x
Convex Datacenter
Página 13 de 20 PrimeiroPrimeiro ... 34567891011121314151617181920 ÚltimoÚltimo
Resultados 145 a 156 de 236
    Usuário Avatar de Carlão Rover
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Agradecimentos: 0

Cada um faz o que entende ser o melhor. O manual não instrui qual óleo utilizar em locais que o diesel tem muito enxofre. Apenas diz para colocar diesel bom. Aí que digo que vai do bom senso de cada um.

Incrível como se torna fácil identificar quem tem o espirito Land rover. Agora tenho certeza que o Land que escolhe o dono e não o contrário.
    Abraço.
    www.rovercafe4x4.blogspot.com

APRENDENDO E VIVENDO DENTRO DE UM LAND ROVER.

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Carlão,

eu faria exatamente o mesmo que o Portela está fazendo.. O TDV6 não só tem uma série de sensores na exaustão, como também catalisadores, válvulas EGR, sondas lambda, pirômetros, etc, etc...

O óleo sugerido pela LR com certeza deve levar em consideração estes fatores.

Afinal imagine só o que pode acontecer ao catalisador de a fuligem resolver ficar aderida em razão do alto TBN do óleo... Nem falar do projeto das galerias de lubrificação, precisão de montagem, etc...

Nos motores Rocam, qualquer óleo de maior viscosidade que o 5W30 consumirá grande parte de sua eficiência, além de causar desgaste prematuro dos "Rollifingers".

Em resumo, muita coisa mudou. Motores Diesel de hoje rendem como gasolina turbinados. As tolerâncias são outras.

Melhor realmente seguir o que o fabricante manda. Eu faria o mesmo. Por garantia apenas substituiria o óleo com maior freqüência...

E eis a dúvida.. Será que coloco Mobil 1 no meu Jimny ? Vale a pena ou na gasolina também existe esta frescurada toda?! Atualmente ele roda com Mobil 5W30 semi...

Abraços e paz!

Clemente

Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Cada um faz o que entende ser o melhor. O manual não instrui qual óleo utilizar em locais que o diesel tem muito enxofre. Apenas diz para colocar diesel bom. Aí que digo que vai do bom senso de cada um.

Incrível como se torna fácil identificar quem tem o espirito Land rover. Agora tenho certeza que o Land que escolhe o dono e não o contrário.
    Abraço.

Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Cada um faz o que acha correto daquilo que entende respeitando a opinião alheia!Esse é o espírito da coisa. Ninguém tem que concordar com ninguém muito menos comigo. Eu apenas coloco a disposição meu pensamento para quem interessar e procuro ao máximo respeitar o que os outros pensam. E é claro, se alguém tiver argumentos que eu entenda serem lógicos (no meu raciocínio, assim como cada um tem o seu) com certeza mudo de idéia e parto de um novo começo. Na verdade até agradeço quando isso acontece, pois nos poupa tempo.

E você tocou no ponto que considero crucial...A finalidade principal do óleo de lubrificar os componentes mecânicos que sofrem atrito. Atrito este que aumenta devido a rugosidade causada pelos ácidos formados principalmente na partida a frio(diminui em 5x a durabilidade do motor) em que o óleo ainda não está no "ponto" para lubrificar todos as partes adequadamente.Sem falar na turbina que estraga mais rápido ainda.

Enfim, nossa escolha fica entre dois riscos:

1 Diminuir a durabilidade do motor em até 5x menos que o esperado utilizando o óleo recomendado pelo manual além de outros componentes como bomba de óleo, de diesel, turbina,etc(vários colegas já relataram problemas de ficar na mão com Disco novas);

2 Correr o risco se e quando acontecer, de alguma parte ficar sem lubrificação porque o manual diz para colocar outro tipo de óleo, diferente daquele que protege o motor do nosso diesel.

Abraço.

Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Na escolha do HTHS do óleo, aqueles chamados de "pesados" atendem as exigências mínimas.

Os "leves" pode ser de alta ou baixa HTHS.

Para que serve na prática o HTHS?

Um baixo HTHS como manda o manual da Disco resulta em diminuição do tempo de troca do óleo, economia de combustível e menor longevidade do motor comparado ao alto HTHS.

Um alto HTHS aumenta a durabilidade do motor, mas gasta um pouco mais de diesel, e portanto pode não atender as normas européias de controle de poluição.

Em fóruns "gringos" muitos usam até mesmo o 10w 40 ou 15w 40 nas ford Transit...Visando inclusive obter altos índices de TBN que pasmem, muitos óleos "mudernos" não tem NADA = zero TBN.

As altas temperaturas do motor sempre foram maiores principalmente nos anéis e por isso são feitos de material com maior capacidade de troca de calor e para adaptar as variações de forma em altas temperaturas.

Se houver corrosão ácida (principalmente pelo alto índice de enxofre) aumenta a abrasão nestas áreas de maior necessidade de troca de calor (e não nas mangueirinhas distantes que nunca chegam na temperatura dos anéis) aumentando o atrito e consequentemente "estragando" o óleo mais rápido.

Aí você pode colocar óleo da NASA que não vai resolver nada.

