Douglas ainda não coloquei os alargadores na minha viatura.
Esta é uma preocupação grande pois eles tem que ter um comprimento um pouco maior que os originais.
Abraços,
Versão Imprimível
Olá Dinamy!
Depois de muito ler as dicas aqui no fórum, decidi colocar 4 novos da MAXXIS 235x75x15. Os dois dianteiros que estavam na viatura estavam gastos devido a um problema na suspensão (já resolvido). Os quatro anteriores eram SCORPIONS 205x75x15 (inclusive estou vendendo os dois traseiros que estão blz).
Faz mais ou menos 20 dias e até agora só alegria, não está pegando em nada e a SPTG ficou alta e bem mais robusta. Aconselho mesmo.
Pessoal....
Tenho os pneus originais Kia Sportage
Que são os Kumho Tires....
Fico à disposição para tirar as dúvidas..
abção cheio de lama
Eu adquiri os pneus da Bridgestone 225x70x15, (R$ 470,00 x1) é um lançamento da fábrica e ficaram muito bons na VTR, ficou mais encorpada, e este tipo de pneu foi desenvolvido para VANS e Utilitários que transportam carga, e segundo me informaram na loja que para o meu uso estes pneus devem durar no mínimo uns 80.000Km, só quero ver...mas estou bem satisfeito, já que o meu uso é mais no asfalto.:mrgreen:
Sds.
Senhores, descobri que os amortecedores dianteiros da minha SPT estão pifados.
Os pneus já estão até ficando meio quadrados.
Ou ando até 90 Km/h, ou passo para 110 Km/h.
Entre essas médias trepida e fica desconfortável.
O balanceamento está correto.
Provavelmente, a suspensão traseira também esteja sem muita função.
Depois de ler as últimas 500 postagens deste tópico(ufa!), partindo de 2006 até data presente, não achei uma receita simples e eficaz de troca de componentes, pois envolvem molas diversas, amortecedores, calços de nylon ou borracha, e ainda assim vejo molas simplesmente se soltando do lugar ao passarem por lombadas.
Por isso, deixando de fora as molas e amortecedores originais da SPT à diesel (meu caso) por causa do preço abusivo, pergunto:
Há uma receita simples, eficaz e de preço honesto de amortecedores e molas, tipo plug and play?
Se elevar um pouco a altura do carro será mais interessante.:concordo:
Amigo Glaicon, adaptação é isso mesmo. Tem que pesquisar, ver o que é melhor e claro, mais barato.
Bom, não tive a paciência de ler todas as postagens deste tópico mas posso te afirmar que a maioria das receitas para troca de molas e amortecedores são bem simples só precisam ser bem executadas.
Vamos pelo mais simples. Os amortecedores dianteiros e traseiros são os mesmos da Gram Besta 16 lugares, sendo que o amortecedor traseiro da besta tem um curso maior do quê o da Sporte, só vale apena colocar se vc for levantar carro.
Os dianteiros têm o mesmo curso e você levanta o carro com os calços de borracha ou poliuretano.
Em minha opinião levantar a viatura é essencial pois a acho muito baixa para o porte do carro. Você quer levantar o carro? Qual a utilidade da sua viatura? Onde vc vai andar? Que tipo de pneus vc vai usar? Você tem que levar tudo isso em consideração.
Caso vc queira mesmo dar uma levantadinha basta escolher a mola que se adeque a altura que vc quer e proporcionalmente o calço dianteiro.
Eu uso a mola da Hilux SW4 na minha, mas levantei ao máximo meu carro e uso calços dianteiros de cinco cm. Tem gente usando as molas da Palio Weekend, você pode tomar como base, as molas do Omega também dão e ai é pesquisar e mãos a obra.
Espero ter contribuído, qualquer dúvida é só perguntar.
Abs
Bom, partindo dos amortecedores e molas da besta, mais o calço na dianteira, é possível?:pensativo:
Levantará uns 5 cm's, certo? Ou mais?
Os pneus são os fate 235X75X15, mais urbanos que off.
Usarei mais em areia do quê em trilhas.
E quando em trilhas, estas serão beeeeemm leves.
No dia a dia, eu a utilizo para o deslocamento casa-trabalho-casa.
O levantar da suspensão será mais estético, com certeza, porém, não havendo quase alteração de estabilidade nas estradas, acho que ficará legal.
Em rodovias, pelo passeio que fiz no sábado, minha velocidade não passará de 120 Km/h. Acima disto não achei seguro.
Será que o Mateus (lifes 'a beach) mexeu na suspensão? Ele também mora em Fpolis e deve ter alguma indicação de oficina.
Um abraço e boa segunda com cara de domingo:mrgreen:
Oi Glaicon
Ainda não mexi na suspensão. Comecei a fazer uma pesquisa mas dei um tempinho porque surgiram outras prioridade$$.
O DU me deu várias dicas no tópico -Lift de suspensão-receita completa, de autoria do Nava.
Se precisar de calços, é só falar com o SAndro da ADAM´S Body lift.
Na minha opinião, qdo o mecanico desmontar a suspensão, voce pega as molas e amortecedores e leva numa loja de autopeças que venda peças de BEsta e tenta comparar com qual modelo da Besta que é mais parecido com a suas molas e amortecedores originais.
Se precisar de uma força me dá uma ligada, será um prazer ajudar.
[]s
mateus
Segue cópia do e-mail de reposta de uma cotação que fiz.
"
Bom dia, Mateus!
O amortecedor traseiro custa R$ 328,00 o par da marca Nakata e a mola traseira custa R$ 122,00.
Infelizmente estamos sem disponibilidade e sem previsão para a mola traseira da Sportage.
Agradecemos antecipadamente o contato!
Atenciosamente,
Império das Vans - Comercial
comercial@imperiodasvans.com
(11) 3682 5082
www.imperiodasvans.com
Mateus,
Ligue-me esta semana, também vou fazer o Lift com a ADAMS LIFTS. Encontrei perto de casa amortecedores novos da Besta 3.0 16 lugares por R$ 95,00 cada (noventa e cinco reais), mas também precisa esperar, eles não tem pra pronta entrega, mas isso é o de menos.
Abraço :concordo:
Sugestão de pneus Kumho 857 (Carga)
custam em média R$ 330,00
Além da Kumho ser a linha original da Sportage
grande abç
Mateus, obrigado pelo retorno e pela cotação das molas e amortecedores.
Ontem fui numa oficina que só mexe com picapes.
Ao falar dos amortecedores e do trepidar aos 100 Km/h o mecânico de cara desconfiou.
"Acho que estão querendo te vender amortecedor à toa."
Ergueram uma roda dianteira e mexendo só com a mão deu para ver o "braço auxiliar" se mexendo e a outra peça que se une a ela quase nada, ou seja, folga!
Resumo: braço auxiliar: R$ 259,00, pivô inferior: R$ 90,00, mão de obra: R$ 130,00. Total: R$ 479,00.
Só no lado direito. Na esquerda disseram que estava tudo bem.
Deu certeza absoluta que resolveria o problema.
Não fiz!
Deixa lá e vou rodar mais um pouco.:pipoca:
Sinceramente, se for fazer tudo o que precisa para deixar o carro novo, essa economia com o diesel vai ficar cara!:mrgreen: