Postado originalmente por
SAPO-BOMBA
A troca dos motores é onerosa demais pra muitos usuários daqui, e ainda corre-se o risco da adaptação não dar certo ou não ficar boa o suficiente pra compensar o gasto. Basta ver o tanto de gente que adaptou MWM em Engesas e estão sofrendo com aquecimento.
Pra se resolver o problema das L200 mais potentes ( HPE ), só trocando o radiador, hélice, defletor, selar o sistema e colocar uma válvula termostática de graduação menor.
No caso das L200 "quadradinhas", apenas a troca do radiador por outro de maior litragem e material melhor e uma hélice com maior arrasto já resolvem definitivamente o problema.
Eu adaptei um radiador de Ranger V6 no meu carro ( Galloper, que é 200kg mais pesada que a L200 ) e o ponteiro de temperatura não chega nem no meio pisando fundo.
Quem quiser acompanhar um pouco do que eu fiz, basta ir aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...t-2-8-a-4.html (Quais radiadores (água, AC) e intercooler usar em motor mwm sprint 2.8?)
O problema da L200 não está no motor, nem na repotencialização do mesmo, está na falta de competência da Souza Ramos em providenciar um arrefecimento adequado à potência que eles colocaram nesse motor.