eu faria exatamente o mesmo que o Portela está fazendo.. O TDV6 não só tem uma série de sensores na exaustão, como também catalisadores, válvulas EGR, sondas lambda, pirômetros, etc, etc...
O óleo sugerido pela LR com certeza deve levar em consideração estes fatores.
Afinal imagine só o que pode acontecer ao catalisador de a fuligem resolver ficar aderida em razão do alto TBN do óleo... Nem falar do projeto das galerias de lubrificação, precisão de montagem, etc...
Nos motores Rocam, qualquer óleo de maior viscosidade que o 5W30 consumirá grande parte de sua eficiência, além de causar desgaste prematuro dos "Rollifingers".
Em resumo, muita coisa mudou. Motores Diesel de hoje rendem como gasolina turbinados. As tolerâncias são outras.
Melhor realmente seguir o que o fabricante manda. Eu faria o mesmo. Por garantia apenas substituiria o óleo com maior freqüência...
E eis a dúvida.. Será que coloco Mobil 1 no meu Jimny ? Vale a pena ou na gasolina também existe esta frescurada toda?! Atualmente ele roda com Mobil 5W30 semi...
Abraços e paz!
Clemente