x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de freitasjr
    Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Citação Postado originalmente por Leofish Ver Post
    ...Pergunto aos mais experientes: Será que o problema que relatei ocorrer nas trocas de marchas pode estar sendo originário de alta temperatura do óleo do câmbio??? Será que pode ter vazado água para dentro do sistema de óleo do câmbio, da mesma forma que pode estar vazando óleo para o sistema de arrefecimento?
    Estou realmente adorando o carro, mas receio que este problema possa me trazer mais prejuízos ainda, a ponto de me fazer desgostar desse carro...

Por favor, me ajudem a buscar informações sobre este problema e possíveis soluções para que sejam tentadas antes de piorar esta situação.

Agradeço desde já!

Sds,Leo Lopes
    Olá Leo, como disse o colega forista acima, vc deve checar a procedência desse óleo que está aí no seu câmbio AT. Veja se o antigo proprietário o tem trocado no tempo certo(a cada 40 mil Km) e princpalmente se colocou o óleo certo especificado pela MIT que é o Castrol TQM SP-III(ou SP3).

Algumas pessoas p/ economizar(pois esse óleo é caro) colocam óleo mais barato de outra especificação ou não trocam no prazo especificado e aí, detonam o câmbio.

Quanto a checagem do óleo, inspecione com o carro parado em piso plano e desligado. Bem pelo menos era assim que fazem na MIT daqui após a troca, e depois davam uma "volta" com o carro p/ que o mesmo circulasse e checavam de novo.
    Amanhã vou na MIT e pergunto o procedimento correto e aviso aqui caso seja diferente Ok.
    Eu já tive esse carro e quando o mesmo estava frio o câmbio dava uns trancos um pouco mais fortes na passagem das marchas, mas não era nada de tão diferente assim de quando estava com o motor quente... apenas uma leve diferença... se for isso é normal.

Abraço e boa sorte por aí com a Pajero, atenciosamente, Francisco de Freitas...
    ATUAL Grand Vitara 2016 4SPORT AT
    EX S10 4X4 Diesel AT 2013-EX Grand Vitara 2009AT e 2013AT
    EX Pajero TR4 2009AT 2005 AT EX Pajero Sport 2.8 2002 AT

Usuário Avatar de Paraty
    Entrada
    19/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nelsonnrc Ver Post
    Usei o aditivo de radiador da Radiex no meu carro e ele detonou as juntas do cabeçote, tive sorte, pois conheço mais 2 casos que essa porcaria detonou de vez o cabeçote
    Nelson,

Vou ter que fazer o cabeçote do meu tb. (começa o desmonte hoje) Vc teve que trocar quantas juntas?

Aquelas de aluminio tb são trocadas?

lembra quanto gastou?

Obrigado

fala amigo tudo na paz? gostei dessa foto do niva,que lugar é esse? um grande Abraço

Novais as fotos estão show,parabêns.que lugar é esse? cara sua pajero parece um Hummer,rsrsrsrsr. um grande Abraço

Citação Postado originalmente por ramiro_eli Ver Post
    Pessoal,

Tenho uma Full 99 3.5 automática 3 portas, com pneus BF All 33'.
    Uso ela todos os dias e já rodei 70.000km depois da compra e até agora só tive que trocar a bomba de combustível.
    A original custa R$774,00, que é identica a bomba do Vectra antigo, na qual paguei R$ 163,00, original GM.
    Tenho Pajero em casa a 8 anos, e conheco diversos lugares onde comprar peças e diversos "macetes" de manutençao.

Qualquer coisa, é só falar!
    Bom dia Ramiro,tudo na paz? cara a minha pajero está meio beberrona,está fazendo uns 5 km na estrada e 3,5 na trilha,pajerinho 3500,v6,aut.o que pode estar acontecendo? um grande abraço.

Usuário Avatar de djalmab
    Entrada
    30/04/2004
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimento: 1
    Pessoal
    quando o radiador FURA o termostato nao acusa o aumento da temperatura pois nao tem agua quente passando por ele.. Na BMW , Volvo e em alguns outros carros existe uma "boia" que sente a quantidade de liquido de arrefecimento "coolant level sensor'" que avisa se o mesmo estiver baixo.. Mas infelizmente nao nas mit.. Assim tem mesmo de ficar de olho no nivel de agua....

