Postado originalmente por
Carlão Rover
Boa Henrique...Assunto muito pertinente.
O primeiro motor que o Rudolf Diesel patenteou em 1897(creio que foi este ano mesmo, depois confirmo) era movido a óleo vegetal.
Nas regulagens originais da bomba de injeção, pode-se utilizar sem problemas os óleos de frituras, etc. Apenas sendo necessário para colocar este óleo no tanque da viatura, esperar decantar em um local adequado, os resíduos das frituras, durante cerca de no mínimo 10 dias, e desprezar o que ficou no fundo. Um problema é a partida a frio em lugares com temperaturas menores. Aí uma mudança no sistema de injeção pode compensar, embora piore para usar o diesel normal.
Existem Kit´s para o pré aquecimento do óleo antes de ser injetado. Isso para os 300 TDI.
Pode ser que pela alta pressão das bombas injetoras dos PUMA´s e controle eletrônico, não precise deste pré aquecimento. Isso ainda não pesquisei para palpitar.
Aí o óleo do motor com alto TBN não se justifica. Talvez usar no caso das 300 TDI um óleo com melhgores índices para partida a frio como o 10w 40 ou até mesmo o 5w 40 seria uma boa opção.
Abraço.