Olá Pablo. Para fins de informação antes da sportage tive imediatamente um Gol e um Uno. Quando comprei a Sportage GAS 97 foi me dito o seguinte. É um importado com quase 10 anos. Ou seja, vai dar manutenção e o custo é maior que do gol ou do uno. Então...
Estou com ela a 3 anos, moro em Jlle, como o beto o gordo. Peças tem nas autorizadas mas como qualquer autorizada , principalmente de carros maiores e importados, custa caro. Mas caro como qualquer carro caro.
A minha esquentou e ferveu, mas o marcador alertou e ficou tudo bem; Mas colocar um marcador externo é a dica de ouro dos donos de sportage. No meu caso era o radiador todo entupido . Aproveitei e troquei todo sistema Hélice e acoplamento. Gastei na época 450 R$ aquí na autorizada Kia Import em Blumenau sendo que a mesma Kia Imort de JOinville custava 300 R$ a mais.
Outra dica quente é quanto a roda livre. A original costuma deixar os proprietários quando eles mais precisam. A minha fez isso numa areia que estava. troquei pelas AVM automáticas. Na época gastei 750 R$ trazendo as peças de Curitiba. Sempre escapando das autorizadas.
Um bico injetor de gasolina pifou e aí não deu para fugira da Kia 900R$.
Minha 97 gas faz 7 a 8 na cidade e 10 a 11 na estrada, sempre andando na lei e na maciota.
Quanto ao negócio é como vender qualquer carro importado. Quando compra é uma festa, quando vende é uma novela. Até meu gol (que dizem ser $ na mão) foi demorado para vender. Então imagina uma Sportage que não é um carro de balaio como gol e uno.
Ponderando tudo, gosto muito de Minha Sportage e eu e minha esposa pensamos em trocar por outra masi nova, é confortável, anda bem (melhor que carros 1000 por aí mas não vá comparar com golf ou vectra), não é econômica mas não é como a tr4 que faz 4 ou 5 KM. Ferver, pode acontecer. Mas até as l200 fervem (olha lá o tópico das l200) e tem como evitar. Ecosport o pessoal do fórum não considera 4x4 etc.etc etc...
Aqui em Jlle tem uma oficina que trabalha 80% caminhonetes etc. Levo lá e conserto como qualquer carro difícil.
Então pense bem. Veja as expectativas que fez, veja outros tópicos para ver problemas de outros carros e...acho que depois que comprar seu 4x4 de acordo com seu gosto, uso e expectativa,não vai mais querer outro tipo de veículo.