Usuário Avatar de henrique wamser
    Entrada
    30/08/2005
    Local
    CURITIBA/
    Agradecimento: 1
    quanta sigla....

mudando de assunto e continuando no mesmo, tem um amigo aqui em Curitiba, o Brick, muito conhecido do jipe clube, que está andando com 2 tdi 300 e uma puma tendo como combustível apenas óleo descartado de frituras, restaurantes etc...
    o bom é ue ninguem perde ele na trilha, porque é só seguir o cheiro de pastel....
    ele já foi até o Chile , levando o oleo em uma carreta

eis aí mais COMBUSTÍVEL para vossas prosas técnicas.
    abraço
    Henrique
    PY5 IQ
    SW4 AT 11 + Freelander 2 hse prata

Entrada
    29/10/2006
    Local
    santo andré/SP
    Boa Henrique...Assunto muito pertinente.

O primeiro motor que o Rudolf Diesel patenteou em 1897(creio que foi este ano mesmo, depois confirmo) era movido a óleo vegetal.

Nas regulagens originais da bomba de injeção, pode-se utilizar sem problemas os óleos de frituras, etc. Apenas sendo necessário para colocar este óleo no tanque da viatura, esperar decantar em um local adequado, os resíduos das frituras, durante cerca de no mínimo 10 dias, e desprezar o que ficou no fundo. Um problema é a partida a frio em lugares com temperaturas menores. Aí uma mudança no sistema de injeção pode compensar, embora piore para usar o diesel normal.

Existem Kit´s para o pré aquecimento do óleo antes de ser injetado. Isso para os 300 TDI.

Pode ser que pela alta pressão das bombas injetoras dos PUMA´s e controle eletrônico, não precise deste pré aquecimento. Isso ainda não pesquisei para palpitar.

Aí o óleo do motor com alto TBN não se justifica. Talvez usar no caso das 300 TDI um óleo com melhgores índices para partida a frio como o 10w 40 ou até mesmo o 5w 40 seria uma boa opção.

Abraço.

Usuário Avatar de _portela
    Entrada
    18/08/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Desisto...
    4X4 Brasil
    Jimny 4All

Usuário Avatar de CGAUER
    Entrada
    11/11/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 6
    Galera,

apenas verifiquem que em motores Diesel com injeção direta (do 200tdi até hoje), o óleo vegetal fará com que os anéis se grudem e alta carbonização com o motor frio. Razão pela qual em todo o mundo usam sistemas híbridos nestes motores. Liga-se com Diesel, quando quente muda-se para vegetal.

Antes de desligar, dá o switch para o Diesel e então roda-se uns 30Km (para as linhas estarem com Diesel); então se desliga o motor.

Para garantir maior longevidade da bomba é importantíssimo aquecer o combustível vegetal acima de 60˚C...

Em fim, não é tão simples...

Obviamente vai funcionar sem nenhuma mudança, mas se tiverem muitos ciclos de liga-desliga e muito tempo em marcha-lenta, COM certeza terá grandes problemas.

Nem falar da incompatibilidade do óleo vegetal com borrachas, seu PH, etc...

Abraços

Clemente

Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Boa Henrique...Assunto muito pertinente.

O primeiro motor que o Rudolf Diesel patenteou em 1897(creio que foi este ano mesmo, depois confirmo) era movido a óleo vegetal.

Nas regulagens originais da bomba de injeção, pode-se utilizar sem problemas os óleos de frituras, etc. Apenas sendo necessário para colocar este óleo no tanque da viatura, esperar decantar em um local adequado, os resíduos das frituras, durante cerca de no mínimo 10 dias, e desprezar o que ficou no fundo. Um problema é a partida a frio em lugares com temperaturas menores. Aí uma mudança no sistema de injeção pode compensar, embora piore para usar o diesel normal.

Existem Kit´s para o pré aquecimento do óleo antes de ser injetado. Isso para os 300 TDI.

Pode ser que pela alta pressão das bombas injetoras dos PUMA´s e controle eletrônico, não precise deste pré aquecimento. Isso ainda não pesquisei para palpitar.

Aí o óleo do motor com alto TBN não se justifica. Talvez usar no caso das 300 TDI um óleo com melhgores índices para partida a frio como o 10w 40 ou até mesmo o 5w 40 seria uma boa opção.

Abraço.

Usuário Avatar de dromao
    Entrada
    26/11/2008
    Local
    Recife/PE

Thumbs up Óleo Vegetal!!

Gostei desta idéia!!!

Isto pode ser uma solução muito inteligente. Se isto funciona, porque precisamos fazer biodiesel? A mistura de óleo vegetal com diesel já não seria suficiente. 20% de vegetal e 80 de diesel, isto já não resolveria os problemas relatados abaixo?

Abraço

Romão

Usuário Avatar de dromao
    Entrada
    26/11/2008
    Local
    Recife/PE

Thumbs up Esquema de óleo

Carlão

Qual o melhor óleo e esquema de troca para o 300TDi, de um land nacional de 2000?

Na sua opinião.

Abraço

Romão

Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Citação Postado originalmente por CGAUER Ver Post
    Na minha honesta opinião o Defender acabou para nós em 2005. O resto ficou eletrônico como qualquer outro, porém com os conhecidos problemas da LR. Logo, se hoje eu tivesse que escolher um carro zero para minhas viagens, ficaria com algo fabricado em maior escala e com maior seriedade: algo sem sal do Japão.
    Foi exatamente esta minha concepção ano passado quando finalmente troquei de viatura. Na minha cabeça, desde sempre, a Defender era a 1ª opção, mas cheguei nessa encruzilhada também, e parti pras Japas.
    Me arrepender não me arrependo, o duro é dormir com a Antonia pensando na Maria

Abs
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    Desisto...
    Volta Portela!!!! O cara manja de diesel... o unico problema é que hj ele anda de disco eletronica...
    Mitsubishi TR4 AT

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem