitsubishi é possível encontrar todas as informações das molas de pajero, força, tamanho e bitola do fio.
Na mecânica onde fiz o cambio, me disseram que um dos amortecedores estava batendo (eu comentei sobre uma batida leve na suspensão), foi trocado o rolamento da roda dianteira esquerda, e segundo eles, o resto estava OK, assim que terminar as pendencias do tanque de combustível vou providenciar amortecedores e pneus novos pra parte da frente e a partir daí verificar o que ainda precisa ser feito.
Amigos, aproveitando que o assunto atual no tópico é o SISTEMA de SUSPENSÃO, eis mais uma contribuição. Diante das diferentes gerações de Pajero, é muito "fácil" a pessoa - EU me incluo nesse rol -, ter dificuldades para identificar os Part Numbers de componentes. Portanto, não é raro adquirir itens errados; principalmente se a compra for realizada fora do Brasil.
Cito um recente exemplo: Quais as especificações para amortecedores e molas OLD MAN EMU, aplicáveis ao Pajero V6 3.0L, 3 portas, ano/modelo 1999/99?
Para responder com EXATIDÃO, só existe duas alternativas: Pesquisar - muito - na Web [nesse caso, prefiro os fóruns e sites australianos] e/ou perguntar a quem conhece o assunto. [Esclareço que me incluo no primeiro grupo].
Pois bem, umas das primeiras ações foi fazer o download do OME CATALOGUE, mais atualizado possível. Eis a capa [ o arquivo completo encontra-se anexado]:
https://lh6.googleusercontent.com/-5...ULY%252012.jpg
Depois, localizar as partes onde constam as informações relativas à MITSUBISHI; claro. [Para facilitar, selecionei as páginas 40-46. Também, estou anexando o arquivo.
Mas, não é tão simples "traduzir" termos técnicos! Além dos modelos de veículos [os Pajero têm 4 gerações!], deparar-se com siglas tipo SWB, LWB e tantas outras, é um "terreno" que induz a ERROS. Vejam uma pequena "cilada", nas imagens abaixo. Aliás, duas "encruzilhadas":
https://lh3.googleusercontent.com/-h...EMU_Pajero.jpg
Independente de o sujeito dominar o idioma english [o que não é o meu caso!], como "traduzir", CORRETAMENTE, o significado das letras SWB and LWB? É possível que alguns experientes proprietários de Pajero saibam isso "na lata", mas o amigo que vos escreve teve trabalho para "descobrir" isso:
SWB => Short WheelBase [Pajero 3P];
LWB => Long WheelBase [Pajero 5P].
Tem mais. O quê significa os termos REAR LEAF SPRING MODELS and REAR COIL SPRING MODELS? [Muita calma, nessas horas!]. Traduzir apenas os termos REAR [traseira, atrás] e SPRING [mola] é fácil demais. Sim, e daí? Será que os termos LEAF e COIL têm semelhanças? FEIXES-DE-MOLA e MOLAS HELICOIDAIS?
https://lh6.googleusercontent.com/-k...ING_Pajero.jpg
Então, diante dessa "confusão", é possível afirmar [com EXATIDÃO!], por exemplo, que os Absorbers Shocks Nitrocharger Sport e as Coil Springs do Pajero exemplificado são:
* Part Number 60040 [dianteira];
* Part Number 60041[traseira];
* Part Number 2911 [molas helicoidais_traseira].
Ou, NÃO?
Bom, é isso pessoALL. Importante alertar que as informações aqui contidas são fruto de pesquisas e estão sujeitas às críticas. Caso algum colega identifique algum lapso, sinta-se inteiramente à vontade para notificar. Para finalizar, eis um "exercício":
a] Por que não escolher as molas Part Number 2910?
b] E os amortecedores Part Number 60037?
[]s
Otimos catalagos, obrigado pela contribuição.
Já baixados, obrigado por compartilhar.