Rhuan,
o conhecimento aqui é coletivo. Aprendemos um com os outros ou no google!
Eu até pegaria um 110 novo (se tiver a grana, provavelmente faça isso em 2012 antes de terminar de vez), mas não iria para onde vou com meu 300TDI.
O TD5 e puma não representam mais a filosofia do Go Anywhere; ser simples. Esta é a razão pela qual o 300TDI sempre terá seu lugar garantido na garagem de casa.
Agora ideal é achar um 2005 em bom estado.. Encontrei o meu 2005 verde teto branco com apenas 50k Km..
Aliás, do meu ponto de vista, o maior problema dos Defender novos é ter que comprar nas cores e modelos almofadinha, rodas de liga e pintura metálica (exceto o 130).. Eu também dispenso o ABS e ETC. Vai quebrar mesmo...
Falando em 110...
Agora acaba de completar um ano que estou com o meu 110. Desmontei tudo e remontei de acordo com minha exigência, tudo em casa, com paciência e tempo. Algumas centenas de horas, entre serviço, pesquisa e busca por peças.
Aproveitei e coloquei uma série de itens para as viagens, como:
*Guincho elétrico Warn 9.5XP para embutir com cabo sintético (acrescentou apenas 23kg. Com cabo de aço + roletes seriam 46kg)
*Para-choque Fabrico feito sob medida pelo Fabricio.
*Molas de 130 constant load na dianteira (as originais estavam cansadas)
*Amortecedores OME HD
*Radiador de óleo no câmbio + com válvula termostática
*Cárter expandido com dissipador na transferência
*Embreagem original do 130 (reforçada e maior)
*Garfo reforçado
*Sistema de lubrificação do pino do garfo
*O-rings em viton extreme na transfer com selo anti-vazamento no pino intermediário (just in case)
*Prisioneiro de aço 14.9 na correia dentada (nova)
*Bomba d'água metálica LR
*Bujões metálicos
*Bujões magnéticos nos eixos
*Inversor senoidal 1000W (agora são acessíveis)
*Compressor ARB para inflar pneus.
*Pneus AT 235/85 ao invés dos originais lameiros XZL.
*PY
O mais importante; todos estes itens estão 100% escondidos, seja dentro ou fora do carro. Preservei ao máximo o look original e espero despistar eventuais interessados. Quem não sabe não vê nada. Talvez o gancho para fora do pára-choque (está sendo fabricado pelo Fabrício da Fabrico) e a pequena antena 1/4 sejam as únicas pistas.
Falta ainda:
* alternador Bosch da Sprinter de 120A
* sensor de nível d'água
* semi-eixos traseiros HD singelos (sem tulipas)
* 2ª bateria de ciclo profundo
* carregador de baterias estacionário
* chave de bateria.
Em resumo, um 300TDI bem caprichado é um senhor veículo para se aventurar em qualquer parte do mundo. Para quem curte este tipo de projeto, um 2005 SW, sem vidros elétricos, sem alarme, sem carpetes, é um prato cheio.
Porém agora confesso, estou no início da síndrome do ex 90; terminei tudo e bateu aquela monotonia. No caso do 90 culminou em sua venda em troca do novo 110.
Francamente rola um total desconforto de colocar ele na rua depois de tanto tempo gasto. Ainda bem que estes sentimentos se vão na primeira grande viagem.
Será que faria o mesmo num Defender puma? O que será que acontece quando se instala um guincho elétrico nele? Se acabar a bateria pára tudo?
Por hora vou de 300TDI ou de 4x4 Japonês. Como sou meio conservador, os outros são todos mesmice... Tirando minha absurda queda por Kombi...
Abraços
Clemente