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Convex Datacenter
  • #1405
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    Primeiro de tudo é conferir o principal:

    Bomba d'água tá funcionando OK?
    Tá circulando a água devidamente?
    Radiador tá com boa vazão de água, sem vazamentos?
    Válvula termostática ( se tiver ) tá funcionando OK?
    As mangueiras estão boas? Tem mangueira estrangulada em algum ponto?
    Sensor de temperatura tá marcando corretamente?

    Se todos esses itens estiverem nos conformes, só resta ir pra cima do cabeçote e da junta do cabeçote.

    Como vc já falou que está borbulhando com motor frio, é quase certeza de ser junta, ou no pior cenário, cabeçote trincado.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #1406
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    Oi Pessoal Tudo bem
    Carlos a água esta limpa isso já dei uma olhada. É Sapo todos os item OK ! ou seja estou FU...

  • #1407

    L200

    Tive uma L200 2003.
    Foi uma decepção. Porém com o tempo fui entendendo seu sistema de arrefecimento. A água da refrigeração além de refrigerar o motor passa pela turbina também!

    Bom, o amigo com a Mit 2002 deve ficar atento a todas as dicas.... manutenção em cima da pinta senão as coisas podem piorar!
    Alexandre Elisei (Caeté-mg)
    Bandeirante cab. simples 1995, Tocantins Tr Plus 1989 www.minhastrilhas.xpg.com.br

  • #1408
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    Curiosamente, a L200 RS ( aquela de competição ) usa outra turbina, que não requer refrigeração por água como as turbinas originais das L200 comuns.

    Não lembro direito qual era a turbina usada, assim que eu achar eu coloco aqui.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #1409
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    Seria somente refrigeração a óleo então né.

    Agora nas L200 AT's, alem do cooler do oleo da caixa, onde ficava o cooler do óleo da turbina? ficou reposicionado?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1410
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    L 200 Aquecendo

    Amigos, estou participando pela primeira vez deste fórum, me cadastrei agora, pois estive lendo os posts sobre o fato das L 200 ferverem ou superaquecerem, resolvi colocar minhas experiências e opiniões sobre o assunto.
    Tenho uma L 200 GL /2001 a 3 anos com 180.000 km e não posso me considerar um dono caprichoso e minha camionete não é linda e nem bem cuidada, tanto que quando a comprei fui tão relaxado que rodei por 7 meses antes de ouvir que o cambio tava cantando e quando fui ver não havia uma gota de óleo no mesmo, apesar de ter nenhum vazamento,(vai ver que é por isso né?) coloquei óleo mas não teve jeito o cambio moeu e com isso eu me iniciei na mecânica da Mitsubishi, meio a força, pois dinheiro para pagar para fazer eu não tinha, o importante é que ficou muito bom e eu só gastei com as peças (paralelas) e energia para colocá-lo sozinho no lugar.
    Vamos ao que interessa, quando eu a comprei, notava que sempre baixava um pouco de água do radiador, procurei por vazamentos e localizei um pequeno vazamento na tubulação de resfriamento da turbina, consertei-o e liguei o motor e deixei-o ligado em marcha lenta por bastante tempo, para ver se voltava a vazar, porém, notei também que, apesar de o motor já estar ligado a bastante tempo, a mangueira de entrada de água no motor estava fria, denotando falta de circulação de água.
    Resolvi então verificar a válvula termostática e descobri que ao contrário dos motores que conheço, (não são muitos) a dita válvula fica na entrada do motor e não na saída, como nos outros motores que conheço. Retirei a válvula e montei sem, coloquei novamente o motor para funcionar e ai sim, percebi que a água circulava livremente.
    Ocorre que essa operação eu fiz, já faz mais de 01 ano e (podem duvidar), até hoje não foi preciso mais colocar água no radiador ou no reservatório de expansão, e uso a camionete diariamente, enfrento os congestionamentos de Campinas, São Paulo, viajei para Cunha SP, São Pedro e etc, e o ponteiro da temperatura somente desencosta do canto mas nunca chegou no meio, sofre somente uma pequena variação quando trafego por trechos muito longos acima dos 130 km/h com o ar-condicionado ligado ou quando subo alguma serra longa e ingreme, mas nunca chegou ao meio do marcador (vai ver ta quebrado né? Rsrsrsrs).
    Lembro também só usei água de torneira no radiador, nunca coloquei nenhum aditivo.
    Minha teoria é de que a válvula termostatica da L200 não está em um local legal, pois ficando na entrada do motor um lado da válvula fica frio e o outro quente, e quando a água do bloco do motor se aquece, ela forma uma pressão contra a parte superior do radiador com água fria e inferior contra a válvula termostática, prejudicando sua abertura e causando um aumento da pressão interna da água no bloco que, por não circular, acaba por forçar a junta do cabeçote, dando passagem pela mesma, baixando o nível, fervendo e trincando o cabeçote.
    Não li todos os posts sobre o assunto, porém algumas pessoas do fórum, disseram que depois que ferveu uma vez, nunca mais ficou bom, voltando a ferver. Na minha opinião, nesses casos, quando ferveu pela primeira vez, ocorreram danos no cabeçote trincando-o e somente empresas especializadas são capazes de detectar algumas trincas. Na maioria das vezes os mecânicos somente aplainam o cabeçote e montam com junta nova e houver trincas, o problema vai persistir.
    Como já disse não sou caprichoso ou cuidadoso com minha L200, mas, ela está com 180.000 km, troco o óleo do motor a cada 10.000 km, uso óleo monoviscoso SAE 40 Ipiranga Ultramo Turbo, tem vazamento na junta de admissão, junta da tampa de válvulas, baixa óleo (só vou completando), sopra pelo respiro, faz 09 km por litro, lavada ela foi faz uns 6 meses, só ando com o calcanhar no acelerador, um relaxo total reconheço. No entanto é uma excelente camionete, não dá problema e não quebra, está sempre pronta prá encarar qualquer tarefa, só acho que deveria ter mais torque para as arrancadas em subidas e carregadas.
    Bom pessoal, talvez minhas opiniões e sugestões possam parecer ridículas e não fazerem sentido, mas prá mim ta funcionando bem até hoje e nunca ferveu.
    Aguardo comentários, piadas e opiniões divergentes.
    Abraço a todos
    Fernando Silvério

