Boa noite, CGAUER. Obrigado pelas informaçoes tecnicas sobre o Jimny. Vou adquirir o HR mesmo. Minha Defender 110 TDI 2005/2006 continuara comigo ate a definiçao da Tata. Abraçao.:palmas:
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Boa noite, CGAUER. Obrigado pelas informaçoes tecnicas sobre o Jimny. Vou adquirir o HR mesmo. Minha Defender 110 TDI 2005/2006 continuara comigo ate a definiçao da Tata. Abraçao.:palmas:
Pessoal estive ausente do forum e logo vi este tópico um assunto que penso toda vez que entro na minha 110 Tdi 300 2005/2006. Comprada em janeiro de 2006 era uma das três últimas 110 0 KM a venda na Land Rio e provavelmente uma das últimas do Brasil !!!
Na época era novato em Land Rover e quase esperei a TD5, um das histórias que me ajudaram a mudar de ideia: quando soube que um alemão que ia se mudar para o Brasil em março de 2006 já tinha comprado a sua tdi 300 0 km em outubro de 2005 e deixado na concessionaria só para não perder as últimas unidades da tdi, ai eu pensei se os europeus preferem a Tdi ao invés da TD5 alguma coisa tem.
Em 2007 já contaminado pelo virus comprei outra uma 90 soft Tdi 1998 inglesa e digo o motor inglês é muito superior em durabilidade que o Tdi (maxion). Conheço um fanático pela marca aqui em Belém que tem inclusive a única Defender NAS V8 1996 do Brasil !!!! Meu sonho de consumo, mas ele só vende quando morrer.
Ele é tão fanático pelo Tdi 300 inglês que comprou um motor na caixa à dez anos atrás de uma concessonária em São Paulo que não tinha porque mais ter em estoque e guarda até hoje como relíquia, caso uma das suas Defenders precise do motor ou porque não existe mais.
A verdade que eu até poderei comprar uma Def eletrônica, vem ai a 2.2 vou aguardar, mas só se eu tiver grana para não me desfazer das minhas preciosidades. Como todos landeiros o def entra literalmente para a família, quando a gente viaja as fotos tem como plano de fundo eu o local e a land.
Um abraço,
Rodrigo,
deposi que vi pessoalmente um virabrequim do motor inglês partido ao meio no Ronald, seguido de sua exclamação "às vezes acontece nos ingleses", mudei de idéia... Passou dos 250mil vc pode ser sorteado.
Os motores Brasileiros tem um grave problema, a bomba d'água de plástico após 2001-2002.. Este é o motivo pela má reputação dos brazucas. Trocou, resolveu.
De resto o motor brasileiro tem uma série de melhorias (2000 ->), como virabrequim forjado, bielas fraturadas, metade da tolerância na fabricação, sedes de válvula mais resistentes, turbo mais leve, torque presente em RPM mais baixo, maior potência e menor emissão (Euro II vs Euro I).
Eu também sou fan dos 2005-2006.. Tenho um 110 SW verde teto branco (um verde que saiu só em 2005).. Raríssimo, sem alarme, sem vidros elétricos, carpete de borracha, rodas de ferro brancas e pneus Michelin XZL canela fina.
Se eu não tiver um colapso financeiro, não venderei por NADA, nem por 200mil, sério mesmo... Ainda mais agora que deixei ela 100% original, sem NENHUM adesivo, com todos os itens passíveis de falha melhorados ou substituídos.
Agora só me falta o alternador de Sprinter 115A com bomba de vácuo.. Vou remover a trágica bomba de vacuo original... Pronto, mais "dois coelhos com uma caixa d'água só".
Vender Defender é horrível.. Não posso ver as fotos com meu ex 90...
Abraços
Clemente
Eu comecaria instalando um sensor de nivel no reservatorio de agua (vaso de expansão). Alguns sugerem trocar os plugs plasticos pelos de ferro, eu particulamente prefiro manter os plasticos e troca-los a cada 20.000km. Acredito que eles acabem funcionando como um "fusivel" no caso de excesso de pressao. Alem do mais, é bem mais facil e barato trocar os plugs do que uma mangueira ou mangote. Ando com uns de reserva.
Tem mais algumas coisinhas que nao lembro agora, mas conforme for lembrando vou postando.
[]´s
Rafael
Rafael,
a idéia de que o bujão era fusível foi invenção da The Specialist, que a cada revisão cobrava quase R$20 por bujão de plástico. Curiosamente hoje eles usam bujões de latão, alegando que não existem mais os de plástico, o que não é verdade; basta ir na Sonnervig e pedir, é o mesmo do Troller T4 3.0 eletrônico.
Basta ver como é construído o bujão. Antes dele estourar, todas as mangueiras terão sido os "fusíveis". Nem falar da tampa do vazo de expansão, que também tem uma válvula de escape regulada para meros 15psi.
Ou seja, o papo de que é fusível é pura conversa.
Pergunte por aí quantos donos de LR perderam o motor por conta deste bujão de plástico que resseca.. Vários, até o Bob da Bearmach teve problemas, mas teve sorte.
Talvez seja sua fragilidade, que torna o uso de bujões plásticos tão lucrativo para quem os chama de fusíveis. Afinal quando um estoura é quase certo que vc vai perder o cabeçote, etc.
Fusíveis servem para proteger e não destruir.
Como vc disse, melhor colocar um sensor de nível.
Quanto oa resto, talvez o turbo nacional traga um mínimo de diferença, assim como os bicos injetores. Mas eu diria que não vale o investimento...
Abraços
Clemente
O pior que a bomba d`agua no Brasil sò de plastico.Ano passado comprei umas coisas da paddock spare na Inglaterra para minha 90 e inclui uma bomba d`agua de latão ou ferro, acredito que lá não exista a de plástico.
Agora que vc falou eu me lembrei que isso foi uma das coisas que mudei na minha defender 110 95. Troquei por de bronze que um amigo meu torneiro fez. Ficou ótimo. Mas o sensor de nível no reservatório é tranqüilo de adaptar? Mês que vem vou trocar a correia dentada, vou começar a fazer orçamento, alguém tem uma dica de distribuidor?
Obrigado pelas dicas!
Clemente e Paje
Os bujoes aqui em Belem custam R$7.60 cada no representante da Maxion. Troco a cada 20.000 e mantenho uns pares extras dentro do cubbybox. Talvez eles realmente nao funcionem como fusivel, eu sinceramente nao sei. Mas confesso que até entao acreditava que sim.
Quando eu instalar um segundo sensor de temperatura (outra melhoria a ser considerada, visto que o marcador original é inutil) vou acabar trocando os bujoes por outros de metal, inclusive utilizando o que fica proximo a valvula termostatica como "sede" do sensor.
Quanto ao sensor de nivel d´agua, eu utilizo o do Kroeger(led e sonoro), em conjunto com a tampa da Range Rover(pois a mesma ja vem com boia e terminal para ligar no sensor). A instalação é coisa de criança, principalmente com o esquema que vem junto. Estou satisfeito com o produto,o qual diga-se de passagem ja me salvou o cabeçote em 2 situaçoes, porem ha outras opções no mercado. Vale dar uma olhada aqui mesmo no forum.
[]´s
Rafael
Como sou "conservador" comprei um motor do series 1 (1950) que estava sendo usado em uma bancada de teste (funcionando a ar) e que seria deixado de lado.
Está zero e funcionando.
É claro que ele foi trazido de defender e retirado de defender...
Essas histórias só a Land Rover consegue contar...
E para minha alegria minha esposa é a minha ajudante em tudo. No apoio moral e físico!
Fotos by Ju.