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  • #1
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    TD5 X PUMA X 300TDI(maxion)




    Olá galera!

    Gostaria de discutir com vocês sobre os motores que equipam nossas viaturas nos modelos desde setembro de 1990(200TDi),1994(300TDI),1998(TD5 lá fora e HS2.5Maxion aqui)2007- Puma.

    Com certeza os motores mais novos são melhores em termos de CV/Kg(peso X torque), principalmente o puma.

    Mas em relação ao propósito dos Land Rover desde os series, defender e agora New Defender, creio que tenha sido um grande equívoco.

    Um motor eletrônico(desde o TD5) não condiz com o propósito do veículo; e isso é grave pois o motor é a "alma" da viatura.No TD5 existe um dispositivo "go home" caso exista alguma pane eletrônica.Mas se o módulo molhar ou for avariado o dispositivo falha.

    Não vou dar meus argumentos agora, pois gostaria muito de "ouvir" os colegas.

    Um abraço fraternal a todos.

  • #2
    Usuário Avatar de dromao
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    Lightbulb

    Agora fiquei em dúvida.

    A minha espaçonave é uma defender 90, 2.5TDI, ano 2000, amarela, já ouvi falar que é de uma série especial comemorativa do Camel Trophy. Nunca me deixou sem voltar para casa, e olha que de vez em quando eu faço umas brincadeiras mais pesadas. Eu sempre pensei que o motor era o 300TDI, mas pelo que foi informado pelo Carlão não é. Não estou duvidando de você Carlão, mas poderia confirmar esta informação????

    Abraço

    Romão

  • #3
    Usuário Avatar de _portela
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    Carlão,

    Bela discussão!

    Tudo, como diria um velho presidente de um grande time de futebol, é "uma faca de dois legumes".

    A eletrônica é um caminho sem volta e tem muitas vantagens, dentre as quais acho as principais as 4 que seguem...

    1. Contribui para menos poluição;
    2. As manutenções tornam-se mais espaçadas;
    3. Os problemas são mais precisamente detectados;
    4. Possibilita "customizações" melhor elaboradas e mais precisas do que ficar dando volta em parafuso "no olho".

    Tudo que é novo gera receio e eu também tenho a pulga atrás da orelha quanto à resistência desses componentes eletrônicos, sobretudo em meio lamacento, empoeirado ou mesmo molhado. Contudo, ao mesmo tempo, tem muito de mito e lenda urbana quanto à fragilidade destes componentes.

    As coisas mecânicas (da Land Rover, que fique claro que não estamos falando de relógios suíços) consertamos em qualquer esquina ou beira de estrada, porém, consertamos muito mais do que em carros mais modernos com eletrônica embarcada.

    Faço a comparação entre meus Defenders e a minha Disco 3. Os Defenders ficavam muito mais tempo parados que a Disco. Sempre havia uma questãozinha a resolver.

    A desvantagem da Disco é que tenho que ter uma ferramenta de diagnóstico que leia todas as suas ECUs e isto custa bem carinho, mas já está na minha lista de compras prioritárias. Com isso na mão eu fico beeeeeemmmmm mais tranquilo e livre das conce$$ionárias que, além de caras, não contam (no geral) com pessoal muiot competente e/ou bem treinado.

    Abs.
    Jimny 4All

  • #4
    Apesar de só ter fera no pedaço, vou dar minha opinião.
    Concordo com o Carlão que os motores mais antigos gozam de maior confiança entre nós, mais pela experiência do que por outro motivo.

    Mas, se formos prestar atenção no próprio manual de manutenção, os motores TD5, que entendo que seja uma evolução natural dos motores anteriores, exigem menos atenção, com as revisões em períodos maiores. Conclusão, os próprios fabricantes confiavam mais no TD5.

    Face à mudança na legislação européia o td5 foi descontinuado e não poderá sofrer aperfeiçoamentos.

    Quanto ao puma, acredito que este realmente apresenta uma mudança de paradigma da fábrica e que, ainda deve, se tiver tempo, ser melhor avaliado e, assim, conquistar a confiança do público.

    Que a evolução é inexorável não se duvida, mas, mesmo a cadeia evolutiva, as vezes, nos leva a becos sem saída, se o puma é o próximo passo ainda descobriremos.


    []

    []

  • #5
    Usuário Avatar de paje_tapuya
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    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    Carlão,

    Bela discussão!

    Tudo, como diria um velho presidente de um grande time de futebol, é "uma faca de dois legumes".

    A eletrônica é um caminho sem volta e tem muitas vantagens, dentre as quais acho as principais as 4 que seguem...