Usuário
    Entrada
    25/01/2008

Problemas com câmbio automático - Pajero Sport 2002

Citação Postado originalmente por freitasjr Ver Post
    Olá Leo, como disse o colega forista acima, vc deve checar a procedência desse óleo que está aí no seu câmbio AT. Veja se o antigo proprietário o tem trocado no tempo certo(a cada 40 mil Km) e princpalmente se colocou o óleo certo especificado pela MIT que é o Castrol TQM SP-III(ou SP3).

Algumas pessoas p/ economizar(pois esse óleo é caro) colocam óleo mais barato de outra especificação ou não trocam no prazo especificado e aí, detonam o câmbio.

Quanto a checagem do óleo, inspecione com o carro parado em piso plano e desligado. Bem pelo menos era assim que fazem na MIT daqui após a troca, e depois davam uma "volta" com o carro p/ que o mesmo circulasse e checavam de novo.
    Amanhã vou na MIT e pergunto o procedimento correto e aviso aqui caso seja diferente Ok.
    Eu já tive esse carro e quando o mesmo estava frio o câmbio dava uns trancos um pouco mais fortes na passagem das marchas, mas não era nada de tão diferente assim de quando estava com o motor quente... apenas uma leve diferença... se for isso é normal.

Abraço e boa sorte por aí com a Pajero, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Caro Francisco Freitas, agradeço sua atenção bem como a dos colegas Paraty e Paulo_CW.
    Estou ciente da importância do uso do óleo correto. Quando comprei o carro (Janeiro deste ano) tive o cuidado de fazer a troca, tanto do óleo, quanto do filtro de óleo do câmbio. Não foi na autorizada, mas foi usado o óleo TQM-SP3 que eu mesmo comprei num latão de 20 litros (só é comercializado assim) numa distribuidora de minha cidade. Ficou por R$60,00 o litro na época. Ainda tenho 5 litros, pois vendi um pouco para ajudar um amigo. Não acredito que os 15.000km que andei, já tenham comprometido a qualidade do óleo.
    Estou procurando um radiador novo da VALEO, original para este carro. Já consegui por R$2.500,00. Se alguém souber onde encontro mais barato, me avise! Depois que trocar o radiador poderei avaliar se o problema dos trancos no câmbio persistirá ou não.
    Estes trancos ocorrem na seguinte situação: Após estar rodando pelo menos 30 minutos, quando o carro está reduzindo a velocidade, e ao acelerar, o câmbio realiza a redução da marcha. Nesse momento, em que é acoplada a nova marcha, para aquela determinada velocidade (na retomada, mesmo quando leve), ocorre o tranco que estou mencionando ser o problema.

Aguardo sua resposta sobre o procedimento de verificação do óleo.
    No meu manual diz o seguinte:

"1) Verifique somente o fluido da tranmissão automática depois de dirigir o veículo algum tempo, para permitir o aquecimento do fluido.
    2) Estacione o veículo numa superfície plana e horizontal. Aplique o freio de estacionamento.
    3) Com o motor em ponto mortoe o pedal de freio pisado a fundo, mova a alavanca seletora por todas as posições de "P" a "L", detendo-se um pouco em cada uma delas.
    4) Coloque a alavanca seletora na posição "N".
    5) Tire a vareta e limpe-a com um pano que não solte fiapos.
    6) O nível do fluido deve estar entre as duas marcas da vareta.

Utilize somente fluido de transmissão automática tipo Castrol TQM SP-III, ao completar o reservatório."

Observem que em nenhum momento o manual orienta a desligar o veículo, enquanto que, no início, fica claro que o carro deve estar ligado, pois é necessário pisar no freio para passar a alavanca seletora por todas as posições de marcha.

Assim, entrei em contato com o SAC da Mitsubishi e a atendente não me convenceu de ter conhecimento sobre o assunto. Primeiro disse que deveria ser com o carro desligado, e dedois disse que tanto faz, mas preferencialmente deve ser feito com o carro ligado.

Mais um aprendizado!!! Vamos descobrir o que é o certo!!! Questionem os mecânicos das autorizadas!!!

Att,

Leonardo Lopes
    4X4 Brasil

Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    ...Aguardo sua resposta sobre o procedimento de verificação do óleo.
    No meu manual diz o seguinte:

"1) Verifique somente o fluido da tranmissão automática depois de dirigir o veículo algum tempo, para permitir o aquecimento do fluido.
    2) Estacione o veículo numa superfície plana e horizontal. Aplique o freio de estacionamento.
    3) Com o motor em ponto mortoe o pedal de freio pisado a fundo, mova a alavanca seletora por todas as posições de "P" a "L", detendo-se um pouco em cada uma delas.
    4) Coloque a alavanca seletora na posição "N".
    5) Tire a vareta e limpe-a com um pano que não solte fiapos.
    6) O nível do fluido deve estar entre as duas marcas da vareta.