  • #1411
    Usuário Avatar de Flavio Viuvaldo
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    Boa noite Amigos .
    Estou com uma 200 gls 2002 a Tres anos já rodeis 80.000 km e até hoje só troquei oleos pneus e peças da suspençao como alguns pivos e amortecedores trazeiros , nunca tive um aquecimento se quer , mas percebo que se forçar em subidas muito longas em asfalto o ponteiro de temperatura sobe,mas não passa do meio ,
    até hoje não tenho nada a reclamar .

    Flávio
    Bom Despacho MG

  • #1412
    Galera, me ajudem! Não aguento mais minha L200 esquentando nas minhas viagens. Final de semana passada viajei para a Serra. O ponteiro da temperatura chegou no vermelho. Tive que parar o carro para esfriar um pouco o motor e seguir viagem. O mesmo aconteceu no carnaval, quando viajei para outra serra, aqui no Ceará. Na estrada normal, em terra plana, eu soco o pé (140km ~ 150km nas ultrapassagens), direto com ar ligado, e ela não esquenta. Mas se ela ver subida longa, pede arrego! A válvula termostática ta boa. Tirei e testei. Tudo ok. Li vários relatos por aqui. Fiquei com uma dúvida. Pessoal, o consta nesse kit gelo? O que os mecânicos fazem no carro? O que eles trocam? Vale a pena fazer?

    Ps: meu carro é: L200 Sport HPE 2005 AT - torradeira por excelência!

    Eu gosto desse carro, sabem? É uma boa picape pra mim. Não queria trocá-la no momento, até porque não estou podendo. ;/

    Me digam uma coisa: há solução?

    Desde já agradeço. Abraço.

  • #1413
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  • #1414
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por Leozin Ver Post
    Galera, me ajudem! Não aguento mais minha L200 esquentando nas minhas viagens. Final de semana passada viajei para a Serra. O ponteiro da temperatura chegou no vermelho. Tive que parar o carro para esfriar um pouco o motor e seguir viagem. O mesmo aconteceu no carnaval, quando viajei para outra serra, aqui no Ceará. Na estrada normal, em terra plana, eu soco o pé (140km ~ 150km nas ultrapassagens), direto com ar ligado, e ela não esquenta. Mas se ela ver subida longa, pede arrego! A válvula termostática ta boa. Tirei e testei. Tudo ok. Li vários relatos por aqui. Fiquei com uma dúvida. Pessoal, o consta nesse kit gelo? O que os mecânicos fazem no carro? O que eles trocam? Vale a pena fazer?

    Ps: meu carro é: L200 Sport HPE 2005 AT - torradeira por excelência!

    Eu gosto desse carro, sabem? É uma boa picape pra mim. Não queria trocá-la no momento, até porque não estou podendo. ;/

    Me digam uma coisa: há solução?

    Desde já agradeço. Abraço.
    Cara isso é o basico, Falta de area pra troca de calor, Radiador maior, e mais uma termostatica de temperatura mais baixa.
    O Ricardo Malta aqui do forum fez exatamente isso, aumentou o radiador, mas não ficou 100% exatamente por causa de ladeiras, e o problema era a FDP da VT que tava ruim.. e a dele também era uma L200 Sport AT 04/05.