    1. Contribui para menos poluição;
    2. As manutenções tornam-se mais espaçadas;
    3. Os problemas são mais precisamente detectados;
    4. Possibilita "customizações" melhor elaboradas e mais precisas do que ficar dando volta em parafuso "no olho".
    Abs.
    Concordo com vc nesses aspectos, acho mesmo que os eletrônicos vieram p ficar. E mesmo sendo da área ambiental eu tenho tb duas viaturas a diesel, o que muitos colegas chamam de de falta de consciência. Não tô nem aí p o que eles dizem. Um fato que passa despercebido é que nosso diesel é poluente por que tem muito enxofre na composição. E isso não é culpa de quem tem carros movidos a diesel e sim daqueles que estabelecem as leis, querendo imitar a europa, mas com mentalidade de terceiro, quarto ou quinto mundo.
    Nosso diesel tem 900ppm de enxofre, e se não me engano o da europa é ZERO enxofre. Porque somos obrigados a consumir um combustível sujo e um motor novo, dito limpo? Será que esse motor é tão limpo com um combustível tão sujo??
    Acho que é um assunto a se pensar...
    Ah! O tópico. O meu é 300TDI, e acho perfeito.
    Saudações a todos
    Discovery 1, 300TDI, Lift de 2", pneus 285/75x16. Maria Fumaça.

  • #6
    Usuário Avatar de _portela
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    Diesel brasileiro...

    200ppm Podium;

    500ppm Metropolitano;

    2000ppm fora metropolitano.

    Europeu 15ppm.

    Abs.
    Jimny 4All

  • #7
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    Citação Postado originalmente por _portela Ver Post
    Diesel brasileiro...

    200ppm Podium;

    500ppm Metropolitano;

    2000ppm fora metropolitano.

    Europeu 15ppm.

    Abs.
    Pode crer, olha só a diferença entro o melhor nacional e o europeu. E isso quando não está adulterado...
    Discovery 1, 300TDI, Lift de 2", pneus 285/75x16. Maria Fumaça.

  • #8
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Citação Postado originalmente por dromao Ver Post
    Agora fiquei em dúvida.

    A minha espaçonave é uma defender 90, 2.5TDI, ano 2000, amarela, já ouvi falar que é de uma série especial comemorativa do Camel Trophy. Nunca me deixou sem voltar para casa, e olha que de vez em quando eu faço umas brincadeiras mais pesadas. Eu sempre pensei que o motor era o 300TDI, mas pelo que foi informado pelo Carlão não é. Não estou duvidando de você Carlão, mas poderia confirmar esta informação????

    Abraço

    Romão
    Fala Dromão! Pode e deve duvidar a vontade, pois este é o Espírito!

    Não conheço sobre esta série especial sua aqui no Brasil, portanto vou responder o que sei sobre os modelos normais.

    Quando a Land Rover veio ser montada aqui em São Bernardo na antiga Kharman guia, uma das condições eram a nacionalização de algumas peças compatíveis e uma adaptação no motor 300 TDI.Aí surgiu o Maxion Rover, que por fora é muito parecido e por dentro tem algumas diferenças de lubrificação visando melhorar o aquecimento dos pistões mais distantes da bomba de óleo e água, assim como melhorar o consumo e poluição.

    Com isso aumentou o barulho do motor, sobrecarregou a bomba dágua, modificou a temperatura de trabalho da bomba vácuo, e as mesmas peças ficaram sendo utilizadas, que foram planejadas para o 300 TDI original, no motor Maxion. Enfim os dois são bons motores, cada um com seus detalhes.Não se preocupe com esta diferença, apenas fique de olho na bomba dágua(que é barata) e confira sempre o óleo e a água(sugiro instalar um alarme para o nível da água).

    Se sua série for especial de fábrica, pode ter vindo com o 300 TDI sim, pois mesmo depois da introdução do TD5(1998) para países como a África ou a pedido, a fábrica produzia uma nova com o 300 TDI para facilitar a manutenção e o risco de pane eletrônica.

  • #9
    Tenho uma com o 300TDi e outra com o TD5 (acho que é TD5 2010)

    Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas viajar com a 300TDi para que não é acostumado é cansativo (não é meu caso).

    Alias, a 300TDi achei mais economica que a TD5, todavia ando sempre mais forte com a TD5 (entre 120 a 130 km/h) a 300TDi viaja a 100 a 110 Km/h.

    O limitador de velocidade as vezes me irrita!!!

    A pegada do cambio 6 marcha ajuda e muito a TD5, imagino um cambio desse na 300TDi, seria perfeito!!!

  • #10
    Usuário Avatar de Carlão Rover
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    Lipe, a sua é o motor puma, que na minha opinião é melhor que o TD5 em tudo.

    Concordo PLENAMENTE com você que o câmbio 6 marchas seria perfeito para o 300TDI e o HS2.5.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Carlão Rover Ver Post
    Lipe, a sua é o motor puma, que na minha opinião é melhor que o TD5 em tudo.

    Concordo PLENAMENTE com você que o câmbio 6 marchas seria perfeito para o 300TDI e o HS2.5.
    Da para adaptar o cambio 6 marcha na 300TDi?

  • #12
    Usuário Avatar de portuga4x4
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    Ola
    O meu pai tem um Discovery td5 e até agora a única coisa que ainda nao deu problema nela foi o motor, ja viajamos muito com ela e nunca nos deixou na mão. E pelo menos em Portugal onde esse motor é usado a muito tempo em off road pesado ninguém reclama de panes electrónicas (eu pelo menos nunca vi)

    ps: A África não é um pais é um continente

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