Angelo, já tive Sportage TDi 2001; por isso, acho que posso falar um pouco.
Entre vazar óleo por "excesso" e algum problema maior, fique com a segunda opção, com certeza.
Pode ser na junta de cabeçote, volante do virabrequim, retentores ou qualquer outra coisa.
Investigue isto antes de fazer a compra.
Com relação às adaptações para evitar aquecimento, é bem provável que o proprietário esteja escondendo alguma coisa.
Realmente parece que o carro está sem a válvula termostática, já que ele não deve variar tanto o ponteiro da temperatura, como você mencionou.
Travar a ventoinha é outro sintoma de problema escondido.
Acho difícil alguém fazer esquemas para evitar aquecimento, sem que este sintoma já não tenha acontecido.
Também não é normal a temperatura subir pelo simples fato de se usar o ar condicionado.
Veja que só pelo fato de utilizá-lo os "truques" de resfriamento não estão funcionando muito bem.
Outra coisa: o carro deve pegar de primeira, mesmo em dias frios.
Basta girar a chave e esperar a luz das velas aquecedoras apagarem.
Fazer isto três vezes já indica problemas nas velas ou sistema de combustível. Verifique.
Rodar pouco com o veículo, realmente não é o ideal.
Porém, é certo que nos dias de folga farás passeios mais longos, compensando esses usos curtos.
E também não quer dizer que vá prejudicar o motor, pois é certo que seu veículo está usando algum óleo multiviscoso, que está preparado para temperaturas abaixo de zero grau Celsius na partida.
Por isso, sugiro um profundo estudo sobre a situação do motor e agregados, para evitar breves dores de cabeça.
E boa sorte.