    Só isso ai.. KIT gelo pode resolver, mas isso ai acima, é bem mais barato..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #1415
    Olá pessoal! Mesmo tendo poucas participções nesse forum, costumo seus artigos sempre que possível. Graças às dicas e experiencias de voces consegui instalar o kit gelo by Ricardo Malta em minha L-200 Sport GLS, ano 2005. Comprei esse veiculo de alguem de procedencia que sempre fez as revisões em consercionária até o fim da garantia e, após, numa boa oficina. Apesar de não ser o modelo que mais é acometido pelos problemas de superaquecimento, a minha também tem apresentado alguns problemas dessa ordem.
    Resumidamente, O PRIMEIRO EPISÓDIO DE SUPERAQUECIMENTO ocorreu durante uma viagem, devido ao rompimento de uma mangueira que fica na parte de trás do motor. Percebi o problema porque o ar-condicionado parou de funcionar e parei o carro imediatamente. Com apoio de um amigo, trocamos a referida mangueira e segui viagem sem problemas. Ao chegar ao destino, procurei uma oficina especializada em 4x4, indicada por um amigo que possui L-200 a muito tempo. A avaliaçao o mecânico foi de que tudo estava em ordem, contudo ele me aconselhou a efetuar um limpeza, varetamento, no radiador e repor o fluido de arrefecimento. Fiz isso e retornei para minha cidade, rodando cerca de 550 km, sem nenhum problema.
    O SEGUNDO EPISÓDIO ocorreu também durante outra viagem. Dessa vez, o carro aqueceu quanto pegava transito engarrafado, quando passávamos numa cidade de médio porte, pórem sem atingir a faixa vermelha, subia até 3/4 da escala. O mesmo passou a ocorrer em velocidades de 120 km/h. Assim passei a viajar a cerca de 100 km/h e consegui chegar em casa sem maiores problemas. Levei o carro no dia seguinte ao mecânico e, dessa vez a causa foi a valvula termostática que travou e não abria. Subistitui a referida peça por outra original.
    O TERCEIRO EPISÓDIO ocorreu cerca de dois meses depois, quando recebi meu cunhado de férias aqui em Natal, que é trilheiro antigo e fomos curtir umas dunas. Nessa situação o carro aquecia nas subidas mais ingrimes, obrigando-me a parar de vez em quando para esfriar.
    Fiquei aborrecido com a situação e foi aí que, ao pesquisar sobre o problema descobri esse forum.
    Depois de ler muito sobre o assunto e avaliar as opiniões resolvi não vender o carro e tentar solucionar o problema.
    A primeira medida foi verificar o cabeçote e junta. O mesmo não apresentou trincas. Substituimoa a junta por uma original e mais alguns reparos de valvulas se nao me engano.

    Como o cabeçote não era a origem do aquecimento que ocorri em situações de grande esforço, resolvi instalar o kit by malta.
    Fizemos tudo conforme explicado no forum:
    1. troca do conjunto hélice e acoplamento viscoso
    2. alargamento da chapa traseira da bomba-dágua
    3. adoção de sistema selado, substituição da tampa do radiador por um modelo sem valvula, reservatório da Fiar Strada, manguiras, conexão em T, etc.
    4. manutenção da VT, original
    5. adicionalmente, reposicionei a placa dianteira no pará-choque liberando totalmente a entrada de ar inferior do mesmo e coloquei uma chave para ligar o eletroventilador quando o ar-condicionado não está ligado.
    Resultado: o carro continua esquentando quando muito exigido, por exemplo, em dunas quando não é possível rodar acima de 40 km/h. Depois de algum tempo o ponteiro sobe e fica em 3/4. Se eu continuar forçando muito aí chega ao vermelho e tenho que parar. Em viagem, em trechos com longas subidas, com o carro carregado e com o ar-condicionado ligado o ponteiro sobe para 3/4, mantendo-se nessa posição sem nunca atingir o vermelho até agora.
    Estou estudando alguma forma de melhorar o sistema de arrefecimento. O radiador dela me parece ser de latão ou ferro com uma só colmeia. Estou tentando encontrar um outro radiador que tenha as dimensões semelhantes ou pouco maior, devido a falta de espaço e que tenha uma melhor construção 2 ou 3 colmeias e de uma material de melhor condutibilidade termica cobre ou aluminio. Alguem já esperimentou algo assim? Parece-me que o colega SAPO-BOMBA já fez isso. Um abraço.

    P.S. valeu pela resposta Marcelo-HPE e AKGP.

  • #1416
    Usuário Avatar de Marcelo-HPE
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    16/07/2008
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    Olá Arnaldo ,
    Acho que vale apena vc monitorar a temperatura por um outro tipo de indicador mais preciso como um termometro analógico ou digital assim vc vai descobrir com quantos graus o poteiro começa a subir . e mesmo com o ponteiro subindo se o motor chegar a 105 °c e não passar daí o funcionamento está normal .

    Grande abraço .
    L200 TRITON SAVANA 3.2 200cv 2017 AT -PANZER 4X4
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