Utilize somente fluido de transmissão automática tipo Castrol TQM SP-III, ao completar o reservatório."

Observem que em nenhum momento o manual orienta a desligar o veículo, enquanto que, no início, fica claro que o carro deve estar ligado, pois é necessário pisar no freio para passar a alavanca seletora por todas as posições de marcha.

Assim, entrei em contato com o SAC da Mitsubishi e a atendente não me convenceu de ter conhecimento sobre o assunto. Primeiro disse que deveria ser com o carro desligado, e dedois disse que tanto faz, mas preferencialmente deve ser feito com o carro ligado.

Mais um aprendizado!!! Vamos descobrir o que é o certo!!! Questionem os mecânicos das autorizadas!!!

Att,

Leonardo Lopes
    Olá Leonardo, tou lendo a sua msg hoje sábado a noite. Segunda preguntarei ao chefe da oficina da autorizada daqui sobre o procedimento corrreto.

Uma coisa é certa, eles primeiro conferem o óleo com o carro frio parado e depois dão uma volta p/ aquecer o óleo e verificam depois com o carro ligado p/ efeito de comparação(acho que é nessa 2º vez é que vale).

Assim que tiver uma reposta deles ponho a informação aqui Ok.

Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Usuário Avatar de Paraty
    Entrada
    19/07/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Léo,

Eu fui a uma casa especializada e trocou toda a minha colméia por 540,00 aqui no Rio... se precisar, é só falar.

(radiador de água ok!)

Salve Djalma,

O triste é quando vc mais precisa deste sensor (a água vasa do radiador...) ficamos sem aviso da situação... No barato, este simples furo já me levou 2 mil latas...

Vc pode me dar mais dicas de aonde posso instalar este sensor?

Seria eletricista?

Grato

Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Paraty Ver Post
    Nelson,

Vou ter que fazer o cabeçote do meu tb. (começa o desmonte hoje) Vc teve que trocar quantas juntas?

Aquelas de aluminio tb são trocadas?

lembra quanto gastou?

Obrigado
    Cara eu troquei tudo, importei da Inglaterra as originais e saiu a metade do preço, mas com o Dollar/Libra como está vai ser mais negócio comprar por aqui, lembro que todo o kit ficava em R$1800, devo ter pago uns R$900 no kit de juntas superiores.
    Abs

Usuário Avatar de nelsonnrc
    Entrada
    01/06/2006
    Local
    Sao Paulo/SP
    Uma dica pra quem precisa comprar ATF é ir em alguma casa de óleo e fechar a compra de uns 10l de atf, esse atf só é comercializado em galões 25l, o valor na Brabus era de R$79/L, consegui comprar 12l em SP por R$45 o litro no Posteko, aqui no Itaim

Outra coisa que devem ficar espertos é a troca do filtro da transmissão, a MMC faz um serviço porco e só troca 4 dos 8l recomendados, faz um "retrolavagem" no filtro e usa o antigo...

Entrada
    01/08/2005
    Local
    Natal/RN
    ...Aguardo sua resposta sobre o procedimento de verificação do óleo...
    Olá Leonardo, hoje conversei com o chefe da ofinica da autorizada MIT daqui de Natal/RN a respeito do correto procedimento da verificação do óleo da transmissão automática:

* O procedimento descrito no manual que manda mover a alavanca das posições de P até a L, só se faz necessário caso vc vá checar o óleo com o carro frio.

1) O correto mesmo, segundo informações passadas pelo chefe da oficina MIT, é se o carro estiver frio, andar com ele até o motor chegar na temperatura ideal de funcionamento p/ que dê tempo do óleo do câmbio aquecer e preencher todas as galerias do mesmo.

2) Feito isso, com o carro ligado e parado em uma superfície plana e com a alavanca do câmbio na posição "N", retire a vareta, limpe-a com um pano e coloque-a no lugar. Depois retire-a de novo e agora sim cheque o nível de óleo; que o correto é estar entre as duas marcas da vareta que ficam logo após a palavra ROT.

Bem, qualquer outra dúvida que tiver e eu puder ajudar, é só perguntar aqui no fórum.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem